Trabalhos de Conclusão de Curso
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Trabalho de Conclusão de Curso Eco 3 fuel(2020) Ianes, Ayrton Dias; Santos, Denis Luiz dos; Padovan, Felipe Monteiro Padovan; Carvalho, Gabriel Augusto Soares; Fioretti, Giovani; Arruda, Lucas Manrique; Santos, Mayco Vinicius A. dos; Rodriguero, Rodrigo Gomes; Ferri, VitorO presente trabalho tem como objetivo a avaliação de soluções aplicáveis a um modelo de negócio que visa o aumento da velocidade de queima do GNV na câmara de combustão, tendo como consequência o aumento da potência e torque fornecidos pelo motor. Através de ferramentas de inovação, foi possível concluir que a solução a ser empregada deverá consistir em uma mistura do GNV com o Etanol durante o processo de injeção, bem como a utilização de aletas de turbulência tumble, permitindo maior homogeneização da mistura e consequente aumento da velocidade de chama. Através de simulações numéricas, foi possível obter as curvas de potência, torque e velocidade de queima, representada pela pressão na câmara de combustão, uma vez que, segundo (Wildner, 2006), sua relação é direta. Através das curvas levantadas, foi possível observar aumento da velocidade de queima de acordo com o percentual de mistura GNV+Etanol, bem como um ganho de potência e torque.Trabalho de Conclusão de Curso Smooth saving(2021) Leardini, Leonardo de Paula; Menezes, Lucas Barroso; Ferreira Junior, Luiz Carlos; Santos, Magno Oliveira; Paschoal Junior, Marco Antonio; Silva, Matheus Vinicius; Costa, Vitor Flammia de BarrosO transporte de pessoas em ambulâncias nunca foi um bem desejável a ninguém, ainda mais sabendo que esse tipo de veículo pode também ser um dos motivos do número de mortes, incapacidades físicas e psicológicas que o transporte pode causar. Isso porque, não há modificações concisas no projeto de um veículo ambulância em relação a um furgão para carregamento de cargas. Pensando nisso, surgiu o Smooth Saving, que oferece um maior conforto para os pacientes, além de proporcionar também melhores condições de trabalho aos profissionais de saúde durante o trajeto. Isso pelo fato de que o objetivo deste trabalho é atenuar vibrações decorrentes aos declives provindos do solo e transferido ao veículo. Dessa forma, o foco para a solução empregada foi modificar o sistema de suspensão do veículo, alterando de uma suspensão convencional para sistema de suspensão com controle ativo utilizando amortecedores magneto reológicos. Obviamente só com essa modificação, não seria atingido a melhoria, já que para que esse novo sistema de suspensão tenha sua efetividade, foi necessário a mudança de outros componentes como adicionar acelerômetros, sensores de níveis, drivers de potência, ECU programável e ainda buscar um sistema de molas dimensionadas. Sendo assim, através de estudo de caso verificou-se que o comparativo entre as suspensões convencionais e suspensões ativas poderia aumentar o conforto de no mínimo 22%. Partindo deste número foi possível viabilizar a causa para implementação em veículos de ambulâncias, quando necessário de acordo com a sua aplicação. Para a validação do projeto, usou-se o modelo SkyHook controlado através da lógica Fuzzy, que utiliza de um processo de gerenciamento de dados para a escolha do coeficiente de amortecimento 𝐶𝑠𝑘𝑦. Após foi validado através de simulações na ferramenta interna do Matlab, o Simulink atigindo um ganho de 56% nas condições impostas pelo projeto.Trabalho de Conclusão de Curso Desenvolvimento de uma máquina para ensaio biaxial(2021) Pintor, Bruno Oliveira; Souza Junior, Paulo Sergio F; Campos, Leonardo Peres de; Ferreira, Luiz Carlos da Silva; Souza, Guilherme Dahlke G; Gonzaga, Cassia Costa; Sandri, Calebe Gois KuhnNão é de hoje que os polímeros estão presentes em nosso cotidiano aplicados em diversas áreas, sendo encontrados em embalagens, tecidos e qualquer outro produto produzido pela indústria, mas recentemente eles têm sido apresentados de uma forma diferente. Apesar de conhecermos estudos datados da década de 80, a manufatura aditiva ficou amplamente conhecida na última década, trazendo uma nova abordagem à maneira em que diversas peças podem ser criadas. Neste processo de