Da alma imortal ao transhumanismo: o corpo que transcende em movimento

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Tipo de produção
Artigo
Data
2020-06-24
Autores
SOARES, M. G.
KLAUTAU, Diego Genu
KLAUTAU, F. D.
Orientador
Periódico
REVER: REVISTA DE ESTUDOS DA RELIGIÃO
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Citação
SOARES, M. G.; KLAUTAU, Diego Genu; KLAUTAU, F. D. Da alma imortal ao transhumanismo: o corpo que transcende em movimento. REVER: REVISTA DE ESTUDOS DA RELIGIÃO, v. 20, n. 1, p. 131-146, 2020.
Palavras-chave
Epistemologia,Espiritualidade,Transcendência,Corporeidade,Epistemology,Spirituality,Transcendence,Corporeality
Resumo
Este ensaio analisa a relação corpo e movimento para a transcendência a partir de conceitos fundantes sobre a temática corpo - imanência e transcendência. Retoma princípios e ideias de au-tores clássicos da filosofia e religião, como Platão e Aristóteles, bem como Hegel e Descartes para tratar da materialidade concreta do corpo no percurso histórico-social e que, ao se movimentar, desenvolve a espiritualidade que move e a força psíquica que transcende. Entre os conceitos, aprecia a corporeidade em Merleau-Ponty e seus seguidores e a transcendência humanizada em Manuel Sérgio e os estudiosos deste autor. Aplica como metodologia a revisão de estudos e como procedi-mento metodológico a classificação de ideias e princípios teóricos categorizados pelas acepções de corpo, movimento, espiritualidade e transcendência nos autores eleitos. Conclui que no movimento consciente, como processo permanente da trajetória humana, ocorre a transcendência de limites corpóreos e de níveis de espiritualidade
This essay analyzes the relation body and movement to transcendence based on fundamental concepts of the body theme - immanence and transcendence. It takes up principles and ideas from classical authors of philosophy and religion such as Plato and Aristotle, as well as Hegel and Descartes, to address the concrete materiality of the body in the historical-social course and, as it moves, it develops the spirituality that moves and the psychic force that transcends. Among the concepts, it appreciates the corporeality in Merleau-Ponty and his followers and the humanized transcendence in Manuel Sérgio and the scholars of this author. It applies as methodology the review of studies and as methodological procedure the classification of ideas and theoretical principles categorized by the meanings of body, movement, spirituality, and transcendence, in the elected authors. It concludes that in conscious movement, there is a transcendence of bodily limits and levels of spirituality as a continual process of the human trajectory.

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