Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.fei.edu.br/handle/FEI/832
Title: Influência das variáveis atmosféricas na degradação dos materiais da construção civil: Impact of atmospheric variables on the construction materials
Authors: DE SOUZA, Rui
REBOITA, M. S.
WERLE, A. P.
COSTA, E. B. C.
Issue Date: 2016
Abstract: Este estudo apresenta uma revisão da literatura sobre o tema impacto de variáveis atmosféricas em materiais da construção civil. Ao longo do trabalho é apresentada a definição das variáveis atmosféricas e a relação destas com a degradação de materiais cerâmicos, metálicos, poliméricos e madeiras. Por exemplo, a temperatura do ar pode causar dilatação e retraimento em materiais cerâmicos causando o colapso desse material. Essa variável atmosférica também é responsável pela alteração estrutural de polímeros. Já os materiais metálicos sofrem corrosão pelo efeito da umidade do ar; nas madeiras, esta variável favorece o desenvolvimento de agentes biológicos degradadores. Por fim, destaca-se que este estudo serve de referência para graduandos em engenharia civil e arquitetura bem como para aqueles interessados no tema.
Keywords: Variáveis atmosféricas
Degradação
Materiais da construção civil
Journal: REEC - Revista Eletrônica de Engenharia Civil
ISSN: 2179-0612
Citation: DE SOUZA, R. B.; REBOITA, M. S.; WERLE, A. P.; COSTA, E. B. C.. INFLUÊNCIA DAS VARIÁVEIS ATMOSFÉRICAS NA DEGRADAÇÃO DOS MATERIAIS DA CONSTRUÇÃO CIVIL. REEC - Revista Eletrônica de Engenharia Civil, v. 13, p. 1-19, 2016.
Access Type: Acesso Aberto
DOI: https://doi.org/10.5216/reec.v13i1.41448
URI: https://repositorio.fei.edu.br/handle/FEI/832
Appears in Collections:Artigos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
832.pdf1.64 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.