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Navegando Engenharia Mecânica por Orientador "Alliprandini, Dário Henrique"
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Dissertação Análise da relação entre práticas de desenvolvimento de produto de uma empresa com a manufatura enxuta consolidada e as práticas do PDP enxuto(2018) Rogalsky, HeinrichLançar produtos novos no mercado competitivo e globalizado, atendendo prazos cada vez mais desafiadores, com alto nível de qualidade e custo baixo, satisfazendo aos clientes com uma elevação na sua variação e personalização, e com ciclos de vida cada vez menores, acaba tornando o processo de desenvolvimento de produtos (PDP) um fator importante e crítico para aumentar a competitividade das empresas. Estudos mostram que práticas enxutas, inicialmente aplicadas em manufatura, quando orientadas por questões operativas e tecnológicas do processo de produção e alinhadas com o que será produzido e como será produzido, acrescentando-se as diversas dimensões de valor exigidas pelo cliente, trarão um diferencial positivo nos resultados obtidos com a industrialização de novos produtos se aplicadas no PDP. Neste contexto, o objetivo geral deste trabalho é analisar se uma empresa madura na manufatura enxuta possui práticas de desenvolvimento de produtos aderentes ao PDP enxuto. Especificamente, este trabalho tem os seguintes objetivos: identificar na literatura as práticas do PDP enxuto; mapear as práticas de desenvolvimento de produto na empresa estudada e relacioná-las com as práticas do PDP enxuto; avaliar o nível de aderência das práticas de desenvolvimento de produto da empresa às práticas do PDP enxuto; analisar a relação entre as práticas do PDP enxuto utilizadas pela empresa com o seu desempenho. O trabalho foi desenvolvido por meio de um estudo de caso conduzido em uma montadora, cuja metodologia contribui tanto para a literatura, na medida que vinte e três práticas enxutas são selecionadas e estudadas e que focam em conduzir empresas a um patamar de sucesso, quanto para a área da gestão de desenvolvimento do produto de forma tal que, por meio da sua aplicação, pode-se fazer um diagnóstico das práticas utilizadas no desenvolvimento de produtos da empresa e orientá-la para aquilo que agrega valor para o cliente e para ela.Dissertação Desenvolvimento de produto em empresas da indústria têxtil: caracterização do processo e identificação de práticas da gestão do conhecimento e seus recursos capacitadores. Estudo de caso em múltiplos ramos de atividades(2021) Paula, L. de O.A essência do processo de desenvolvimento de produtos manifesta-se fundamentada na concepção de contextos organizacionais promissores à disseminação do conhecimento e aprendizagem individual. Atividades centradas ao conhecimento apresentam-se como moderadoras à aquisição de vantagens competitivas sustentáveis, bem como, ao sucesso de novos produtos. Dessa forma, o presente trabalho objetiva identificar e caracterizar práticas de gestão do conhecimento e seus recursos capacitadores no processo de desenvolvimento de produtos de empresas da indústria têxtil atuantes em múltiplos ramos de atividades. Visando ao alcance deste propósito, foi realizada uma pesquisa empírica de cunho qualitativo embasada na adoção do procedimento técnico de estudos de caso múltiplos empregue em cinco organizações de grande porte responsáveis pela fabricação de fibras e filamentos sintéticos, fios fiados naturais e mistos, tecidos planos acabados, malhas acabadas, bem como, confecção de produtos para moda lar. Amparada na análise das evidências empíricas, o estudo constatou que o desenvolvimento de produtos têxteis exibe-se um processo estruturado, realçado pela ênfase às macrofases de pré-desenvolvimento e desenvolvimento, motivadas, essencialmente, por novos projetos requisitados pela dinâmica de mercado ou solicitados diretamente pelo consumidor, concretizados mediante esforços coletivos de pluralidades departamentais, todavia, escasso da aplicação de metodologias e ferramentas suportáveis às tomadas de decisões envolvidas paralelamente à coordenação de tarefas relacionadas, ponderados fundamentalmente com base em indicadores financeiros tradicionais de vendas e rentabilidade. Ademais, pertinente às iniciativas orientadas ao conhecimento e elementos