Análise visual de padrões de leitura em textos da língua portuguesa por meio de rastreamento ocular

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Tipo de produção
Dissertação
Data
2022
Autores
Requena, F. C. G.
Orientador
Thomaz, C. E.
Periódico
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Citação
REQUENA, F. C. G. Análise Visual de Padrões de Leitura em Textos da Língua Portuguesa Por meio de Rastreamento Ocular. 2022. 155 p. Dissertação (Mestrado em Engenharia Elétrica) - Centro Universitário FEI, São Bernardo do Campo, 2022. Disponível em: https://doi.org/10.31414/EE.2022.D.131529.
Palavras-chave
Percepção visual,Rastreamento ocular,Leitura
Resumo
A leitura é uma atividade complexa. Leitores engajados prestam atenção quando leem, concentram-se no significado do texto e aprendem com o próprio texto. No entanto, tal engajamento não se apresenta explicitamente, mas como melhores resultados de acertos em exames afins como o Programa de Avaliação Internacional de Estudantes (PISA). Neste contexto, o objetivo desta dissertação de mestrado é explorar as semelhanças e diferenças nos padrões de movimento ocular, durante tarefas de leitura, entre voluntários proficientes tendo como base o PISA. A metodologia proposta consiste em uma análise detalhada de atividades e estratégias visuais de leitura usando um equipamento de rastreamento ocular. O experimento contou com a participação de 36 voluntários entre estudantes e funcionários de uma instituição acadêmica, e foi composto por 6 questões de múltipla escolha e 4 textos, todos retirados do PISA. A análise dos mapas de atenção visual gerados através do experimento permitiu identificar entre os participantes considerados como mais qualificados que as fixações do olhar ocorreram de forma mais concentrada nas áreas de resposta definidas. Em contraste, entre os menos qualificados, as fixações ocorreram de forma mais desorganizada, esparsa, principalmente em textos não contínuos que contêm imagens. Tais resultados indicam que o engajamento observado é evidente para os mais qualificados e os menos qualificados tendem a falhar nesse aspecto, revelando aqui nesta dissertação uma metodologia promissora para compreender melhor as possíveis dificuldades de alunos em nível escolar nesta atividade cognitiva complexa
Reading is a complex activity. Engaged readers pay attention when they read, focus on the meaning of the text, and learn from the text itself. However, such engagement does not present itself explicitly, but as better hit scores on related exams such as the Program for International Student Assessment (PISA). In this context, the aim of this master's thesis is to explore the similarities and differences in eye movement patterns during reading tasks among proficient volunteers based on the PISA exam. The proposed methodology consists of a detailed analysis of visual reading activities and strategies using an eye-tracking equipment. The experiment carried out with the participation of 36 subjects among staff are students from an academic institution and was composed of 6 multiple choice questions and 4 texts, all taken from PISA. The analysis of the visual attention maps generated through the experiment allowed us to identify among the participants considered to be more qualified, that the gaze fixations occurred more concentratedly in the defined response areas. In contrast, among the least skilled, fixations occurred in a more disorganized, sparse manner, especially on non-continuous texts containing images. Our results indicate that the observed engagement is evident for the more skilled and the less skilled tend to fail in this respect, revealing here in this dissertation a promising methodology to better understand the possible difficulties of school-level students in this complex cognitive activity