fabricação, os polímeros são os materiais mais conhecidos, comumente utilizados através dos métodos de foto polimerização, por pó ou a mais popular, extrusão, sendo este conjunto de processos responsável por um impacto de 550 bilhões de dólares por ano na economia em 2025, de acordo com a empresa de consultoria empresarial americana McKinsey & Company. Embora as aplicações citadas apresentem suas vantagens, uma característica crítica encontrada em materiais poliméricos e peças produzidas através da manufatura aditiva em geral é a anisotropia. Sabendo da importância dessa característica para implementação desses materiais nas diversas áreas da engenharia e a dificuldade de encontrar empresas e equipamentos locais que realizam testes capazes de mensurar este efeito, o trabalho focou-se no desenvolvimento de uma máquina de ensaio biaxial, que servirá para visualizar e medir os efeitos anisotrópicos nos materiais em questão. O desenvolvimento deste equipamento provê uma alternativa nacional para realização de testes biaxiais, proporcionando avanço tecnológico e diversos estudos que servirão como base tanto para o fenômeno da anisotropia, quanto para o equipamento em si.Trabalho de Conclusão de Curso Driver technology(2021) Santos, Diego Ortiz dos; Kawahisa, Felipe; Votre, Gabriela Constantino; Fanucchi, Gabriel Lobo; Sanches, Luca Adriano Barros Campos; Aímola, Lucas; Callegare, Lucas Mascarenhas; Crudo, Mateus; Cirillo, Nicholas Vilas Boas; Domingues, Ricardo Nocera; Aranda, Rodrigo BaghinCom o objetivo de termos mais conforto e otimizar os esforços físicos humanos, os desafios tecnológicos na indústria automobilística estão cada vez maiores. Veículos autônomos e inteligentes estão sendo desenvolvidos no mercado à fora, porém, devido à situação econômica, em países emergentes, como o Brasil, esta realidade ainda está pouco quanto distante. Em conversa com a JSL, maior empresa de logística rodoviária do Brasil, foi levantado o ponto de que é necessária uma grande quantidade de motoristas no setor de manutenção para ficarem alocando os cavalos mecânicos e carretas nas devidas docas para realizar os serviços de manobra no pátio da empresa. O objetivo do projeto é desenvolver um sistema de condução capaz de ser operado remotamente e, consequentemente, diminuir a quantidade de motoristas utilizados no setor de manutenção e focar seus esforços no deslocamento de cargas nas estradas. Um sistema de mobilidade teleguiada, ou seja, guiar um veículo através de sistemas de controle mecânicos sem a necessidade de estar dentro do cockpit, é uma das possíveis soluções para uma maior agilidade nas operações das empresas logísticas, que utilizam hoje uma equipe de operadores que entram e saem dos caminhões diversas vezes ao dia para fazer movimentações simples e previstas. Uma única pessoa conseguirá fazer essas movimentações apenas trocando o equipamento para qual veículo for guiar. Nesse projeto se busca através de dimensionamentos de dispositivos mecânicos de transmissão de torque, simulações por método dos elementos finitos e experimentos práticos em laboratório iniciar a construção de um protótipo para aplicação descrita acima.Trabalho de Conclusão de Curso Desenvolvimento de dispositivo de proteção a quedas de idosos por meio de airbag de cintura(2021) Rosencrantz Neto, Carlos Ricardo; Hehnes, Érika Figueiredo; Cavalcanti, Gustavo Moura; Brandão, Henrique Oliver; Kammerer, Herbert Alex Gouveia; Escobar Gonzalez, Mario Luis; Grecco Filho, RobertoEste trabalho teve por objetivo projetar um dispositivo de proteção de quadril, mais precisamente um airbag de cintura para a região da bacia e da cabeça do fêmur. O dispositivo em si é voltado para o público idoso, cujo índice de quedas é consideravelmente alto, principalmente em idades mais avançadas. Foi utilizado aprendizado de máquina para, a partir de dados obtidos experimentalmente, estabelecer um padrão de movimento de queda. Quando um dispositivo MEMS (Micro Electro-Mechanical Systems) detecta um sinal coincidente com o do padrão, uma válvula solenoide se abre e dióxido de carbono (CO2), inicialmente em um cilindro, escoa por um circuito de ar até as bolsas de ar, enchendo-as. Elas amortecem a queda, evitando