impulsionadores da gestão do conhecimento, os achados coletados em campo demonstraram a eminência de processos de conversão do conhecimento concernentes a prática de criação, suportável pela vigência de comportamentos colaborativos, comumente a notoriedade de esforços orientados ao compartilhamento do conhecimento entre funcionários, clientes e consumidor final, frente a operacionalização de infraestruturas tecnológicas, sobretudo, nas empresas designadas ao desenvolvimento de coleções de produtos, à medida que, iniciativas referentes ao armazenamento, potencializadas pela presença de lideranças orientadas ao conhecimento sincronicamente a disposição de estímulos motivadores à aprendizagem, revelaram-se destacáveis às empresas destinadas ao atendimento de pedidos diferenciados solícitos por clientes. Também, condutas pertinentes a utilização do conhecimento, alavancadas segundo a oferta de treinamentos contínuos, mecanismos de premiações e recompensas e políticas formais de estratégia de gestão do conhecimento, exibiram-se evidentes, particularmente, nas organizações detentoras de processos produtivos verticalizados. Neste particular, a pesquisa atestou a íntegra execução das práticas de gestão do conhecimento somente na companhia desenvolvedora de tecidos planos acabados em razão a extensão de ocorrência e efetividade dos recursos capacitadores à gestão do conhecimento paralelamente a vigência de iniciativas compenetradas a disposição de melhores práticas ambientais, sociais e de governança, intrínsecas ao modelo de negócios ESG, qualificadas como fomentadoras à sistematização do conhecimentoDissertação Estudo comparativo da estrutura da academia corporativa lean da Mercedes-Benz do Brasil com as práticas capacitadoras do LEM- Lean Enterprise Model(2015) Silva, A. E. C.A implantação de sistemas de gestão da produção enxuta sempre teve grande tendência na aplicação de técnicas e ferramentas, e por consequência as atividades de capacitação das organizações são desenvolvidas para as novas competências que vão além do foco nas ferramentas tradicionais da produção enxuta. A fim de compreender e analisar a maneira como as empresas estão capacitando seus funcionários em produção o estudo compara o processo de capacitação realizado pela Mercedes-Benz do Brasil (Daimler) que contém treinamento e desenvolvimento de projetos alinhados à estratégia corporativa com o modelo de práticas primárias e capacitadoras do LEM, o qual é uma iniciativa do MIT e serve como referência na implantação dos princípios e práticas da produção enxuta. O trabalho foi desenvolvido com a revisão bibliográfica que contém o histórico da produção enxuta, o modelo LEM e outros modelos de academia lean, e em seguida foi feito o levantamento de dados da empresa em estudo com o histórico da implantação lean, a estrutura do programa de capacitação lean e o estudo da Matriz de Habilidades Lean (MHL). Com base nas matrizes de habilidades de cada modelo foi desenvolvido um estudo comparativo das relações e a identificação de aderências entre as práticas dos dois modelos, análise de especialistas lean e por fim os principais resultados. Esses resultados foram: a identificação de “gaps” relevantes entre as práticas dos dois modelos, como liderança, desdobramento de objetivos e os resultados que são muito mais aplicadas no modelo corporativo; e o foco no desenvolvimento de carreira dos especialistas lean e demais funcionários envolvidos com lean que são mais presentes nas práticas capacitadoras do LEM. O trabalho ainda apresenta uma discussão dos resultados em relação a algumas dimensões organizacionais tais como liderança, comunicação, planejamento, foco em resultados, desdobramentos de objetivos, bem como a importância de um programa estruturado de capacitação lean para tornar cada vez mais efetiva a prática da abordagem lean na organização.Dissertação Estudo comparativo do processo de desenvolvimento de produto em uma montadora americana com o modelo lean development(2016) Torelli, W. T.Com o mercado automotivo cada vez mais competitivo, as montadoras de veículos automotores empenham-se em desenvolver produtos inovadores que atendam aos requisitos dos clientes. Para enfrentar tal desafio, ações vão desde a criação e adoção de novas tecnologias até mudanças no relacionamento com os clientes, passando