Programa de Pós-Graduação de Mestrado e Doutorado em Administração
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Resultados da Pesquisa
- Fatores que influenciam a intenção de uso de novas tecnologias da informação em serviços(2016) Malanga, A. C. M.
Tese Contribuição de P&D em novos negócios de serviços de outsourcing global de TI: uma estratégia centrada no cliente(2014) Calabria, P. C. P.O setor de serviços vem crescendo em todas as maiores economias do mundo e já representa mais de 65% na economia brasileira, empregando igualmente uma parcela significativa da força de trabalho disponível, sendo de fundamental importância para os planos de crescimento econômico e social do país nos próximos anos. Dentro desse setor, destaca-se a Indústria constituída pelas empresas de tecnologia e comunicações, sigla TIC, na qual o Brasil ocupa uma posição de destaque par a par com outras economias em desenvolvimento do chamado BRICS (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul). Entretanto, o avanço de novos conceitos de gestão de inovação e P&D, ou mesmo a aplicação da ciência para criação de novos negócios e sua contribuição para o setor industrial, ainda é recente. Com efeito, o estudo aprofundado de técnicas, ferramentas, modelos e conhecimentos de gestão estratégica pode colaborar para que possamos tirar proveito de todo o potencial de nosso país nesse setor, e realizar os almejados benefícios de crescimento e inclusão social. O objetivo da pesquisa foi entender como P&D pode contribuir para a Inovação em Serviços e criar um posicionamento competitivo único em negócios em Empresas de Serviços de outsourcing global de Tecnologia da Informação - TI B2B (business to business), através da realização de um estudo qualitativo (estudo de casos múltiplo) em empresa multinacional do setor. Esta tese apresenta uma revisão teórica sobre as potencialidades de interação entre os nascentes campos analíticos de inovação e ciência de serviços, buscando resgatar suas delimitações fundamentais, definições conceituais e suas principais abordagens teóricas, sistematizando os principais argumentos que defendem a necessidade de sua existência e consolidação enquanto campo científico integrado. Ademais, abordamos o estado da teoria em uso de P&D em serviços, e modelos de inovação em empresas de serviços. Foram estudados cinco casos de uso de P&D na fase pré-venda e venda (engagement) com objetivo de identificar, mapear e comparar as principais abordagens de P&D para gerar diferencial competitivo em negócios de serviços de outsourcing de TI da empresa IBM, abrangendo um período de cerca de 10 anos. Os resultados demonstram a importância da definição de uma estratégia inovadora de P&D na proposição de valor para as empresas clientes, seja para estabelecer de forma institucional a competência para inovação durante o ciclo de vida dos contratos baseados em resultados para essas empresas, seja trazendo uma vantagem competitiva através de uso de tecnologias existentes ou a desenvolver especificamente para a solução de um problema de negócio de interesse da empresa cliente. Como contribuição à teoria de inovação de serviços, desenvolveu-se um modelo visando à sistematização do fenômeno da aplicação da ciência para criação de um posicionamento único no momento do negócio, para emprego em Empresas de Serviços de Outsourcing de TI B2B Business to Business. Embora o estudo tenha sido realizado em Empresa de Serviços de Outsourcing de TI B2B, o modelo poderá servir de base para outras organizações envolvidas em negócios de serviços intensivos em conhecimento (KIBS Knowledge Intensive Business Services).