Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.fei.edu.br/handle/FEI/823
Title: Análise comparativa dos sistemas estruturais de lajes convencionais e lajes lisas: Comparative analysis of structural systems of conventional slab and smooth slab
Authors: CRUZ, B. C. Rafael
MAESHIRO, T. T.
KOJIMA, T. A.
ALONSO, P. S.
MACEDO, F. S.
ESTABILE, H. M.
Issue Date: 2018
Abstract: A escolha do sistema estrutural envolve diversos fatores e apresenta uma grande variedade de métodos construtivos. Nesse diapasão a demanda de insumos de construção varia de acordo com o modelo estrutural adotado, com isso é relevante estabelecer a variabilidade deste consumo em função de cada modelo. O objetivo deste trabalho é apresentar analisar o consumo de concreto, aço e formas em estruturas de concreto armado do tipo convencional e laje lisa com apoio de sistemas informatizados. A metodologia sedimentada com estudo de caso, cujo objeto é um edifício residencial de 8 pavimentos analisado segundo a NBR 6118:2014 – Projeto de Estruturas de Concreto - Procedimento, com o apoio do software CAD/TQS®. Os resultados serão representados em uma análise comparativa gráfica relacionando a variação dos insumos.
Keywords: Estruturas de concreto armado
Edifícios residenciais
Estruturas convencionais
Lajes lisas
Insumos
Journal: REVISTA DE ENGENHARIA E TECNOLOGIA
ISSN: 2176-7270
Citation: CRUZ, B. C. Rafael; MAESHIRO, T. T.; KOJIMA, T. A.; ALONSO, P. S.; MACEDO, F. S.; ESTABILE, H. M.. Análise Comparativa dos Sistemas Estruturais de Lajes Convencionais e Lajes Lisas. REVISTA DE ENGENHARIA E TECNOLOGIA, v. 10, n. 1, p. 149-168, 2018.
Access Type: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.fei.edu.br/handle/FEI/823
Appears in Collections:Artigos

Files in This Item:
There are no files associated with this item.


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.