Programa de Pós-Graduação de Mestrado e Doutorado em Administração
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Resultados da Pesquisa
Dissertação Grupos de melhoria:um vetor de aprendizagem nas organizações - o caso da Scania Latin America Ltda(2009) Nobrega, R. B.Esta pesquisa buscou identificar quais os motivos que levam um grupo de melhorias a trabalhar em torno da resolução de problemas em detrimento de esforços mais amplos de desenvolvimento de pessoas e processos. Por meio de entrevistas em profundidade com os componentes de dois frupos de melhoria foi possível evicendicar atuação típica da aprendizagem de circuito simples, onde o foco principal é a solução de desvios do cotidiano, trabalhando dentro de padrões e rotinas estabelecidas com muito pouco questionamento, inviabilizando a aplicação da aprendizagem de circuito duplo. Nossa pesquisa identificou uma organização com alto índice de padronização de processos e comportamento limitado em sua zona de conforto. Uma organização composta por pessoas que traçam riscos calculados e que tem no seguimento dos padrões, a confiança da qualidade assegurada. Uma marca muito bem aceita no mercado, inserida num contexto de baixo índice de mudanças e que a melhoria contínua é estimulada através de pequenas ações. Contudo, entrevistamos também representantes da alta direção que demonstraram enxergar esse cenário e de quem esperamos em futuras pesquisas, poder comprovar a aplicação da aprendizagem de circuito duplo onde o diferencial humano romperá as barreiras do cotidiano para transformarem-se em pessoas que desenvolvem suas habilidades através do questionamento dos padrões e da real capacidade de ação no mundo.Dissertação Desenvolvimento como liberdade:uma aplicação dos conceitos de Amartya Sen à educação de adultos(2009) Roque, A.Desenvolver uma sociedade significa transformá-la. Com base em críticas a modelos prescritivos tradicionais de desenvolvimento que subestimavam sua dimensão humana Amartya Sen, em desenvolvimento como liberdade (2000), discute o desenvolvimento integrando os aspectos econômicos, sociais e políticos. De acordo com os conceitos de Sen, o desenvolvimento é um processo de expansão das liberdades reais que as pessoas possuem, ou seja, das capacidades que os seres humanos adquirem para viver uma vida apropriada, com bem-estar. Com base neste quadro, o presente trabalho buscou analisar como as pessoas que participam de um processo de educação de adultos vivenciam este processo de desenvolvimento, analisando, através de entrevistas em profundidade a história de vida destas pessoas, os quatro pilares do desenvolvimento proposto por Sen (2000): funcionamentos, capacidades, liberdade e desenvolvimento. Estes pilares, que se constituíram nas unidades de análise, foram ponderados um a um, chagando-se a conclusão de que os estudos tranformam as pessoas, alargando seus horizontes, gerando assim, seu desenvolvimento humano. A presente conclusão possibilita que sejam desenvolvidos estudos futuros em diferentes áreas da administração, tais como recursos humanos, por meio de educação corporativa, bem como responsabilidade social.Dissertação e-HRM-in-practice:um estudo sobre o uso da tecnologia em RH pelas lentes da prática(2009) Luvizan, S. S.A Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) vem transformando drasticamente o modo como as Organizações operam e fazem negócios. Na área de Recursos Humanos (RH) as ferramentas de TIC vêm ampliando suas aplicações e oferecendo funcionalidades que facilitam a operacionalização de novos modelos de gestão. O termo e-HRM (electronic Human Resources Management) surge para expressar uma nova forma de operacionalizar as estratégias e políticas de RH baseadas nestes novos modelos de gestão de pessoas e apoiadas nas possibilidades das ferramentas de TIC. A presente pesquisa aplicou o modelo Multilevel Framework (POZZEBON, DINIZ e JAYO, 2007) para mapear a estrutura que emerge do uso de um sistema de RH, o contexto em que tal estrutura se forma através da ação dos grupos sociais relevantes, que interagem em um processo de negociação contínuo, que influencia e é influenciado pela própria estrutura emergente e pelas demais estruturas existentes na organização. A partir destes dados, aplicou-se o modelo e-HRM (RUEL, BONDAROUK E LOOISE, 2004), aqui chamado de e-HRM-in-Practice para evidenciar sua composição através dos dados da prática encontrada no RH e nas diversas áreas da Souza Cruz, empresa onde o trabalho foi realizado. A combinação destes dois modelos visa não apenas possibilitar contribuições para as áreas de RH e TIC na mesma pesquisa, mas também evidenciar o potencial de expansão dos entendimento