os efeitos adversos mais recorrentes dela, como por exemplo fraturas. Com o auxílio de modelos matemáticos e de simulações computacionais utilizando os softwares Inventor® e ANSYS Workbench®, o dispositivo foi projetado para que um modelo mais verossímil possível seja obtido. A detecção da queda foi feita por meio do machine learning e os dados obtidos para alimentar o algoritmo foram gerados pelos integrantes do grupo.O trabalho mostrou-se satisfatório, pois a acurácia dos algoritmos para a detecção da queda ficou em torno de 90%. Em paralelo, os resultados da simulação computacional mostraram que é possível amortecer a região do quadril de uma fratura em uma queda.Trabalho de Conclusão de Curso Atros(2021) Mille, Bruno Araujo; Pereira, Caio Silva; Rodrigues Junior, Claudio; Barros, Fernando Henrique Silva; Facci, Gabriel Soares; Strefezza, Guilherme; Azevedo Perez, Marcos Vinicius; Brandão, Roney Araujo; Veras Junior, Valmir CarvalhoEste trabalho apresenta estudos sobres dados de acidentes de trânsito ocorridos no Brasil e estudos específicos de engenharia a respeito do acidente por tombamento de caminhões. Ao longo do trabalho, é apresentado uma possível solução envolvendo a aplicação de um sistema de controle eletrônico de estabilidade (ESP) em caminhões rígidos que pode ser adotada para reduzir a incidência deste tipo de acidente e consequentemente o número de vítimas fatais causadas por ele. Este tipo de acidente levou a óbito cerca de 2.777 pessoas entre os anos de 2007 e 2018 em rodovias federais do país. Para tanto, realizou-se uma intensa revisão da bibliográfica sobre as áreas de dinâmica veicular, freios e ferramentas de engenharia que pudessem ajudar a encontrar e desenvolver soluções para este problema.Trabalho de Conclusão de Curso AGRO ATON(2021-06-16) Buonaccorsi, Gabriel Oliveira; Seixas, Gabriel Peters; Conzatti, Giovani Bruno; Almeida, Luis Henrique Pereira; Freire, Luiz Felipe; Leonardi, Pedro Augusto; Scarparo, Pedro Targa; Reis, Vitor Paino BeltrameO plantio de alho no Brasil é realizado muitas vezes de forma manual por falta de um implemento que seja acessível ao pequeno/médio produtor. O plantio manual garante um bom resultado, devido ao fácil manuseio e posicionamento do bulbilho de alho no solo. Porém, um alto consumo de tempo é requerido para essa forma de plantio, o que acaba por encarecer o produto. Após um estudo apurado sobre o tema foi constatado que a fase crucial de todo o processo é o posicionamento de forma correta do alho-semente (bulbilho) na fase de plantio, fundamental para um pleno desenvolvimento vegetativo. O projeto tem como objetivo a criação e modelagem em software de um implemento para auxílio ao plantio do alho com a utilização de um trator de pequeno porte, que envolve todo o processo de deposição dos bulbilhos no solo por meio de um sistema mecanizado a fim de otimizar e aumentar a rentabilidade de sua produção visando as necessidades do pequeno produtor.Com isso, além de todo o processo automático, existe a grande possibilidade de se minimizar tempo no processo e ganha-se em custo operacional.Trabalho de Conclusão de Curso AMORPH : Suspensão MacPherson com cambagem sob demanda(2021-06-18) Bragagnolo, Carolina Padilha; Minatogawa Junior, Edson Akira; Almeida, Gabriel Paulino de; Alves, Henrique Marques; Gili, Jordão Queiroz; Barreto, Lucas Botelho; Correa, Marcelo de Camargo; Callegaris, Rodrigo; Guedes, Vitor SencadesA crescente busca por esportividade pode gerar um resultado catastrófico se não efetuadade forma coerente e responsável, aumentando o número de acidentes tanto em autódromos, quanto em rodovias, onde é possível desenvolver alta velocidadee uma aceleraçãolateral mais próxima do limite suportado pelos pneus. Partindo-se de uma análise de mercado, para se atender uma necessidade específica, este trabalho de conclusão de curso explora a conceituação, design, concepção e simulação de um sistema capaz de aproveitar o máximo potencial da dinâmica lateral de um veículo, através da alteração da cambagem do eixo dianteiro para uma condição adequada a situação veicular, por isso, sob demanda.A base para o desenvolvimento se deu através doestudo dos gradientes de subesterçamento