VMPD (VEHICLE MANEUVER PATTERN DETECTION):

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Tipo de produção
Trabalho de Conclusão de Curso
Data
2020-06-17
Autores
GUILHERME COELHO SMALL ZICARI
NATHÁLIA CÂNDIDO
TIAGO COSTA ARRAZI
RAFAEL SILVA MOREIRA
Orientador
Paulo Sérgio Silva Rodrigues
Periódico
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Palavras-chave
visão computacional,séries temporais,fluxo óptico,aprendizado de máquina
Resumo
Um dos grandes problemas das sociedades atuais é o elevado crescimento da população, e consequentemente de veículos automotivos. Esse crescimento implica na elevação da com- plexidade do trânsito, no qual a quantidade de elementos em que deve se manter o foco é cada vez maior. Dada esta complexidade florescente, a probabilidade de acidentes devido a erros de julgamento cometidos por condutores, assim como a dificuldade de fiscalização pelas autorida- des, crescem. Este estudo tem como objetivo realizar a detecção de manobras que ocorrem ao redor do veículo o qual o motorista ocupa, o veículo-base. O sistema proposto baseia-se em técnicas de visão computacional, aprendizado de máquina e séries temporais. Com o objetivo de capturar uma visão mais ampla, são utilizadas câmeras que abrangem diferentes perspecti- vas a partir do veículo-base. Informações de interesse são extraídas e transformadas em séries temporais, posteriormente analisadas por uma rede neural, classificando manobras detectadas. Dada esta classificação, a metodologia se prova útil para a detecção de perigos e pontos de inte- resse realizada em sistemas de direção semiautônomos, ou mesmo a identificação de condução perigosa para a educação no trânsito. Até onde se sabe, este problema não foi abordado sob a perspectiva de primeira pessoa. Os resultados obtidos são promissores, com a menor acurácia média de 83,92% entre todas as validações. Individualmente, os resultados utilizando a valida- ção cruzada por K-Fold atingiram uma acurácia média de 99,63% e a validação cruzada manual não enviesada, 90,88%.