inevitavelmente pela necessidade de adequar o processo de desenvolvimento de produto (PDP) e sua gestão. Assim, estudos sobre modelos de gestão e práticas gerenciais para o PDP tornam-se oportunos e relevantes. Um modelo reconhecido como bem-sucedido é o da Toyota cujo nome no ocidente é Lean Development (LD). Este trabalho pretende contribuir para a gestão do PDP ao realizar um estudo comparativo de práticas do processo de desenvolvimento do produto utilizado por uma montadora americana com aquelas consideradas essenciais ou diferenciais do modelo japonês. O desenvolvimento do trabalho foi conduzido por meio de uma pesquisa teórica para selecionar as práticas fundamentais do modelo LD. Em seguida foi confeccionada uma pesquisa de campo exploratória para caracterizar as práticas do PDP de uma montadora americana. Similitudes e diferenças foram identificadas.Dissertação Nível de maturidade da produção enxuta:um estudo de múltiplos casos em uma empresa da indústria automobilística(2017) Caparroz, E. S. D.Este trabalho teve como propósito avaliar os níveis de maturidade da Manufatura Enxuta (ME) em ambiente de manufatura em diferentes plantas de uma empresa da indústria automobilística. Buscou-se investigar os níveis de maturidade em duas plantas da mesma empresa com diferentes tempos de implantação da ME e diferentes características organizacionais. O trabalho foi realizado por meio de uma pesquisa de campo com o método de múltiplos casos em unidades de negócio de uma montadora de veículos automotores, e pretendeu-se responder às seguintes questões de pesquisa: Qual é o nível de maturidade das unidades produtivas investigadas? e Quais são as relações entre as características de implantação e o nível de maturidade encontrado em cada planta? . Assim, como resultado a identificação de aspectos e elementos organizacionais, relacionados à prática da ME, que poderiam ser associados aos níveis de maturidade da implantação Lean. Por meio da revisão da literatura, foram encontrados alguns modelos relacionados a níveis de maturidade da ME, tendo sido escolhido o modelo LESAT (Lean Enterprise Self Assessment Tool) por apresentar todas as dimensões da ME. Para a identificação e caracterização das características de implementação foram utilizadas as bases de dados sobre a qualificação, desempenho e projetos do contexto da ME. Pode-se observar entre os resultados obtidos com a análise dos dados que o nível de maturidade encontrado está bem relacionado com as principais características da implantação Lean, características como a implantação de projetos traz um resultado claro que aumenta o nível de maturidade. Estas características apontam para um nível de maturidade superior, visto que onde se busca mais melhorias leva um resultado melhor e mais sustentável que leva a um maior nível de maturidade Lean.Dissertação Percepção do pessoal de nível operacional sobre o visual management no ambiente de manufatura:múltiplos casos em empresas do setor automobilístico(2018) Souza, Fabio Silva deUma dificuldade para muitas organizações é como fornecer informações relevantes para seus empregados dentro do ambiente de trabalho na manufatura, por meio da comunicação de curto alcance. A necessidade latente de encontrar soluções para mitigar esta dificuldade, trouxe à tona o estudo do Visual Management. A literatura nos apresenta o Visual Management como uma filosofia de gestão que, por meio de recursos com estímulos visuais, têm forte impacto sobre a cognição humana, facilitando a aquisição de informações e conhecimento. Ao mesmo tempo ela nos deixa um gap no que diz respeito à falta de pesquisa empírica que leve em consideração a percepção do pessoal de nível operacional sobre a prática do Visual Management no ambiente de manufatura. Por meio de uma revisão da literatura, foram identificadas um conjunto de onze ferramentas de Visual Management que, quando praticadas no ambiente de manufatura resultam em alguns benefícios de sua utilização. Assim sendo, esta pesquisa tem por objetivo analisar como o pessoal de nível operacional, dentro de seu ambiente de trabalho na manufatura, percebe estes benefícios do Visual Management, por meio de um estudo qualitativo de múltiplos casos, aplicado em quatro empresas do setor automobilístico. O resultado das análises dos casos indica