Trabalhos de Conclusão de Curso
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Navegando Trabalhos de Conclusão de Curso por Orientador "Delatore, Fabio"
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Trabalho de Conclusão de Curso e-CVT(2021-11) Silva, Enrique Climaco de Freitas e; Virga, Igor Rodrigues; Magalhães Neto, José Thales; Bertti, Karina Regina Souza; Lopes, Lucas Vieira; Sampaio, Renato do Carmo; Aharonovitz, Salomão José Soares; Batista, Yuri Farah FernandesAtualmente, os veículos cuja propulsão provém de combustíveis fósseis vêm sendo cada vez mais extintos no âmbito global devido à poluição gerada. Grandes potências mundiais já traçam previsões para extinguir esse tipo de motorização e desta forma, abre-se novas oportunidades para explorar novas tecnologias, como por exemplo, os motores elétricos que não dependem de energia não renovável. Apesar dos motores elétricos serem capazes de gerar mais de 90% de rendimento, cenário totalmente oposto ao motor à combustão interna, a aplicação dessa nova propulsão vem gerando incertezas no mercado automobilístico, devido à autonomia do veículo elétrico. A fim de corrigir esse problema, o projeto e-CVT tem como objetivo viabilizar com que o motor elétrico trabalhe pelo maior tempo possível no intervalo de rotação que oferece a maior eficiência tendo como resultado o aumento de autonomia de veículo. Por meio das simulações realizadas, nota-se a melhoria do conjunto ao integrar a CVT ao motor elétrico, pois há um aumento considerável da eficiência energética do motor elétrico.Trabalho de Conclusão de Curso Projeto control-e:(2021-12) Loesch, Bruna Ramos; David, Caetano Guarreschi; Avi, Eduardo Ribeiro de Oliveira; Feliciano, Henrique Naim Finianos; Gabriel, Lucas de Abreu; Assis, Lucius Cavalcante de; Costa, Marcos Dias; Franco, Matheus Amorim; Lamas, Nuno LageA crescente demanda da eletrificação em automóveis traz consequências e impactos para a malha automotiva do mundo como um todo, sendo uma das principais o consequente aumento de número de células produzidas para a montagem dos módulos e conjuntos de baterias em veículos elétricos. Tais componentes demandam uma grande quantidade de energia para produção, a depender dos materiais utilizados para catodo, anodo e eletrólitos, sendo outro fator problemático o descarte das mesmas células, uma vez que a reciclagem em si demanda uma série de processos específicos. Tal descarte é ainda decorrente da degradação das células (perda da capacidade de armazenamento de energia), que é comprovadamente acelerado em altas temperaturas. Desta forma, o projeto Control-e desenvolve um sistema completo de arrefecimento para baterias em ônibus elétricos, de forma a limitar a temperatura máxima de funcionamento das células em 40 °C e, de acordo com os modelos veicular, dinâmico e de uso propostos, uma vida útil entre 12 e 14 anos (delimitada pela perda de até 20% da capacidade de armazenamento de energia), para uma aplicação urbana, contemplando ainda a recarga em tempo de uma hora, fator ainda delimitante para a viabilização da eletrificação em si. Entende-se, portanto, que através da extensão da vida útil para as células, a utilização de veículos elétricos é motivada, uma vez que se reduz a frequência de intervalos de troca das células e incentiva-se o uso póstumo à aplicação veicular, como para aplicação doméstica e/ou industrial, em que o peso do conjunto não é um fator limitante.