Repositório do Conhecimento Institucional do Centro Universitário FEI
 

Programa de Pós-Graduação de Mestrado e Doutorado em Administração

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    Cocriação virtual de valor: um estudo em comunidades virtuais de marcas brasileiras
    (2012) Del Fiori Junior, E. R.
    O consumidor ganhou força no relacionamento com as organizações no decorrer dos anos, principalmente depois do surgimento e consolidação da internet quando, então, ele se tornou cada vez mais conectado, informado e virtual, razão por que as empresas passaram a enxergá-lo de maneira diferente da tradicional, não mais podendo simplesmente impor produtos prontos e acabados para que ele apenas compre. O consumidor começou a participar dos processos de desenvolvimento de novos produtos e a internet trouxe à tona um assunto que ganhou muita importância no ambiente virtual que é a cocriação de valor, em que o cliente e a empresa são parceiros. A literatura aponta que o consumidor é engajado e ativo e que as suas interações nas comunidades virtuais podem gerar ideias e, assim, contribuir para o processo da cocriação de valor. Este trabalho investigou se as comunidades virtuais das principais marcas brasileiras são um ambiente propício para o processo de cocriação de valor e confirmou o que a literatura, em grande parte prescritiva, afirma: as comunidades virtuais se constituem em ambientes propícios; entretanto observa-se que elas devem ser bem trabalhadas e acompanhadas pela gerência de marketing.