Programa de Pós-Graduação de Mestrado e Doutorado em Administração
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Resultados da Pesquisa
Dissertação Inovação no luxo: investigar a relação entre o uso de ferramentas dialógicas e o desempenho dos websites de empresas de luxo(2011) Lignos, A.A internet é uma mídia que oferece grandes oportunidades de comunicação, marketing e vendas e tem sido usada com sucesso sozinha ou em conjunto com outras mídias. O mercado de luxo que tem a necessidade de manter os atributos desejo e exclusividade não utiliza todo potencial da internet com receio de descaracterizar seu produto associando-o a uma comunicação de massa. O objetivo da pesquisa é investigar a relação entre o uso de ferramentas dialógicas e o desempenho dos websites de empresas de luxo. É uma pesquisa descritiva usando observação disfarçada não participante online com amostra de 307 sites de empresas de luxo. O instrumento de coleta de dados foi o codificador elaborado com base nos estudos de Berhow (2006) e Kent e Taylor (1998) sobre ferramentas que propiciam o diálogo na internet. Os resultados indicaram que os poucos sites de luxo que usam ferramentas dialógicas obtiveram melhor desempenho e audiência acima da média. A grande maioria foca vender a notoriedade da marca deixando de explorar seu potencial dialógico. Também websites de marcas de luxo usam linguagens de programação que privilegiar a aparência visual e sonora, deixando o site lento, pesado e a comunicação confusa. A categoria de luxo "Hotelaria e Turismo" usa muito mais as ferramentas dialógicas com melhor desempenho do que as outras categorias. Concluiu-se que uso da internet pode ser compatível com o mercado de luxo e há um grande potencial não trabalhado. As redes sociais mostram-se um canal de comunicação aceito pelo luxoDissertação Comunicação em websites:um estudo sobre as características que fomentaram o diálogo empresa-cliente(2011) Belico, A. A.O objetivo deste estudo foi avaliar websites de empresas corporativas quanto à presença de ferramentas que fomentam o diálogo com o cliente pela internet. Com o avanço da internet, as empresas buscam cada vez mais e de diferentes formas, tornar seus websites atrativos para consumidores porém, será que essas empresas buscam construir relacionamentos pela internet? O relacionamento pela internet pode ser influenciado pelas características de seu website. Estudos revelam que internautas criam uma imagem mais favorável e permite que a empresa seja percebida com maior confiança quando o website oferece troca de informação de forma facilitada e com conteúdo útil. Uma variedade de ferramentas presentes em um website pode fomentar a criação e manutenção de relacionamentos na internet. Assim, planejou-se uma pesquisa descritiva utilizando a técnica de observação. Foram avaliados 112 websites de empresas consideradas as melhores do Brasil no ano de 2009 em seu ramo de atividade. Os websites selecionados foram avaliados quanto à presença de ferramentas que fomentam a comunicação obedecendo a quatro dimensões, são elas: perguntas/respostas, utilidade da informação, retorno de visitantes e facilidade de interface. Os resultados mostram baixo uso de ferramentas que fomentam o diálogo nos websites pesquisados e que há espaço para empregar ferramentas que contribuem para construção e manutenção de relacionamentos pela web.