Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.fei.edu.br/handle/FEI/3527
Title: Projeto de reator multifuncional no acoplamento das reações de desidratação de etanol e hidrodealquilação do tolueno
Authors: Luis Novazzi
SANTOS, FERNANDO AUGUSTO ROMERO
Issue Date: 22-Aug-2019
Abstract: Reatores multifuncionais possibilitam o acoplamento de um meio reacional exotérmico com um endotérmico, de modo que a energia cedida pelo primeiro supre o segundo. Isso pode levar a projetos de equipamentos com menor custo de capital e também promover uma redução no consumo de utilidades da planta. Neste trabalho, a reação de desidratação do etanol foi acoplada termicamente com a hidrodealquilação do tolueno, em um reator multifuncional, através de simulação do sistema reacional. Fez-se a modelagem matemática desse sistema escrevendo-se os balanços molares para os diversos componentes, os balanços de energia e de perda de carga, enquanto que as leis cinéticas foram tomadas da literatura. Como hipóteses simplificadoras, considerou-se o meio pseudo-homogêneo, em regime permanente e sem variações radiais. O sistema de equações diferenciais ordinárias resultantes, oriundas de um problema de valor inicial, foi resolvido em Matlab. Simulou-se um caso base no qual foi admitida uma configuração de trocador duplo tubo para o reator, com as reações exotérmicas sendo conduzidas no tubo e as endotérmicas na região anular. Esse caso base foi posteriormente otimizado, por meio de análise das condições de operação do equipamento. No projeto final do reator, a conversão tanto do meio endotérmico como do exotérmico foram altas, atingindo mais de 94% e 83%, respectivamente, com boa seletividade. Além disso, os perfis de temperatura indicaram que a associação dessas duas reações é factível.
Keywords: Acoplamento
Desidratação de etanol
Journal: Brazilian Journal of Development
Citation: NOVAZZI, L. F.; SANTOS, F. A. R. Projeto de reator multifuncional no acoplamento das reações de desidratação de etanol e hidrodealquilação do tolueno. Brazilian Journal of Development, v. 5, n. 8, p. 12382-12390, 2019.
Access Type: Acesso Aberto
DOI: 10.34117/bjdv5n8-082
Appears in Collections:Artigos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Novazzi_pdf720.5 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.