Repositório do Conhecimento Institucional do Centro Universitário FEI
 

Programa de Pós-Graduação de Mestrado e Doutorado em Administração

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    Dissertação
    Aplicação dos princípios da economia circular em uma indústria de veículos comerciais
    (2017) Barderi, M. T.
    A escassez de reservas minerais, somada à grande geração de resíduos, apresenta um novo desafio de conciliar o crescimento econômico com a conservação ambiental. O tradicional perfil de desenvolvimento pratica uma economia linear, extraindo recursos, transformando-os, e os descartando após seu uso. O desenvolvimento de novos produtos, que consome novas matérias-primas e promove, no máximo, a reciclagem no fim da vida, não incentiva uma eficiência produtiva, tampouco uma nova forma de consumo de bens. Um dos setores industriais que possui grande importância na economia é o setor automotivo que, apesar de gerar riqueza e emprego, pratica tradicionalmente uma economia linear, consumindo recursos naturais e gerando grande quantidade de resíduos. Diante desse contexto, a Economia Circular, que é uma oposição à economia linear de extração, produção e descarte, surge como alternativa para a promoção de novos modelos de negócios e formas de consumo que auxiliam a conservação ambiental, dissociando o desenvolvimento da economia do aumento do consumo de recursos naturais, pela circularidade dos materiais. Por meio de um estudo de caso com diferentes unidades de análise, o objetivo do presente trabalho é analisar a aplicação dos princípios da Economia Circular na cadeia de valor do caminhão, em uma indústria de veículos comerciais. Para isso, foi estudado o conceito de Economia Circular, identificados os elementos desse novo modelo econômico na empresa e analisado o nível de implementação de seus princípios e de sua estrutura. As fontes de evidência utilizadas foram entrevistas semiestruturadas, observação direta, pesquisa documental e registros em arquivo. Os resultados da pesquisa evidenciaram alguns elementos da Economia Circular, que trouxeram benefícios ambientais, envolvendo: a redução de consumo de recursos naturais para a confecção de novas peças e componentes, a aplicação de logística reversa de peças usadas para a aquisição de peças remanufaturadas, o incentivo ao uso de oficinas de concessionárias, que possuem controle operacional e ambiental, e a redução do descarte de resíduos inerentes às atividades de pós-venda da cadeia de valor do caminhão. No entanto, para se desenvolver uma estrutura completa de Economia Circular, é preciso considerar o investimento em todos os loops dos materiais e, principalmente, desenvolver uma forma consciente de consumo de bens, compartilhando a responsabilidade sobre os impactos em toda a cadeia.
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    Tese
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    Tese
    Determinantes de adoção do tema meio ambiente na disciplina principal por professores dos cursos de graduação em Administração
    (2016) ALANO, E. R. C.
    A presente tese investiga os fatores determinantes de adoção do tema Meio Ambiente na disciplina principal por professores dos cursos de graduação em Administração no Brasil. A Teoria do Comportamento Planejado (TPB), a Teoria da Difusão da Inovação (IDT) e o Modelo de Aceitação de Tecnologia (TAM) foram as teorias-base deste trabalho. O estudo partiu do conceito de sustentabilidade ambiental e educação ambiental, chegando ao tema Meio Ambiente. A metodologia utilizada foi a técnica de Modelagem de Equações Estruturais. A partir do Modelo Estrutural Completo, testado com uma amostra de 407 docentes, foi possível compará-lo com os modelos teóricos da TPB (parcial), IDT (parcial) e TAM. Os resultados do Modelo Estrutural Completo mostram que os efeitos de três variáveis latentes, a utilidade percebida, a facilidade de adoção percebida e a compatibilidade, exercem influência positiva sobre a atitude do professor na adoção do tema meio ambiente na sua disciplina principal, e, mais três constructos, a imagem, as normas subjetivas e a facilidade de adoção, exercem influência positiva sobre a intenção do professor na adoção do tema meio ambiente na disciplina principal. A atitude da adoção do tema tem um efeito positivo sobre a intenção comportamental do professor na adoção do tema meio ambiente na sua disciplina principal nos cursos de graduação em administração. O R2 da atitude é de 0.54, e, o R2 da intenção comportamental é de 0.79. A contribuição do estudo é a proposta de um modelo estrutural, com foco na adoção do tema meio ambiente em disciplinas de graduação em Administração. O Modelo Estrutural Completo poderá ser aplicado para outros temas na área de Educação, bem como na área de Ciências Sociais Aplicadas.