Repositório do Conhecimento Institucional do Centro Universitário FEI
 

Programa de Pós-Graduação de Mestrado e Doutorado em Administração

URI permanente desta comunidadehttps://repositorio.fei.edu.br/handle/FEI/706

Navegar

Resultados da Pesquisa

Agora exibindo 1 - 3 de 3
  • Imagem de Miniatura
    Dissertação
    O papel do governo, universidades e empresas na consolidação da cadeia produtiva do biodiesel no Brasil:estudo de caso exploratório baseado na abordagem da hélice tripla
    (2009) Soares, J. A.
    O Programa Nacional de Produção e uso do Biodiesel (PNPB) foi apresentado oficialmente pelo governo brasileiro no final de 2004 e regulamentado no ano seguinte, dando início a uma nova cadeia produtiva que continua a ser construída e busca a consolidação, a fim de atender às demandas projetadas no Plano Nacional de Energia (PNE), que prevê aumento da participação do biodiesel no total de energia ofertada no Brasil de 1,8% em 2010 para 5,8% em 2030. Estas metas agressivas só serão atingidas através de uma cadeia produtiva sonsolidada e sustentável construída através deações conjuntas entre governo, universidades e empresas. Este trabalho de estudo de caso exploratório analisa o papel destes três atores na consolidação da cadeia produtiva do biodiesel no brasil sob a abordagem da hélice tripla e dos pressupostos de desenvolvimento através de redes cooperativas. verificou-se que a cadeia produtiva do biodiesel tornar-se-à consolidada quando alguns desequilíbrios verificados tais como maior diversidade de matérias primas, melhor destinação aos co-produtos e comercialização forem corrigidos.
  • Imagem de Miniatura
    Dissertação
    Estratégia de inovação e diversificação no Modelo Venturing Corporativo:estudo de caso da Votorantim Novos Negócios
    (2009) Sacramento, E. S.
    A nova dinâmica de mudanças levou as empresas ao desafio da inovação como necessária à manutenção da competitividade. Para as corporações, o venturing corporativo (VC) foi um meio encontrado para enfrentar este desafio, recriar e revitalizar as organizações para alcançar o sucesso através do empreendedorismo e da inovação contínua. Nos Estados Unidos e Europa, onde VC encontra-se em uma fase adulta, as diversas pesquisas procuram sistematixar e difundir a fórmula do sucesso de grandes empresas. No Brasil, ao contrário, as pesquisas e empresas de VC ainda são escassas, e testar aquelas teorias foi um meio para tentar desenvolver conhecimento total. O estudo foi construído sobre dois pilares teóricos: 1) considera o empreendedorismo como um processo, consiste em um modelo de venturing que destaca a importância das competências gerenciais e do foco estratégico para a obtenção do sucesso; 2) tem a definição e o foco estratégicos como essenciais aom sucesso do venturing corporativo. As teorias propostas por Block e MacMillan (1993) e Mackewicz & partner (2003) foram testadas tendo como base empírica o estudo de caso da Votorantim Novos Negócios, uma empresa brasileira pertencente a um grande grupo industrial nacional que realzia a atividade de venturing, e sua experiência com a Alellyz Applied Genomics, uma empresa brasileira proveniente de spin-off (derivada) de prestígio internacional dedicada a P&D no setor de biotecnologia. O estudo, além de confirmar teorias, revelou que, apesar da reconhecida importância que o setor de biotecnologia tem para o desenvolvimento tecnológico e econômico, a estratégia de retorno financeitro prevaleceu ao suposto interesse de desenvolvimento de tecnologias críticas para o país
  • Imagem de Miniatura
    Dissertação
    Open capabilities: a formação de competências para a gestão da inovação aberta: o caso Natura
    (2009) Piatto, E. B.
    A inovação é fator chave de crescimento das empresas segundo teóricos de várias escolas de estudo de estratégia. O processo de identificação, captação, desenvolvimento e implantação das idéias e conhecimentos para transformá-los em inovação podem ser acelerados com custos reduizidos e com melhor qualidae dependendo, entre outros aspectos, do modelo utilizado. A adaptação da empresa na busca dos melhores modelos e processos de inovação requer dedicação da organização na construção da estratégia para sua viabilização passando por caminhos de aprendizagem e desenvolvimento de novas competências. Este trabalho estuda o desenvolvimento de capacidaes dinâmicas e competências durante o processo de implantação de um modelo aberto de inovação baseado em Open Innovation, assim denominado por Chesbrough (2003a, 2005, 2007). Este conceito considera elementos como cooperação, parceria, aquisição e venda de pesquisas em diferentes estágios de desenvolvimento, participação de atores fora dos limites da organização, novo desenho organizacional e modelo de negócios como fatores chave de obtençãod e resultados no processo de inovação. O foco do estudo está em identificar quais as competências necessárias para a empresa se adaptar a esta nova abordagem. A empresa estudada é uma indústria nacional de grande porte do segmento de cosmétios que atua em um mercado em crescimento bastante competitivo que demanda inovações constantes imprimindo um ciclo de vida curto aos produtos. a inovação aberta vem a ser uma alternativa estratégica na busca de sustentação de resultados e competitividade a partir de lançamentos de novos produtos em menor tempo e com riscos compartilhados entre os parceiros. Entre as conclusões destaca-se a necessidade de uma preocupação estruturada para que a empresa adote o sistema de inovação aberta seja em formação de um corpo de conhecimentos, seja na estruturação física de áreas funcionais e definição de indicadores específicos para a gestão da inovação aberta