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Title: Fatores que afetam o roubo de cargas no last mile do comércio eltrônico
Authors: Silva, Beatriz Torres
Advisor: Sampaio, Mauro
Issue Date: 2019
Abstract: Recentemente, uma etapa em especial do comércio eletrônico tem chamado atenção dos profissionais da logística: o Last Mile, em português, entrega de última milha, que se refere ao transporte da mercadoria para o destinatário final. Essa etapa é de extrema importância e decisiva para a experiência do cliente, pois é quando o consumidor avaliará o tempo de entrega e as condições em que a encomenda chegou. Dessa forma, o last mile é fundamental para uma loja virtual, tendo em vista ser a etapa na qual o lojista mostrará a qualidade do serviço. Contudo, além das características intrínsecas da atividade que a torna a mais complexa de todo o processo de transportes, em países emergentes, como o Brasil, há ainda a importante questão no que tange à segurança das cargas movimentadas. Embora o roubo de carga tenha se tornado um dos aspectos mais importantes no gerenciamento logístico, poucos estudos conseguiram resolver essa questão por meio de análises de negócios, sobretudo em economias emergentes. Assim, o objetivo deste estudo empírico é analisar as relações existentes entre o valor sinistrado e diversas variáveis independentes por meio da exploração de dados históricos do maior varejista on-line do mercado brasileiro. Os resultados empíricos da análise multivariada revelam que valor e quantidade embarcada, horário, uso de terceiro e ausência de escolta são fatores-chave por trás da gravidade do roubo de carga. Além disso, as empresas com dados podem utilizar o modelo de gerenciamento de risco desenvolvido para roubo de carga no intuito de identificar as variáveis relevantes; ou aquelas que não possuem dados podem empregar as estratégias de mitigação desenvolvidas
Recently, one particular issue has captured the attention of logistics professionals: the last mile which refers to the transportation of goods to the final receiver. This step is extremely important and decisive for the customer experience, because it is when the consumer will evaluate the delivery time and the conditions under which the order arrived. Given that, it is clear how much the last mile is fundamental for a virtual store, because it is the stage in which the retailer shows its service quality. However, in addition to the intrinsic characteristics of the activity that makes it the most complex of the entire transport process, in emerging countries such as Brazil, there is still the important issue regarding cargo safety. Although cargo theft has become one of the most important aspects of logistics management, few studies have tackled the issue through business analysis, especially in emerging economies. Thus, the purpose of this empirical study is to analyze the relationship between loss severity and several independent variables by exploring historical data from the largest online retailer in the Brazilian market. The empirical results of the multivariate analysis reveal that value and quantity shipped, time, third party operations, and the absence of security guards are key factors behind the seriousness of cargo theft. In addition, data companies can use the risk management model developed for cargo theft to identify relevant variables, or those without data can apply the mitigation strategies developed
Keywords: Comércio eletrônico
Cargas e descargas
Publisher: Centro Universitário FEI, São Bernardo do Campo
DOI: https://doi.org/10.31414/EM.2019.D.130988
URI: https://repositorio.fei.edu.br/handle/FEI/3097
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