Repositório do Conhecimento Institucional do Centro Universitário FEI
 

Programa de Pós-Graduação de Mestrado e Doutorado em Administração

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    Tese
    O papel das associações empresariais no fomento da inovação verde
    (2022) Rongetta, A. R.
    O trabalho em pauta versa sobre identificar os atributos e capacidades presentes nas organizações associativas ou metaorganizações (comumente denominadas de associações empresariais), que facilitam e contribuem para o fomento das inovações para a sustentabilidade ambiental ou inovações verdes. Diante dos conflitos ambientais existentes no ecossistema se faz necessário incentivar a criação e adoção de práticas ecologicamente corretas, a fim de seja possível um retrocesso nessas assolações, as quais em décadas passadas já haviam sido previstas por pesquisadores ao redor do mundo. Todavia, os temas juntamente aqui abordados – Inovação Verde e Metaorganização, ainda são relativamente pouco explorados no mundo acadêmico, sendo assim, adotou-se a pesquisa qualitativa no presente estudo, pois além da escassez de pesquisas, os assuntos analisados são pertencentes às áreas social e humana. Empregou-se o estudo de múltiplos casos como principal ferramenta metodológica de investigação, pelo fato da escolha de oito metaorganizações para a concretização deste projeto, cujo objeto de análise está centrado, justamente, na estrutura organizacional destas organizações associativas. Outro método utilizado na realização desse estudo, porém, de modo suplementar, foi o levantamento e análise de dados que se deu por meio da elaboração de um protocolo de pesquisa endereçado à aplicação de uma entrevista semiestruturada, e de auferir informações procedentes dos bancos de dados secundários. Com a conclusão do trabalho em evidência constatou-se que, as organizações ao se unirem para a instituição de uma metaorganização (esse novo formato de estrutura organizacional multidimensional), mediante as características que lhes são inerentes, possuem melhores condições para gerarem práticas ecoinovadoras. Demonstrou-se também com o término dessa pesquisa, que as metaorganizações desenvolvem uma sólida consciência entre seus participantes (e comunidade onde elas se inserem), pertinente a implementar inovações verdes a fim de restaurar o meio ambiente dos terríveis impactos sofridos, e mantê-lo para a existência, não somente da fauna e da flora, mas dos seres humanos e de suas futuras gerações
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    Tese
    A teoria unificada de aceitação e uso da tecnologia e o “Eu material”: uma análise da adoção dos aplicativos de transporte urbano
    (2022) Costa, E. da S.
    Esta pesquisa teve por objetivo primordial estabelecer diálogo entre as Teorias Unificada de Aceitação e Uso da Tecnologia (UTAUT2), desenvolvida por Venkatesh, Thong e Xu (2012) e “Eu material”, apresentada por Bagozzi, Ruvio e Xie (2020), propondo uma configuração de modelo estrutural que sugere fatores que influenciam na explicação da intenção de uso e comportamento de uso de usuários de aplicativos móveis de transporte urbano no contexto de economia compartilhada. A metodologia de abordagem da pesquisa foi quantitativa com a realização de testes estatísticos por Modelagem de Equações Estruturais (PLS-SEM). A amostra contou 485 respondentes provenientes de instituições de ensino da região metropolitana de São Paulo, usuários de aplicativos de transporte urbano. O modelo estrutural proposto apresentou índices satisfatórios representando que a relação do “Eu material” com “Intenção Comportamental” é significante e negativa, indicando que, quanto maior for o nível do “Eu material” do indivíduo, menor será a Intenção Comportamental do usuário quanto ao uso de aplicativos de mobilidade urbana. O modelo teórico apresentou alto poder de explicação dos principais construtos endógenos – construtos Intenção Comportamental (R2 ajustado 0,733) e Comportamento de Uso (R2 ajustado 0,518). Por fim, a principal contribuição teórica do trabalho foi a integração das teorias em um modelo teórico que permitiu avaliar a influência do Self Material (materialismo) na Intenção Comportamental de usuários de aplicativos móveis de transporte urbano