propostos por Gillespie, em especial, do Kcamber. Este gradiente atua como um remediador do erro de trajetória, diminuindo o substerço do veículo, quando se aplica cambagem negativa. Aatuação se dá por meio de um motor elétrico e um sistema pinhão-cremalheira, fixados aos braços inferiorese ao pivô da suspensão. A movimentação da cremalheira produz uma variação no comprimento do braço e então produz a alteração da cambagem. Escolheu-se a suspensão do tipo MacPhersonpor estar presente em 80% dos carros produzidos em todo o mundo. Ao longodo desenvolvimento foram utilizadas ferramentas de Engenharia tais como Matriz de Decisão, Boundary Diagram, P-Diagram, FASTe FMEApara nortear as decisões. Tal variação também é capaz de otimizar o contato pneu-solo e o desgaste desuniforme, já que a cambagem só será aplicada em curvas. Por meio de simulações no software CarSim, verificou-se uma redução de até 20,86%da rolagem de carroceria, o que garante um maior controle do veículoe, uma redução de 27,3% do erro de trajetória, o que evidencia uma situação veicular mais próxima da neutra. Em contrapartida, a implementação do sistema traz de renúncia 26,26 kg agregados à massa não suspensa do eixo dianteiro do veículo o que afeta diretamente a frequência de oscilação dessa massa, de 13 para 10 Hz, sugerindo que talvez seja necessário também readequar a rigidez das molas do conjunto dianteiro. Do ponto de vista do design, o pacote disponível para o desenvolvimento foi devidamente aproveitado e as soluções apresentadas tem capacidade de suportar os esforços já que também foi feita a verificação por elementos finitos. Por fim, o projeto apresenta uma tendencia inovadora e com uma expectativa de custo próxima ao que se obtém em preparações veiculares bem elaboradas.Trabalho de Conclusão de Curso Projeto VECTIS(2021-06-23) Nunes, Giovanni Ricci; Menegati, Guilherme Feliscino; De Oliveira, Guilherme Tavano; Brandão, Isabella Rotta; Borges, Italo Ventura Saddi; Da Silva, Rafael Vazquez Alves; Trigueirinho, Vinícius MorenoAtualmente no mundo, mais de um bilhão de pessoas precisam de algum tipo de tecnologia assistiva. Dentre elas, setenta e cinco milhões de pessoas precisam de cadeiras de rodas, cento e cinquenta milhões de pessoas precisam de algum tipo de dispositivo para auxílio na locomoção e trinta e cinco milhões de pessoas precisam de próteses. No entanto, a cada dez pessoas que necessitam de algum tipo de dispositivo assistivo, somente uma tem acesso, tendo o alto custo dos equipamentos como principal fator impeditivo. Estima-se que até 2030 haverá dois bilhões de pessoas que necessitem de alguma assistência tecnológica. Tendo em vista a situação atual e previsões futuras, o projeto VECTIS tem como objetivo primário contribuir para que tecnologias assistivas eficientes e baratas cheguem para toda a população. O projeto VECTIS tem como objetivo: idealizar, projetar e simular um dispositivo modular de auxílio na propulsão em cadeira de rodas através de duas alavancas que transmitem movimento ao eixo das rodas, onde o usuário empurra as alavancas e gera torque para locomoção. Isso torna a transmissão de força mais eficiente, pois o torque gerado pelo braço de alavanca é maior do que acelerar diretamente com as mãos nas rodas. A alavanca gera, também, maiores ou menores esforços, dependendo de onde o usuário segura para realizar o movimento. É importante ressaltar que o baixo custo é muito importante para o sucesso do projeto, visto que o principal fator de inacessibilidade da população a dispositivos assistivos é o alto custo. Como objetivo secundário, visamos algum tipo de parceria com o sistema único de saúde brasileiro (SUS), para assistir o maior número de pessoas.Trabalho de Conclusão de Curso Projeto reciclo(2021-06-23) Gomes, Gustavo de Almeida; Amorim, João Gabriel Rosa; Frolini, Júlio Franchia; Lima, Karen Moreira; Truchlaeff, Mateus Cardoso; Borges, Mateus Ribeiro Bento; Costa, Pamila Andrade; Ramalho, Thamires Codogno; Rodrigues, Victor CairesAs mais simples atividades humanas produzem resíduos plásticos sólidos, os quais em sua maioria não são devidamente reaproveitados. O objetivo deste trabalho foi desenvolver um maquinário com foco em projetos