Trabalhos de Conclusão de Curso
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- Trabalho de Conclusão de CursoMagic coaster(2021-12-17) Marotti, Agatha Lais Salgueiro; Cicolani, César Eduardo; Santos, Gabriel Casarotti dos; Oliveira, Gabriel Garcia de; Alves, Guilherme Ramires; Tamaru, Hugo Tadashi; Cannizza, Luiz Otávio Martinelli; Silva, Paloma Almeida daO Magic Coaster é um trabalho de conclusão de curso sobre o desenvolvimento de um freio magnético para carros de montanha-russa, aplicando conceitos adquiridos no curso de engenharia mecânica e tomando como base de design dos carros e trajeto percorrido a montanha-russa FireWhip, do Beto Carrero World, localizado em Penha, Santa Catarina, no Brasil. O sistema desenvolvido pela Magic Coaster é baseado na Lei de Lenz e, portanto, atuará com frenagem magnética graças aos ímãs de neodímio presentes em seu sistema, também conhecidos como “super-ímãs”. Além disso, seu princípio físico permite manter os carros da montanha-russa a uma velocidade segura no trecho de frenagem, já que sua força de atuação depende da velocidade e da massa total dos carros e passageiros, além de dispor de uma distância extra de frenagem para garantir que o sistema seja mais que o suficiente para desacelerar o carrinho nas circunstâncias da atração, trazendo ainda mais segurança para a FireWhip. Por conta de uma impossibilidade física, o sistema Magic Coaster não é capaz de frear totalmente os carrinhos, uma vez que seu acionamento depende de eles estarem em uma velocidade não tão baixa (acima de aproximadamente 1 m/s) para que a Lei de Lenz faça efeito. Por isso, o fim do trecho do sistema de frenagem por atrito original é mantido para garantir que o carrinho faça sua parada total antes de seguir para o desembarque. Após o desenvolvimento, compreende-se que o projeto comprova a viabilidade dessa tecnologia ainda não aplicada nas montanhas-russas do Brasil, que traz inovação sem ruídos de acionamento e mais segurança para a FireWhip.
- Trabalho de Conclusão de CursoProjeto mopuama(2022-12-21) Silva, Bruno Santos da; Sakamoto, Bruno Sussumo; Almeida, João Victor Ferreira Veloso de; Silva, Rodrigo Vieira da; Santos, Victor Gabriel Okuiama dosO ato de se levantar parece ser algo muito comum para a maioria da população mundial. Porém, muitas pessoas enfrentam dificuldades ou até a impossibilidade de executar tal movimento, seja por dificuldade de mobilidade ou incapacidade de controle nos membros inferiores. O projeto Mopuama tem como objetivo dimensionar uma cadeira de rodas acessível e com baixo índice de manutenção, que possibilite levantar um paciente, deixando-o em uma posição ereta (ortostática). Esse movimento será realizado através de um sistema mecânico, sem auxílio eletrônico, possibilitando que um cuidador ou enfermeiro erga o usuário sem grande esforço e de uma maneira segura. Para tanto, a metodologia abordada consiste em um estudo de dimensionamento de um sistema pneumático para colocar uma pessoa em pé, seguindo as, já existentes, normas ergonômicas e de acessibilidade para cadeira de rodas. Futuros resultados desse projeto evidenciam que é possível popularizar essa tecnologia de mecanismos em cadeiras de rodas, pois seu preço é mais acessível do que produtos já existentes no mercado, que demandam componentes eletrônicos. Sendo assim, esse equipamento será benéfico não somente para o usuário, como também para hospitais e asilos, onde os enfermeiros e cuidadores conseguirão realizar mais facilmente as tarefas que necessitam dessa posição do paciente ou cadeirante.
