Repositório do Conhecimento Institucional do Centro Universitário FEI
 

Programa de Pós-Graduação de Mestrado e Doutorado em Administração

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    Dissertação
    A crise no setor aéreo brasileiro
    (2009) Scacchetti, D. C.
    Esta dissertação analisa a crise enfrentada pelo setor aéreo no Brasil. Neo-institucionalistas como Meyer e Rowan (1977) e DiMaggio e Powell (1983) apresentaram o ambiente institucionalziado como fonte de explicação determinística para o comportamento organizacional. Contrariamente ao argumento de que instituições permanecem intactas sem esforço, foid etectado um custo e um esforço para manutenção das instituições (HUGHES, 1936). Como consequência, um trabalho institucional é requerido. (LAWRENCE, SUDDABY, 2006) para gerenciar contradições do ambiente institucional. No contexto do setor aéreo brasileiro, mudançs recentes no setor público e privado colocaram em crise a lógica institucional de todo o setor. Apesar do expressivo crescimento da demanda nos últimos seis anos (de 41,7 milhões de passageiros por ano em 2000, para 57,6 milhões em 2006), a falta de investimentos no setor, a concentração de companhias aéreas caracterizando um duopólio, as falhas de infra-estrutura, as acusações de corrupação contra os setores especializados do governo, e, finalmente, as manifestações trabalhistas e greve dos controladores de tráfego aéreo ilustraram as dificuldades pelas quais o setor vem passando. À luz da teoria institucional pretende-se compreender e caracterizar como se desenvolveu a crise aérea no Brasil
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    Dissertação
    Redes sociais e vendas diretas: o caso da Natura
    (2009) Silveira, D. de A. G. A.
    A constatação da existência de uma lacuna entre os indicadores de performance normalmente utilziados pelas organizações para medir as saídas dos processos e o entendimento sobre os elementos sociais que podem influenciar o desempenho de indivíduos e organizações foi a motivação inicial para o trabalho. A partir da análise do banco de dados histórico de transações de um contingente de mais de quarenta mil revendedoras autônomas de cosméticos, foram aplicadas técncias estatísticas básicas para uma análise exploratória que permite identificar a relação entre capital social e desempenho em vendas. O estudo corrobora os trabalhos de Ronald Burt sobre brokers e laços fortes, além de confirmar o valor proveniente de laços fracos, conforme previsto por Granovetter. Além da comprovação sobre a existência de forte correlação entre capital social e vendas, há evidências de que o capital social também pode refletir benefíscios ligados a solidariedade e ao bom relacionamento com os indivíduos da rede social em questão
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    Dissertação
    O papel da confiança e do controle nas relações inter-organizacionais colaborativas: um estudo de contexto na estrutura organizacional
    (2009) Hoelz, J. C.
    Esta dissertação representa uma proposta de trabalho que tem por objetivo aprofundar o esforço teórico de estabelecer relações entre "controle" e "confiança" por meio de um estudo de caso onde as relações inter-organizacionais de controle e confiança estejam contextualizados organizacionalmente. Em outras palavras ela procura responder ao seguinte problema: Como os mecanismos de sustentação da confiança e do controle se relacionam e são explicados em uma perspectiva mais subjetiva, no âmbito da construção das relações sociais no escopo de uma estrutura organizacional? Com o objetivo de responder a essa questão a estratégia de pesquisa selecionada é mista (CRESWELL, 1987), de natureza exploratória e está baseada no pressuposto qualitativo de construção de significados segundo a perspectiva da pesquisa etnometodológica, ou seja, parte-se do pressuposto que os significados múltiplos das experiências individuais são construídos e reconstruídos por meio da prática no dia-a-dia pelos atores sociais em interação (COULON, 2005), com ênfase na relação controle/confiança, complementarmente foi realizada a análise da rede social da organização, por meio do estudo do sociograma resultante do mapeamento das relações interpessoais desenvolvidas pelo grupo estudado, partindo-se do pressuposto que as relações sociais são a base da dinâmica de funcionamento de qualquer interação humana, seja no contexto de trabalho seja em um ambiente social (MOSCOVICI, 1998). Concluindo esse estudo a análise dos dados foi bem sucedida em explicar como, de uma maneira mais subjetiva, os mecanismos de sustentação de confiança e do controle se relacionam e são explicados no âmbito da construção das relações sociais no escopo de uma estrutura organizacional. A análise dos dados encontrou muito indícios que reforçam a idéia que em sua dimensão mais subjetiva a confiança e o controle estão intrinsecamente ligados, e ainda, que as fronteiras existem na medida em que os indivíduos que ocupam essas posições experimentam, realizam, refletem e reconsideram o binômio confiança e controle, passando assim, também, a reconstruir as fronteiras organizacionais, sua permeabilidade e significância para os envolvidos