sociais e no pequeno empreendedor para a produção de objetos com plástico de origem reciclável, dando um segundo destino ao material. O plástico já separado e limpo passa por módulo de trituração e posteriormente por um módulo de termoconformação, onde é aquecido e prensado até atingir o formato de um molde intercambiável, atendendo a diferentes necessidades do usuário. O desenvolvimento contemplou o dimensionamento dos componentes e da estrutura que formam os sistemas de trituração, aquecimento e prensagem necessários para o processamento do material. Dessa forma, foi obtido um processo completo com o custo final de maquinário em R$10.889,72, capacidade de produzir aproximadamente 36 peças por hora e possibilidade de fornecer um retorno do investimento em 11 meses. Concluiu-se que o projeto tem grande valia para o público-alvo ao fornecer um aumento em sua fonte de renda.Trabalho de Conclusão de Curso Colheitadeira de coco(2021-06-23) Souza, Alex Leite de; Ferreira, Caio de Souza; Santos, Débora Gonçalves dos; Inacio, Juliana Sayuri; Ohama, Leonardo Mitsuo; Figueiredo, Paulo Vitor Silva; Costa, Renan Garcia da; Franzina, Renato; Favero, Rodrigo Viana; Lins, Thiago SalesNos últimos anos o Brasil se tornou um dos maiores produtores de coco do mundo, este fruto vem ganhando espaço no mercado devido suas propriedades nutricionais e sua versatilidade de aplicação como, por exemplo, na indústria de cosméticos. A produção de coco no Brasil é concentrada nas regiões do nordeste e sudeste do país, a colheita do fruto normalmente é realizada de forma manual com o auxílio de instrumentos de corte, muitas vezes necessitando que o colhedor escale o coqueiro. A colheita manual ocasiona em perdas parciais e baixa produtividade, além de proporcionar ao colhedor eventuais problemas ergonômicos e possíveis acidentes, por este motivo a mecanização da colheita confere ao agricultor maior segurança, permitindo também o aumento de produtividade. O projeto Cata Coco tem como objetivo desenvolver um dispositivo controlado, visando baixo custo, com capacidade para se adaptar as variações existentes nos troncos dos coqueiros, possibilitando a colheita de todos os cachos, além de estudar e avaliar métodos de amortecimento durante a descida do fruto.Trabalho de Conclusão de Curso JOTUN(2021-06-23) Moraes, Filipe Faria de; Lech, Gabriela Torres Grande; Bortali, Luca Pivato; Silva, Lucas Galdino da; Brito, Lucas Pereira; Cruz, Orlito Nunes da; Moreira, Pedro de Oliveira; Oliveira, Rafael Velho dePor volta de 1800, quando ainda não existia o conhecido carro a combustão, a ideia do veículo elétrico já seria criada. Porém esta ideia ainda teria muitas dificuldades para ser implementada, sendo superada pelo veículo movido a combustão interna que se mantém presente na sociedade no século 21. Após anos de estudos e desenvolvimento tecnológico, a montadora de veículos Toyota lançou em 1997 o primeiro veículo híbrido produzido em massa no Japão ajudando a crescer a imagem do veículo movido a energia elétrica no mundo. Em 2006, uma pequena startup do vale do silício, Tesla Motors, começa a produzir carros totalmente elétricos e luxuosos que conseguem rodar 322 quilômetros em uma única carga. Com isso, a indústria começou a aquecer e o desenvolvimento de veículos movidos a energia elétrica cresce mais a cada dia. Logo, com a crescente do mercado, o desenvolvimento sobre veículos elétricos se torna necessário e, com isso, dificuldades e desafios se tornam cada vez mais aparentes. O conjunto de propulsão deste tipo de veículo é composto principalmente pelo motor elétrico e pelo inversor, estes que transformam a energia elétrica proveniente das baterias em energia cinética movimentando o veículo, e quando existe a conversão de energia existe também a perda, afetando assim eficiência destes componentes, o que afeta diretamente a autonomia do veículo em geral. A grande questão apresentada no estudo leva em consideração que ambos os componentes possuem divergentes faixas de eficiência em função da temperatura, tornando-se o ponto de melhoria focal deste projeto. Por conta disso, o trabalho leva em consideração a criação de um sistema de arrefecimento que possibilite temperaturas