Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.fei.edu.br/handle/FEI/1019
Title: Estudo sobre os efeitos do acabamento de resina melamina-formol e de amaciante de silicone na solidez à lavagem, atrito e calor dos tingimentos de malha de poliéster em processo contínuo
Authors: BORELLI, Camilla
ALFIERI, P. M.
ALFIERI, P.
BRIZIDO, V.
Issue Date: 2014
Abstract: Dentre as qualidades exigidas no mercado de um artigo têxtil, estão as chamadas propriedades de solidez, que se referem à resistência de um artigo à lavagem, ao atrito, ao suor, enfim as ações físico-químicas pelas quais passa um artigo durante sua vida útil em uso. O poliéster é já de há bom tempo é a matéria-prima têxtil mais importante no Brasil e no mundo sendo empregado numa enorme variedade de artigos como esportivos, têxteis técnicos em especial automotivos, vestuário casual, de moda feminina etc. Paralelamente, a indústria têxtil é pressionada para oferecer processos sempre mais baratos e rápidos para enfrentar a concorrência internacional e os desafios impostos pela moda. O processo de tingimento em continuo é uma excelente opção para o barateamento do processo, mas enfrenta, frequentemente, dificuldades para atender aos requisitos de solidez deum mercado cada vez mais exigente. O presente trabalho teve por objetivo verificar se acabamentos de resina melamina-formol oferecem possibilidades de melhoria da solidez à lavagem, ao atrito e ao calor para cores escuras obtidas com esta modalidade de tingimento sobre malhas de poliéster, como é dito que ocorre quando estas malhas são tintas em processos descontínuos. As aplicações desta resina foram feitas dentro dos critérios industriais e as medidas de solidez realizadas segundo as normas americanas AATCC. Os resultados mostraram que se de um lado a solidez ao calor praticamente não se altera, de outro os índices de solidez à lavagem e ao atrito pioram para cores obtidas pelo processo contínuo, colocando o fato de que a resina melamínica não permite viabilizar o processo continuo para aplicações têxteis mais exigentes em qualidade.
Keywords: Fibras têxteis
Tingimento
Journal: Química Têxtil
ISSN: 0102-8235
Citation: BORELLI, Camilla; ALFIERI, P. M.; ALFIERI, P.; BRIZIDO, V. Estudo sobre os efeitos do acabamento de resina melamina-formol e de amaciante de silicone na solidez à lavagem, atrito e calor dos tingimentos de malha de poliéster em processo contínuo. Química Têxtil, n. 117, p. 20-32, 2014.
Access Type: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.fei.edu.br/handle/FEI/1019
Appears in Collections:Artigos

Files in This Item:
There are no files associated with this item.


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.