Programa de Pós-Graduação de Mestrado e Doutorado em Administração
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Resultados da Pesquisa
- Aplicação dos princípios da economia circular em uma indústria de veículos comerciais(2017) Barderi, M. T.A escassez de reservas minerais, somada à grande geração de resíduos, apresenta um novo desafio de conciliar o crescimento econômico com a conservação ambiental. O tradicional perfil de desenvolvimento pratica uma economia linear, extraindo recursos, transformando-os, e os descartando após seu uso. O desenvolvimento de novos produtos, que consome novas matérias-primas e promove, no máximo, a reciclagem no fim da vida, não incentiva uma eficiência produtiva, tampouco uma nova forma de consumo de bens. Um dos setores industriais que possui grande importância na economia é o setor automotivo que, apesar de gerar riqueza e emprego, pratica tradicionalmente uma economia linear, consumindo recursos naturais e gerando grande quantidade de resíduos. Diante desse contexto, a Economia Circular, que é uma oposição à economia linear de extração, produção e descarte, surge como alternativa para a promoção de novos modelos de negócios e formas de consumo que auxiliam a conservação ambiental, dissociando o desenvolvimento da economia do aumento do consumo de recursos naturais, pela circularidade dos materiais. Por meio de um estudo de caso com diferentes unidades de análise, o objetivo do presente trabalho é analisar a aplicação dos princípios da Economia Circular na cadeia de valor do caminhão, em uma indústria de veículos comerciais. Para isso, foi estudado o conceito de Economia Circular, identificados os elementos desse novo modelo econômico na empresa e analisado o nível de implementação de seus princípios e de sua estrutura. As fontes de evidência utilizadas foram entrevistas semiestruturadas, observação direta, pesquisa documental e registros em arquivo. Os resultados da pesquisa evidenciaram alguns elementos da Economia Circular, que trouxeram benefícios ambientais, envolvendo: a redução de consumo de recursos naturais para a confecção de novas peças e componentes, a aplicação de logística reversa de peças usadas para a aquisição de peças remanufaturadas, o incentivo ao uso de oficinas de concessionárias, que possuem controle operacional e ambiental, e a redução do descarte de resíduos inerentes às atividades de pós-venda da cadeia de valor do caminhão. No entanto, para se desenvolver uma estrutura completa de Economia Circular, é preciso considerar o investimento em todos os loops dos materiais e, principalmente, desenvolver uma forma consciente de consumo de bens, compartilhando a responsabilidade sobre os impactos em toda a cadeia.
- Capacidades de rede em redes de inovação colaborativa(2017) Morais, F. R. de
- Determinantes de adoção do tema meio ambiente na disciplina principal por professores dos cursos de graduação em Administração(2016) ALANO, E. R. C.A presente tese investiga os fatores determinantes de adoção do tema Meio Ambiente na disciplina principal por professores dos cursos de graduação em Administração no Brasil. A Teoria do Comportamento Planejado (TPB), a Teoria da Difusão da Inovação (IDT) e o Modelo de Aceitação de Tecnologia (TAM) foram as teorias-base deste trabalho. O estudo partiu do conceito de sustentabilidade ambiental e educação ambiental, chegando ao tema Meio Ambiente. A metodologia utilizada foi a técnica de Modelagem de Equações Estruturais. A partir do Modelo Estrutural Completo, testado com uma amostra de 407 docentes, foi possível compará-lo com os modelos teóricos da TPB (parcial), IDT (parcial) e TAM. Os resultados do Modelo Estrutural Completo mostram que os efeitos de três variáveis latentes, a utilidade percebida, a facilidade de adoção percebida e a compatibilidade, exercem influência positiva sobre a atitude do professor na adoção do tema meio ambiente na sua disciplina principal, e, mais três constructos, a imagem, as normas subjetivas e a facilidade de adoção, exercem influência positiva sobre a intenção do professor na adoção do tema meio ambiente na disciplina principal. A atitude da adoção do tema tem um efeito positivo sobre a intenção comportamental do professor na adoção do tema meio ambiente na sua disciplina principal nos cursos de graduação em administração. O R2 da atitude é de 0.54, e, o R2 da intenção comportamental é de 0.79. A contribuição do estudo é a proposta de um modelo estrutural, com foco na adoção do tema meio ambiente em disciplinas de graduação em Administração. O Modelo Estrutural Completo poderá ser aplicado para outros temas na área de Educação, bem como na área de Ciências Sociais Aplicadas.