de operação diferentes em cada componente e a estabilização delas pelo maior período possível, podendo assim minimizar as perdas térmicas presentes no sistema para gerar melhoras na eficiência de cada componente e, consequentemente, melhorar a eficiência global do veículo e a autonomia por carga. Portanto, será apresentado neste estudo tendências futuras para certificação da relevância dos assuntos tratados, e, por fim, o desenvolvimento e cálculos realizados para confirmação das expectativas apresentadas.Trabalho de Conclusão de Curso SOFTMED(2021-06-23) Godoi, Bruno Augusto de; Correia, Danilo dos Santos; Araujo, Gustavo Coaglio; Oliveira, Henrique Silva de; Barbosa, Lucas Gouveia; Cauzzo, Thiago Roberto; Miraglia, Venicio Keltke Santos VitarelliO nível de vibrações que um paciente é submetido em uma ambulância costuma sermuito alto. As macas em geral não possuem um sistema que controle ou diminua essasvibrações e, por conta disto, elas são minoradas através da redução da velocidade daambulância ou utilizando-se um percurso onde as rodovias e/ou avenidas estejam maisbem pavimentadas e não apresentem irregularidades.A norma ISO 2631:1997 informa o nível de conforto admissível ao corpo humanoe indica que a partir de 0,3Hz se iniciam náuseas, e conforme as frequências aumentam,podem criar consequências mais graves, como fortes dores de cabeça e problemas delocução a quem esteja exposto.Neste contexto, nasce a SoftMed com a proposta de atenuar estas frequênciasvibratórias prejudiciais ao corpo humano, adaptando uma maca de maneira que o pacientenão seja ainda mais prejudicado e para que não tenha sua enfermidade agravada.Trabalho de Conclusão de Curso APOLLO CHILL(2021-06-25) Boni, Alexandre de Assis; Cardoso, Guilherme Baro; Baraldi, Guilherme Módolo; Liu, Kevin Su; Knnishi, Leonardo Eiji; Medeiros, Matheus Henrique Scabin; Alba, Rafael de Paula; Campana, VictorAnalisando-se os dados da Agência Nacional de Energia Elétrica e da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica, houve um salto na potência instalada de energia solar fotovoltaica brasileira. Em 2012 o total disponível era perto de 7 megawatts, já em maio de 2020 alcançou aproximadamente 5,8 gigawatts. O Ministério de Minas e Energia do Brasil incluiu em seu Plano Decenal de Energia 2029, lançado em 2019 e vigente até 2029, o aumento da capacidade máxima deste tipo de energia. No final do período a participação no cenário energético nacional deverá ter crescido quatro vezes, subindo de 2% para 8% do total. Os fabricantes de painéis fotovoltaicos projetam e testam seus produtos para terem sua produtividade e eficiência máximas a uma certa temperatura determinada, sendo que a variação desta, prejudica a capacidade da placa. Cada painel possui um coeficiente de temperatura, que indica o decréscimo porcentual na eficiência produtiva a cada grau Celsius variado, por exemplo o sobreaquecimento da placa solar reduz drasticamente o rendimento energético. O projeto APOLLO CHILL tem como mote a criação de uma solução para refrigeração de painéis solares, ou seja, um sistema integrado às placas, possibilitando que estes trabalhem nas temperaturas adequadas, aumentando a eficiência das instalações em detrimento das atuais. O recurso propiciará uma quantidade maior de energia elétrica produzida e uma condição de operação mais amena para os painéis, tornando este meio de obtenção de energia mais competitivo e mantendo a integridade das placas.Trabalho de Conclusão de Curso TRANSFORM(2021-06-25) Silva, Andrey Miranda Costa da; Garcia, Daniel Martin; Buono, Giancarlo Sanches; Jachuk, Julia; Heringer, Luciano C. Emerich; Silva, Mateus Marcos Pereira da; Giorgio, Nicolas Vieira; Amorim Junior, Robson ReisUm dos setores mais tecnológicos e que está em constante evolução é o setor automobilístico, dia após dia diversas ferramentas e tecnologias têm sido criadas para melhorar esse setor, desde performance, durabilidade, segurança e até estética. Em caminhões pesados, movidos por motor a diesel, a energia gerada e aproveitada pelo motor é um fator extremamente importante quanto a distribuição dessa energia para os sistemas do veículo. Neste projeto, será estudado um método de geração de