Trabalhos de Conclusão de Curso
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Navegando Trabalhos de Conclusão de Curso por Orientador "Mendes, André de Souza"
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Trabalho de Conclusão de Curso Atros(2021) Mille, Bruno Araujo; Pereira, Caio Silva; Rodrigues Junior, Claudio; Barros, Fernando Henrique Silva; Facci, Gabriel Soares; Strefezza, Guilherme; Azevedo Perez, Marcos Vinicius; Brandão, Roney Araujo; Veras Junior, Valmir CarvalhoEste trabalho apresenta estudos sobres dados de acidentes de trânsito ocorridos no Brasil e estudos específicos de engenharia a respeito do acidente por tombamento de caminhões. Ao longo do trabalho, é apresentado uma possível solução envolvendo a aplicação de um sistema de controle eletrônico de estabilidade (ESP) em caminhões rígidos que pode ser adotada para reduzir a incidência deste tipo de acidente e consequentemente o número de vítimas fatais causadas por ele. Este tipo de acidente levou a óbito cerca de 2.777 pessoas entre os anos de 2007 e 2018 em rodovias federais do país. Para tanto, realizou-se uma intensa revisão da bibliográfica sobre as áreas de dinâmica veicular, freios e ferramentas de engenharia que pudessem ajudar a encontrar e desenvolver soluções para este problema.Trabalho de Conclusão de Curso Desenvolvimento de dispositivo de proteção a quedas de idosos por meio de airbag de cintura(2021) Rosencrantz Neto, Carlos Ricardo; Hehnes, Érika Figueiredo; Cavalcanti, Gustavo Moura; Brandão, Henrique Oliver; Kammerer, Herbert Alex Gouveia; Escobar Gonzalez, Mario Luis; Grecco Filho, RobertoEste trabalho teve por objetivo projetar um dispositivo de proteção de quadril, mais precisamente um airbag de cintura para a região da bacia e da cabeça do fêmur. O dispositivo em si é voltado para o público idoso, cujo índice de quedas é consideravelmente alto, principalmente em idades mais avançadas. Foi utilizado aprendizado de máquina para, a partir de dados obtidos experimentalmente, estabelecer um padrão de movimento de queda. Quando um dispositivo MEMS (Micro Electro-Mechanical Systems) detecta um sinal coincidente com o do padrão, uma válvula solenoide se abre e dióxido de carbono (CO2), inicialmente em um cilindro, escoa por um circuito de ar até as bolsas de ar, enchendo-as. Elas amortecem a queda, evitando os efeitos adversos mais recorrentes dela, como por exemplo fraturas. Com o auxílio de modelos matemáticos e de simulações computacionais utilizando os softwares Inventor® e ANSYS Workbench®, o dispositivo foi projetado para que um modelo mais verossímil possível seja obtido. A detecção da queda foi feita por meio do machine learning e os dados obtidos para alimentar o algoritmo foram gerados pelos integrantes do grupo.O trabalho mostrou-se satisfatório, pois a acurácia dos algoritmos para a detecção da queda ficou em torno de 90%. Em paralelo, os resultados da simulação computacional mostraram que é possível amortecer a região do quadril de uma fratura em uma queda.Trabalho de Conclusão de Curso Desenvolvimento de sistema de controle embarcado para veículo teleguiado(2022-06-15) Sousa, David Molgão Amarante de; Frank, Félix; Silva, Lucas Tadeu Tarondi; Pereira, Natália Sgarioni; Ito, Rafael YoshiakiA mobilidade e o deslocamento, tanto à indivíduos quanto às cargas, têm sido pauta de alta relevância e pertinência, possuindo um foco de desenvolvimento ativo e contínuo nos dias atuais. Constantemente, obtém-se a busca da praticidade e agilidade logística, visando a locomoção rápida e precisa, focando constantemente na maior autonomia e menor preço, porém, mantendo sempre como tópico central a segurança e a precaução em todas as etapas do deslocamento e transição. Visando então trazer uma colaboração para evolução do tema, desenhou-se o objetivo central do presente projeto, com foco no taxiamento de veículos, buscando a automatização destes processos, e implementando a manipulação dos mesmos sem a presença física de um ser humano em seu interior, através da dirigibilidade teleguiada à distância. Propondo assim, mediante a esse objetivo central, através de pesquisas, fundamentações teóricas e experimentos, para a construção de um protótipo e embasamento de uma contínua evolução, e posteriormente, a corroboração com a contínua e elevada evolução do tema e sua pertinência, obtendo também uma grande visibilidade mercadológica.Trabalho de Conclusão de Curso Driver technology(2021) Santos, Diego Ortiz dos; Kawahisa, Felipe; Votre, Gabriela Constantino; Fanucchi, Gabriel Lobo; Sanches, Luca Adriano Barros Campos; Aímola, Lucas; Callegare, Lucas Mascarenhas; Crudo, Mateus; Cirillo, Nicholas Vilas Boas; Domingues, Ricardo Nocera; Aranda, Rodrigo BaghinCom o objetivo de termos mais conforto e otimizar os esforços físicos humanos, os desafios tecnológicos na indústria automobilística estão cada vez maiores. Veículos autônomos e inteligentes estão sendo desenvolvidos no mercado à fora, porém, devido à situação econômica, em países emergentes, como o Brasil, esta realidade ainda está pouco quanto distante. Em conversa com a JSL, maior empresa de logística rodoviária do Brasil, foi levantado o ponto de que é necessária uma grande quantidade de motoristas no setor de manutenção para ficarem alocando os cavalos mecânicos e carretas nas devidas docas para realizar os serviços de manobra no pátio da empresa. O objetivo do projeto é