- Trabalho de Conclusão de CursoDesenvolvimento de uma máquina de ensaio para a determinação de força de clamp em juntas aparafusadas(2022-12-20) Carvalho, Fernando Gama de; Marcondes, Murilo de Lira; Covre, Renan Lopes; Cabral, Sergio Ricardo; Baseggio, Suselen; Lemos, Theógenes Reyel I.As juntas aparafusadas são um dos elementos mais comuns na construção e projeto de máquinas. Elas servem para fazer a montagem ou união de dois componentes ou mais. Para fixar esses elementos, comumente diversos métodos de aperto são aplicados em diferentes ocasiões, levando-se em consideração algumas variáveis como custo/benefício, criticidade da junta e o grau de controle e rastreabilidade necessários em cada caso em específico. Todas as variáveis citadas devem atingir a força mínima requerida de união entre os elementos de fixação, assim garantindo e atendendo as especificações estipuladas e normas aplicadas. É de interesse da indústria um maior controle em todos os parâmetros envolvidos no processo de juntas aparafusadas, devido ao histórico de recall e falhas catastróficas. Juntas aparafusadas com pouco torque podem se soltar ou causar vibrações nos componentes montados. No entanto, se o torque demasiadamente elevado, ou seja, quando a junta for muito apertada, os componentes podem sofrer travamentos, rompimentos dos filetes de rosca ou dificultar a remoção. As consequências de um mau dimensionamento dessas juntas podem ser apresentadas como falhas que podem causar interrupções na sequência de linha de montagem, devido à quebra de parafusos. Falhas de equipamentos de aperto, devido ao mau dimensionamento da junta em relação ao equipamento. Entretanto, existem consequências ainda piores, quando o desvio for passado para o produto e só descoberto pelo usuário final, podendo resultar em acidente fatal. A proposta desse trabalho é desenvolver um método experimental de ensaio para determinação de forças envolvidas no processo de fixação de juntas para transmissão de movimentos. Essas juntas são compostas pela junção de duas ou mais partes, mantidas íntegras através de elementos roscados, sendo que essa integridade é garantida quando ao montar a união através de torque, se obtém uma força capaz de resistir a todos os esforços a que serão submetidas quando em trabalho. Medir o torque residual é o meio mais simples de avaliar as condições de uma junta aparafusada, atualmente através de torquímetro ou transdutor de torque.
- Trabalho de Conclusão de CursoBancada universal de testes caloríficos para unidades condensadoras(2022-12-16) Santos, Anderson Godoy dos; Souza, Bruno da Silva; Antelo, Eduardo Bisordi; Soares, Josiane Gibram; Santos, Leonardo Amyuni dos; Casonatto, Leonardo; Marin, Willian Cesar MoraesUm dos principais desafios do setor de refrigeração no Brasil é o desenvolvimento de bancadas de testes para unidades condensadoras. Fabricantes que são referência em produtos voltados a esse setor utilizam um capital considerável de seu orçamento para realizar esses testes, sendo a grande maioria enviada para fora do país. Além do desafio logístico, as bancadas caloríficas devem ser flexíveis a ponto de serem testadas unidades condensadoras submetidas a diferentes cargas térmicas sem a ocorrência de danos e com uma boa qualidade de aferição dos dados. A Thermal Engineering Solutions T.E.S. propõe o desenvolvimento de uma bancada universal para testes de unidades condensadoras, visando a flexibilidade em trabalhar com diferentes cargas térmicas utilizando soluções de fácil implementação e operação. Serão avaliadas diferentes arquiteturas para o projeto, a fim de se chegar na solução que atenda à maior diversidade de unidades condensadoras. Por fim, realizaremos um ensaio junto à empresa Danfoss para validar as premissas de projeto. Dessa forma, o foco do projeto está nas empresas fornecedoras desses equipamentos, e que necessitam de bancadas que atendam à maior gama possível de seus produtos a fim de garantir a qualidade e satisfação de seus clientes.
- Trabalho de Conclusão de CursoProjeto Tupã(2022-12-07) Grecco, Alexandre Raymundo; Nakamiti, Felipe Jun; Pinto, Gustavo Henrique da Silva; Santos Neto, Leonardo Gonçalves dos; Spaulonci, Matheus dos Reis; Martini, Murilo de; Rocha Neto, Pedro Rodrigues daA frota circulante é composta por mais de 60% de veículos com idade superior a 6 anos, e que em sua grande maioria não apresenta nenhum grau de eletrificação. Boa parte destes veículos circulam no cenário urbano, onde é encontrado uma grande quantidade de situações de partida (caracterizadas por tirar o veículo do repouso e colocá-lo em movimento), situações essas em que há um maior consumo de combustível. Além disso, novas legislações que visam a redução de emissões dos gases poluentes são implementadas regularmente, entretanto apenas veículos produzidos após estas legislações entrarem em vigor devem atendê-las. Apesar da implementação de novas legislações, a baixa renovação da frota faz com que a maior parte dos veículos em circulação não esteja de acordo com os novos padrões de consumo e emissão estipulados. Desta forma, o projeto Tupã desenvolve uma solução de hibridização, aftermarket, de fácil instalação e manutenção, capaz de ser implementada nos veículos da frota circulante visando a redução no consumo de combustível do veículo para as condições de partida, colocando-o em movimento, podendo chegar a uma economia de combustível de 23%, de acordo com simulações realizadas em que se considerou o ciclo de homologação para condições urbanas FTP75. Consequentemente, há a redução da emissão de gases poluentes. Sendo assim, entende-se que, através da solução desenvolvida, é possível otimizar o consumo de combustível dos veículos da frota circulante de forma sustentável ao usuário e a sociedade.