que, nas quatro empresas pesquisadas há alta percepção do pessoal de nível operacional acerca dos benefícios da prática do Visual Management no ambiente de manufatura.Dissertação Práticas de gestão e competitividade em operações de serviço:estudo multicasos de serviços pós-venda em concessionárias de automóveis(2018) Marton, W. H.Diante do crescimento do setor de serviços nos últimos anos e a sua notória participação no PIB brasileiro, empresas do setor de serviços estão se tornando cada vez mais competitivas. O foco no consumidor, prover serviços com excelência e o uso de novas tecnologias podem trazer benefícios, aumentar a competitividade da empresa e até mesmo torná-la uma referência frente aos seus concorrentes. Para isso, as empresas de serviços podem estruturar suas atividades com base no modelo de estágios evolutivos de competitividade e aplicar conceitos de estratégias com o intuito de aperfeiçoar suas operações. Os serviços e manutenção dos milhões de veículos no Brasil correspondem a aproximadamente 30% das receitas das concessionárias, o que mostra a importância do estudo do setor, principalmente em um momento que essas empresas procuram melhorar suas práticas de gestão. Assim, o objetivo deste trabalho é analisar as práticas de gestão de operações de serviços de pós-venda em concessionárias de automóveis, bem como verificar o nível de evolução das operações dessas empresas pelo modelo dos estágios de competitividade das operações de serviço. Foi realizada uma pesquisa de campo pelo método de estudo de caso em quatro concessionárias de automóveis, e com base nas evidências encontradas pode-se dizer que as principais práticas de gestão de operações das concessionárias estudadas são: atender as expectativas dos clientes; possuir um back-office que é igualmente valorizado como o front-office e desempenha um papel fundamental; entender as variações das necessidades dos clientes e propor soluções personalizadas; necessitar justificar a aquisição de uma nova tecnologia através da economia de custos e melhoria do serviço; possuir uma força de trabalho disciplinada, eficiente, que segue procedimentos; possuir gestores que estão disponíveis para os clientes e que controlam tanto o processo quanto os colaboradores; e por fim a necessidade de seguir os procedimentos estipulados pelas montadoras, indicando que elas encontram-se predominantemente no estágio 3 ou em transição do estágio 2 para o estágio 3 do modelo dos estágios da competitividade das operações de serviço.Dissertação Princípios do lean management e sua relação com os níveis de maturidade lean nas organizações(2019) Ferraz, Alexandre DelgadoDissertação Proposta de modelo para priorização de projetos industriais baseada na gestão de portfólio: desenvolvimento e aplicação em uma empresa da indústria automobilística(2016) Jorge, Daniel B. N.Esse trabalho foi desenvolvido para conceber um modelo de priorização de projetos industriais baseado na gestão de portfólio. O objetivo foi desenvolver uma proposta de modelo de priorização de projetos industriais, baseado nos requisitos dos modelos de gestão de portfólio de projetos da literatura de modo a facilitar aos tomadores de decisão no alinhamento do portfólio de projetos industriais aos requisitos estratégicos e às restrições sistêmicas, além de auxiliar na busca da vantagem competitiva da manufatura. De fato, há uma consolidação do tema com aplicações na área de desenvolvimento de novos produtos, entretanto, poucas aplicações em projetos industriais. Com a crescente aplicação de projetos industriais como ferramentas para mudanças organizacionais e para atender a objetivos estratégicos a aplicação e a quantidade de projetos têm aumentado. Entretanto, restrições em recursos das organizações, tais como, financeiras, humanos e tecnológicos faz com que somente alguns projetos sejam implementados. Buscando o maior alinhamento com a estratégia organizacional, a aplicação de metodologias e ferramentas para a priorização e gestão adequada destes projetos faz-se necessária para obter uma maior vantagem competitiva. O trabalho foi desenvolvido por meio de uma pesquisa teórica e uma pesquisa aplicada em uma montadora de automóveis multinacional de grande porte e como principais resultados a aderência entre o modelo proposto e os resultados reais da