energia através da liberação dos gases de escape, por meio de um EGR Cooler combinado com um sistema que possibilita a transformação da energia dissipada na etapa de resfriamento dos gases de escape (EGR Cooler) em energia elétrica para que seja possível usar essa energia em sistemas secundários do motor, com isso a energia gerada pelo motor pode ser concentrada em seu objetivo principal, evitando ramificações dessa distribuição de energia. Será mostrado neste projeto como é possível realizar esta ideia, de acordo com métodos e materiais disponíveis, para que o consumidor final tenha em mãos um produto que atenda sua necessidade, baseado no seu uso e suas funções.Trabalho de Conclusão de Curso Power generator board(2021-07-02) Nakashima, Caio Yukio; Padovese, César; do Carmo, Felipe Galiotti Amaral; Arruda, Kaio Felipe Ferreira; Napoli, Lucas; Lazzarini, Pedro Meirelles; Bitencourt, Rafael Piazza; Saada, Tarik IbrahimA energia elétrica vem sendo cada vez mais imprescindível na vida do ser humano, e seu consumo aumenta a cada ano. Em 2019, por exemplo, no Brasil foram consumidos 482.085 GWh, um acréscimo de 1,4% em relação a 2018. A principal forma de geração de energia atualmente no Brasil é através de Usinas Hidrelétricas, porém 15% da energia ainda é produzida por fontes não renováveis. A geração da energia elétrica supre e auxilia em uma infinidade de atividades cotidianas, em contrapartida encontramos sérios problemas ambientais, principalmente a longo prazo. Como citado acima, parte da energia gerada é proveniente de sistemas que de alguma forma colaboram na degradação do nosso planeta. As formas mais sustentáveis ainda se encontram com preços elevados. Este projeto tem como objetivo desenvolver um sistema que seja capaz de converter a energia dos automóveis nas ruas em energia elétrica para rede de distribuição, a partir de uma placa instalada na via. A ideia, portanto, é que não haja a necessidade de consumir combustíveis ou renunciar a grandes áreas, e assim contribuir com uma parcela da produção de energia elétrica.Trabalho de Conclusão de Curso e-CVT(2021-11) Silva, Enrique Climaco de Freitas e; Virga, Igor Rodrigues; Magalhães Neto, José Thales; Bertti, Karina Regina Souza; Lopes, Lucas Vieira; Sampaio, Renato do Carmo; Aharonovitz, Salomão José Soares; Batista, Yuri Farah FernandesAtualmente, os veículos cuja propulsão provém de combustíveis fósseis vêm sendo cada vez mais extintos no âmbito global devido à poluição gerada. Grandes potências mundiais já traçam previsões para extinguir esse tipo de motorização e desta forma, abre-se novas oportunidades para explorar novas tecnologias, como por exemplo, os motores elétricos que não dependem de energia não renovável. Apesar dos motores elétricos serem capazes de gerar mais de 90% de rendimento, cenário totalmente oposto ao motor à combustão interna, a aplicação dessa nova propulsão vem gerando incertezas no mercado automobilístico, devido à autonomia do veículo elétrico. A fim de corrigir esse problema, o projeto e-CVT tem como objetivo viabilizar com que o motor elétrico trabalhe pelo maior tempo possível no intervalo de rotação que oferece a maior eficiência tendo como resultado o aumento de autonomia de veículo. Por meio das simulações realizadas, nota-se a melhoria do conjunto ao integrar a CVT ao motor elétrico, pois há um aumento considerável da eficiência energética do motor elétrico.Trabalho de Conclusão de Curso Sistema de ventilação e condicionamento de ar para conforto térmico de uma granja(2021-12) Pinheiros, André Meloto dos Santos; Bautz, Breno Sprengel; Moreno, Felipe Nieviadonski Guerra; Medeiros, João Lenzi; Maluf, Thiago; Gardin, ViníciusVisto a importância do setor do agronegócio no Brasil, esse projeto tem como objetivo tornar a produção de frangos de corte nas granja mais eficiente, aumentando a homogeneização de carcaça e reduzindo a mortalidade dos frangos. Buscando um controle mais eficiente de umidade e temperatura com o intuito de aumentar o conforto térmico, foi estudada a viabilidade do uso de energia geotérmica para regulação desses fatores, além de reduzir o gasto com energia elétrica por meio do uso da energia fotovoltaica. Com o objetivo de reduzir