Repositório do Conhecimento Institucional do Centro Universitário FEI
 

Engenharia de Produção

URI permanente desta comunidadehttps://repositorio.fei.edu.br/handle/FEI/19

Navegar

Resultados da Pesquisa

Agora exibindo 1 - 3 de 3
  • Imagem de Miniatura
    Artigo 2 Citação(ões) na Scopus
    Highlighting the benefits of Industry 4.0 for production: an agent-based simulation approach
    (2020-07-29) CAVATA, J. T.; Alexandre Ausgusto Massote; Rodrigo Filev Maia; Fábio Lima
    Os conceitos de Manufatura Avançada ou Indústria 4.0 trazem novos avanços e desafios a serem aplicados nos processos industriais atuais. Tais conceitos nem sempre são bem compreendidos, assim como os seus resultados no desempenho da produção podem não estar claros. Esse trabalho propõe a comparação entre um modelo de manufatura convencional e um modelo de manufatura avançada, ambos modelados por sociedades multiagentes. Na simulação da manufatura convencional, os agentes seguem os tempos definidos de cada processo, incluindo a manutenção. Na simulação da manufatura avançada, a decisão de quando parar um equipamento para manutenção é definida por um agente de acordo com dados recebidos de sensores e as definições dos processos. Os resultados indicam um aumento significativo na utilização dos equipamentos e como consequência uma maior produção no mesmo intervalo de tempo. A simulação dos processos claramente indica que a aplicação dos conceitos de manufatura avançada na indústria é relevante para aumentar a eficiência dos processos de produção. Dentre os conceitos principais introduzidos no modelo de manufatura avançada estão a Internet das Coisas (IoT), Sistema Físico-Cibernéticos (CPS) e a Inteligência Artificial (IA). Os modelos gerados são computacionalmente simulados usando a simulação baseada em agentes a partir do programa AnyLogic. Os resultados obtidos devem contribuir para incentivar pequenas e médias empresas (SME) a adotarem os conceitos de Indústria 4.0 nos seus negócios.
  • Imagem de Miniatura
    Trabalho de Conclusão de Curso
    Ferramenta de manufatura digital aplicada em uma pequena empresa produtora de escovas industriais
    (2020-12-07) Silva, Bruno Tadeu Kahil; Zuccato, Giulia Heiffig; Valle, Leonardo Hespanhole; Cendón, Pedro Duque Estrada
    A partir da quarta revolução industrial, ferramentas como computação em nuvem e internet das coisas fomentam a integração das máquinas, viabilizando uma nova era produtiva. Nesse âmbito, surgem as fábricas inteligentes, apoiadas pelas ferramentas da manufatura digital. O presente trabalho tem como objetivo avaliar o desempenho da Abrasfer, uma pequena empresa, frente à aplicação da simulação computacional, além de reforçar a importância do uso dessas ferramentas, a fim de apoiar micro e pequenas empresas em situações similares. O objeto de estudo da pesquisa, localizada em Arujá, atua no segmento de escovas industriais. O propósito desta pesquisa é exploratório, com natureza quantitativa. A partir da realização do trabalho de campo, definiu-se por estudar, somente, a linha de escovas circulares onduladas. Para modelar um cenário base que retrate com precisão a realidade atual da empresa, fez-se imperativo a criação de um fluxograma, que embasa a cronometragem de tempos. Outros dados de entrada também foram apurados, uma vez que a companhia não possuía uma documentação formal dos mesmos. Assim, a simulação computacional pôde ser materializada. O uso do software Plant Simulation foi desafiador, por não ser uma tecnologia tão amigável. Os resultados obtidos foram satisfatórios e endossam os objetivos propostos, apontando para uma configuração em lotes dimensionados, visando obter os melhores indicadores de produção.
  • Imagem de Miniatura
    Trabalho de Conclusão de Curso
    Aplicação da realidade aumentada em uma etapa no processo de desenvolvimento de produto no setor automobilístico
    (2020-12-07) Esteves, Aline; Sakamoto, André Yuuki; Santos, Keilla da Silva; Nascimento, Nathália de Oliveira
    O referido estudo visa avaliar os impactos da implementação da realidade aumentada (RA) como parte do processo de desenvolvimento de novos produtos. Primeiramente, foi feita a contextualização do setor industrial através das revoluções industriais, que tiveram início no século XV e hoje, com a quarta revolução, tem-se discutido bastante sobre a Industria 4.0 e suas aplicações. Nesse ponto, foi introduzida a RA pois esse é um dos pilares que suportam os avanços da Industria 4.0. Dessa forma, os conceitos referentes a essa tecnologia, incluindo seus requerimentos e funcionamento foram apresentados. A seguir, detalhou-se a aplicação da RA com maior destaque no processo de desenvolvimento de produto, evidenciando o que hoje já se tem aplicado no ramo automobilístico em âmbito global, e as ferramentas que estão sendo aplicadas especificamente na engenharia de produtos. Para finalizar, também foram apresentados os principais ganhos e desafios frente a implementação das transformações digitais e o que pode ser feito para evitar armadilhas na aplicação da tecnologia.