organização com uma maior velocidade e rapidez na tomada da decisão. O modelo proposto neste trabalho oferece aos gestores e tomadores de decisão um processo eficiente de gestão e priorização do portfólio de projetos industriais. Por fim, são apresentadas uma análise crítica e indicação de desdobramentos possíveis.Dissertação Relação entre os níveis de maturidade da melhoria contínua e os estágios evolutivos da competitividade em operações de serviços hospitalares(2017) Teixeira, André LuizEste trabalho trata do estudo de um modelo referencial para direcionamento de ações nas operações das organizações por estágios de evolução no contexto de atividades de melhoria contínua das operações. O modelo é conhecido por “modelo dos quatro estágios da competitividade de empresas de serviços” apresentado pelos pesquisadores Richard Chase e Robert Hayes. O modelo pode apoiar a atividade de diagnóstico da situação atual e serve de base para se estabelecer novos padrões de desempenho para uma situação futura. Para isso, o modelo apresenta seis diferentes capacidades que caracterizam os estágios e quatro dimensões para avaliação. Entretanto, uma capacidade específica não é contemplada no modelo quando se trata do contexto da melhoria contínua de processos – habilidades e comportamentos padrão da melhoria contínua. Essas habilidades e comportamentos estão relacionados aos níveis de maturidade da melhoria contínua. Dessa forma, é razoável admitir que esses níveis de maturidade podem ser relacionados aos estágios de evolução do modelo de competitividade das operações de serviços com vistas a promover a evolução nos estágios da competitividade nas operações de serviços. Assim, o objetivo deste trabalho é estudar a relação dos níveis de maturidade da melhoria contínua com as dimensões do modelo de competitividade das operações de serviços, verificando a possibilidade de relacionar as habilidades de cada nível de maturidade da melhoria contínua com os aspectos inerentes a cada estágio evolutivo. O trabalho foi desenvolvido por meio de uma pesquisa de campo pelo método de estudo de caso em empresas do segmento de atendimento médico-hospitalar que possuam práticas de melhoria contínua estruturada tanto por meio de programas como por meio de sistemas da qualidade e que possuam características em comum tais como finalistas do prêmio nacional da qualidade ou certificadas por meio de referências de sistemas da qualidade. Os principais resultados encontrados foram: identificação da existência de relação entre o estágio de competitividade em operações de serviços e o nível de maturidade da melhoria contínua; melhor compreensão dos elementos bases da melhoria contínua que deve ser comum a qualquer empresa que estejam progredindo no estágio de competitividade de operações.Dissertação Utilização das funcionalidades de planejamento de manufatura disponibilizadas no sistema de gestão ERP(2015) Alves, Ivan dos SantosA evolução dos sistemas de planejamento de manufatura iniciou-se com a estratégia de ponto de reposição (ROP) e de planejamento das necessidades de materiais (MRP), passando por diversas fases até o sistema de gestão de planejamento de recursos empresariais (ERP). As implementações desses sistemas, em seu primeiro momento, não são realizadas com a utilização de todas as funcionalidades possíveis, geralmente são planejadas para um segundo momento em um processo de melhoria contínua e não há evidências de que esse aumento da utilização dos recursos aconteça nas atividades rotineiras dentro do sistema, em especial aquelas relacionadas ao planejamento da manufatura. Assim, este estudo procura contribuir na identificação de como as empresas estão utilizando as funcionalidades de planejamento de manufatura disponibilizadas pelos sistemas de gestão ERP por meio da percepção dos usuários e gestores que utilizam de forma intensiva o sistema ERP nas empresas estudadas. Entre os resultados observados na pesquisa pode-se destacar que as funcionalidades disponibilizadas nos sistemas de planejamento da manufatura são subutilizadas, estimando que o uso dessas funcionalidades ficou abaixo de 50%, e também que os gestores e usuários possuem uma visão subestimada no tamanho da base de dados administrados e uma visão superestimada no uso das funcionalidades disponibilizada pelo sistema.