Engenharia de Produção
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Trabalho de Conclusão de Curso A relação entre a centralidade no cliente e o desempenho financeiro: um estudo sobre as empresas de serviços no Brasil(2021-12) Abud, Caroline Serrano; Oruê, Gabriela César; Andrade, Luisa de Oliveira; Almeida, Rafaella Allana deNo atual cenário do mercado brasileiro, é cada vez mais constante a busca por obter a melhor performance financeira e a fidelização de clientes. Em busca deste objetivo, o estudo da satisfação do consumidor e a boa experiência em todo o processo do serviço prestado é fundamental para alcançar um diferencial competitivo e se manter ativo no mercado. Além disso, a correlação entre a reputação da empresa e o desempenho financeiro se faz muito valioso para validar ou reavaliar a estratégia seguida por elas. Dessa forma, o presente estudo pretende examinar se as empresas prestadoras de serviços, que se dizem centradas nos clientes, são de fato vistas dessa forma por seus stakeholders e se há relação entre centralidade no cliente e o desempenho financeiro. Para tal, foi realizado, uma pesquisa quantitativa com indicadores financeiros e de reputação das empresas, analisando avaliações dos consumidores na plataforma ReclameAqui. Em seguida, foi utilizado o método de correlação entre os indicadores para analisar, qualitativamente, duas empresas que apresentaram resultados diferentes em relação a estratégia e desempenho.Trabalho de Conclusão de Curso Aplicação de metodologias da melhoria contínua em uma microempresa do segmento têxtil(2021-12) Oliveira, Aline Cardoso; Oliveira, Ana Carolina; Campos, Ana Paula de; Businelli, Giovanna Panzarini; Araujo, Marcus Vinicius CostaCada segmento do mercado tem as suas dificuldades, mas analisando a cadeia de valor das microempresas de gestão familar, observa-se que a administração eficiente frente ao cenário de pandemia estabelecido em 2020 foi o maior desafio. Desta forma, com o intuito de colaborar com um micronegócio no Brasil e entender como a prática da melhoria contínua pode ser benéfica para uma empresa de gestão familiar, este trabalho traz sugestões de melhorias para o processo produtivo de uma microempresa do ramo têxtil nestas condições, a Furuyama Confecção. O estudo de caso contempla um diagnóstico completo do processo produtivo e a identificação dos gargalos, falhas e oportunidades de desenvolvimento obtida através da análise dos oito desperdícios do mapeamento as is e demais ferramentas da gestão da qualidade. Como resultado, identificou-se que o problema de maior relevância era a ineficiência do processo. Assim, as propostas de melhoria são todas voltadas para a otimização do tempo do processo produtivo e máximo aproveitamento do potencial da mão-de-obra, considerando a maturidade da empresa.Trabalho de Conclusão de Curso É possível aplicar o indicador de eficiência OEE no setor de serviços?(2021-06-16) Barreto, Bárbara Roubian Prieto; Souza, Bianca Campos Lemos de; Souza, Cinthia Gonçalves de; Joares, Fernanda SoaresEsse trabalho tem como objetivo responder a seguinte pergunta: é possível aplicar o OEE no setor de serviços? Esse estudo é importante para aprimorar a gestão da eficiência no setor de serviços, uma vez que não há um indicador de eficiência feito para esse setor que englobe os três pilares do OEE (Eficiência, Qualidade, Disponibilidade). Para tal fim, foi feito um estudo de caso em uma empresa de serviços de transporte. Após o levantamento da fundamentação teórica, foi determinado o OTE, uma adaptação do OEE que calcula a eficiência dos funcionários. Assim, foi possível observar que o OTE não é suficiente para analisar a eficiência de uma empresa de serviços, é necessário calcular o PCE, que investiga os processos. Destaca-se que o estudo de caso teve as seguintes limitações: realização em uma única empresa, companhia de pequeno porte, falta de uma referência de performance ideal e falta de registros que contribuem para análise dos indicadores. Conclui-se, então, que o OTE e o PCE são complementares, e desta forma, é necessário calcular ambos os indicadores para determinar a eficiência de uma empresa de serviços; tendo em vista que não é relevante para a empresa ter um funcionário competente realizando processos ineficientes.