Programa de Pós-Graduação de Mestrado e Doutorado em Administração
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- Negócios sociais:proposição de modelo conceitual para análise do equilíbrio entre objetivos sociais(2016) Barbosa, A. dos S.Negócios Sociais conciliam a preocupação social e ambiental com a geração de lucro, diferentemente de empresas que buscam prioritariamente objetivos econômicos. Atualmente, a literatura acadêmica sobre esse tema apresenta diversos termos para definir esse tipo de organização, como, por exemplo, Negócios Inclusivos, Empresas Sociais, Negócios Sociais (NS) e Negócios com Impacto. Destaca-se que, embora existam diferentes conceitos sobre esse fenômeno, o qual encontra-se em construção, as definições tendem a apresentar a mesma ideia: a de uma organização que concilia objetivos sociais e econômicos. Devido a essa multiplicidade de objetivos, esse tipo de negócio pode apresentar dificuldades de gestão, por exemplo quando são orientados para a maximização de lucro em detrimento do atendimento de sua missão social, ou atrapalhar sua sustentação econômica, devido ao foco desmedido em prol da preocupação com a sociedade e meio ambiente em suas ações. Levando em conta este contexto, esse estudo busca analisar como tem se dado a conciliação entre objetivos sociais e econômicos em Negócios Sociais no contexto Brasileiro e, para tal, adota como método a pesquisa bibliográfica, de caráter descritivo, e a proposição de um modelo conceitual, que toma como base fundamentos que caracterizam os aspectos sociais e econômicos de NS, a partir da literatura sobre o tema. Acredita-se que a pesquisa pode contribuir para a consolidação de critérios que auxiliam na definição acerca de Negócios Sociais. Como principal resultado, foi possível perceber que os Negócios Sociais analisados não conseguem conciliar de forma equilibrada objetivos sociais e econômicos, pois acabam concentrando maior atenção para um objetivo em detrimento do outro.