os pontos de estagnação de ar no interior do galpão, foram realizadas simulações com a finalidade de encontrar o posicionamento e dimensões dos equipamentos que proporcionem um melhor escoamento do ar, promovendo uma melhor distribuição dos frangos ao longo do galpão. Foi proposto também o uso de sensores para monitorar os parâmetros internos, como umidade, temperatura e concentração de gases, para o auxílio nas tomadas de decisões.Trabalho de Conclusão de Curso Projeto control-e:(2021-12) Loesch, Bruna Ramos; David, Caetano Guarreschi; Avi, Eduardo Ribeiro de Oliveira; Feliciano, Henrique Naim Finianos; Gabriel, Lucas de Abreu; Assis, Lucius Cavalcante de; Costa, Marcos Dias; Franco, Matheus Amorim; Lamas, Nuno LageA crescente demanda da eletrificação em automóveis traz consequências e impactos para a malha automotiva do mundo como um todo, sendo uma das principais o consequente aumento de número de células produzidas para a montagem dos módulos e conjuntos de baterias em veículos elétricos. Tais componentes demandam uma grande quantidade de energia para produção, a depender dos materiais utilizados para catodo, anodo e eletrólitos, sendo outro fator problemático o descarte das mesmas células, uma vez que a reciclagem em si demanda uma série de processos específicos. Tal descarte é ainda decorrente da degradação das células (perda da capacidade de armazenamento de energia), que é comprovadamente acelerado em altas temperaturas. Desta forma, o projeto Control-e desenvolve um sistema completo de arrefecimento para baterias em ônibus elétricos, de forma a limitar a temperatura máxima de funcionamento das células em 40 °C e, de acordo com os modelos veicular, dinâmico e de uso propostos, uma vida útil entre 12 e 14 anos (delimitada pela perda de até 20% da capacidade de armazenamento de energia), para uma aplicação urbana, contemplando ainda a recarga em tempo de uma hora, fator ainda delimitante para a viabilização da eletrificação em si. Entende-se, portanto, que através da extensão da vida útil para as células, a utilização de veículos elétricos é motivada, uma vez que se reduz a frequência de intervalos de troca das células e incentiva-se o uso póstumo à aplicação veicular, como para aplicação doméstica e/ou industrial, em que o peso do conjunto não é um fator limitante.Trabalho de Conclusão de Curso MOVE(2021-12-05) Diniz, Rodrigo Hernanes Bezerra; Sastre, Rafaela Grecco; Molena, Alyson Junior; Silva, Gustavo Vale da; Cava, Rafael da Silva; Camargo, Matheus Silva; Gouvea, Matheus OliveiraO desenvolvimento econômico de uma nação traz consigo a necessidade do aprimoramento de áreas intrínsecas ao dia a dia de diversas empresas. Nesse sentido, atrelada ao consumo de 12,7% do PIB brasileiro, sendo 6,8% custos de transporte, a logística é certamente um dos pontos que requerem tal aperfeiçoamento. Ademais, o modal rodoviário é o mais representativo no Brasil, o que evidencia a atenção que deve ser direcionada a esse setor. Esforços aplicados a gestão e manutenção das frotas certamente são importantes para tornar as empresas mais competitivas. No entanto, um dos principais gastos relacionados ao transporte rodoviário é o consumo de combustível, que nos últimos anos vem apresentando taxas de crescimento consideráveis. Por consequência, o transporte de cargas está em constante evolução, e uma tendência para o setor é o Platooning, que é um método de condução em que há a ligação de dois ou mais caminhões em comboio, que seguem de perto uns aos outros a uma distância definida, utilizando tecnologias de conectividade entre si, permitindo desta forma viajarem em sincronia. O veículo da frente atua como líder, desta forma se ele freia todos os outros caminhões também realizam a frenagem, o que resulta em menor consumo de combustível e maior segurança, pois os caminhões se aproximam em velocidade constante com menos frenagens e acelerações. Tendo em vista o quão promissor pode ser o Platooning, o projeto Move tem como propósito avaliar o comportamento fluidodinâmico nos caminhões organizados em comboio. E a partir disso, otimizar seu desempenho com a utilização de apêndices aerodinâmicos em diferentes configurações de formato, posição e fixação.