desenvolver um sistema de condução capaz de ser operado remotamente e, consequentemente, diminuir a quantidade de motoristas utilizados no setor de manutenção e focar seus esforços no deslocamento de cargas nas estradas. Um sistema de mobilidade teleguiada, ou seja, guiar um veículo através de sistemas de controle mecânicos sem a necessidade de estar dentro do cockpit, é uma das possíveis soluções para uma maior agilidade nas operações das empresas logísticas, que utilizam hoje uma equipe de operadores que entram e saem dos caminhões diversas vezes ao dia para fazer movimentações simples e previstas. Uma única pessoa conseguirá fazer essas movimentações apenas trocando o equipamento para qual veículo for guiar. Nesse projeto se busca através de dimensionamentos de dispositivos mecânicos de transmissão de torque, simulações por método dos elementos finitos e experimentos práticos em laboratório iniciar a construção de um protótipo para aplicação descrita acima.Trabalho de Conclusão de Curso Smart driving:(2024-06-20) Silva, Bruno José Abad Miranda; Vollet, Bruno Liotti; Ferreira, Daniel Rampazzo Bragança; Okada, Gustavo; Zanetti, Heitor Cavalhieri; Ciampone, Pedro de Souza; Massad, Pedro; Gatt, Vitor Assarito; Navarro, Ygor DalmazoQuando se pensa em utilização dos recursos naturais, certamente uma das primeiras coisas que vem a mente é a utilização de combustiveis fósseis, visto que os combustiveis são a maior fonte de energia para o transporte de pessoas. No Brasil, um total de 16,1 bilhões de viagens por ano são realizadas por ônibus, sendo esse o transporte coletivo mais utilizado no país, tendo uma frota nacional de 117 mil veículos consumindo uma média mensal de 4000 litros por veículo, isso resulta em um gasto mensal de 2 bilhões de reais. Tendo isso em vista, uma pequena economia de combustível poderia resultar em um grande impacto econômico e ambiental. Segundo Melman (2021), 74,9% da variação do consumo de combustível é definida por três variáveis, perfil da pista, modelo do veículo e modo de condução. Sendo o perfil da pista e o modelo do veículo variáveis não possíveis de manipular, foi escolhido como objeto de estudo o modo de condução, que corresponde a 21,8% da composição do consumo e pode ser definido por parâmetros como rotação do motor, posição do pedal do acelerador, velocidade e aceleração. Pensando na variabilidade e na má condução dos motoristas de ônibus, foi criado o projeto Smart Driving, visando reduzir o impacto do condutor no consumo de combustível através da manipulação do sinal do pedal. Com isso, foi desenvolvido um sistema que pode ser implementado em diferentes ônibus por ser compacto e de fácil instalação. Para o sistema em questão, foi feita simulação integrada pelo Simulink com TruckSim, que considerando a dinâmica do veículo e determinadas condições, pode ser avaliada a influência que o sistema teria no consumo de combustível, mostrando que pode chegar a uma redução de 5,1% pelos parâmetros do teste. Além disso, ainda é apresentado um projeto corretivo para a embreagem utilizada, visto que o sistema pode impactar na sua vida útil. Esse redimensionamento foi realizado buscando o mínimo de alteração no powertrain do ônibus para que assim possa ser facilmente inserido em diferentes modelos.Trabalho de Conclusão de Curso Smooth saving(2021) Leardini, Leonardo de Paula; Menezes, Lucas Barroso; Ferreira Junior, Luiz Carlos; Santos, Magno Oliveira; Paschoal Junior, Marco Antonio; Silva, Matheus Vinicius; Costa, Vitor Flammia de BarrosO transporte de pessoas em ambulâncias nunca foi um bem desejável a ninguém, ainda mais sabendo que esse tipo de veículo pode também ser um dos motivos do número de mortes, incapacidades físicas e psicológicas que o transporte pode causar. Isso porque, não há modificações concisas no projeto de um veículo ambulância em relação a um furgão para carregamento de cargas. Pensando nisso, surgiu o Smooth Saving, que oferece um maior conforto para os pacientes, além de proporcionar também melhores condições de trabalho aos profissionais de saúde durante o trajeto. Isso pelo fato de que o objetivo deste trabalho é atenuar vibrações decorrentes aos declives provindos do solo e transferido ao veículo. Dessa forma, o foco para a solução empregada foi modificar o sistema de suspensão do veículo, alterando de uma suspensão convencional para sistema de suspensão com controle ativo utilizando amortecedores magneto reológicos. Obviamente só com essa modificação, não seria atingido a melhoria, já que para que esse novo sistema de suspensão tenha sua efetividade, foi necessário a mudança de outros componentes como adicionar acelerômetros, sensores de níveis, drivers de potência, ECU programável e ainda buscar um sistema de molas dimensionadas. Sendo assim, através de estudo de caso verificou-se que o comparativo entre as suspensões convencionais e suspensões ativas poderia aumentar o conforto de no mínimo 22%. Partindo deste número foi possível viabilizar a causa para implementação em veículos de ambulâncias, quando necessário de acordo com a sua aplicação. Para a validação do projeto, usou-se o modelo SkyHook controlado através da lógica Fuzzy, que utiliza de um processo de gerenciamento de dados para a escolha do coeficiente de amortecimento 𝐶𝑠𝑘𝑦. Após foi validado através de simulações na ferramenta interna do Matlab, o Simulink atigindo um ganho de 56% nas condições impostas pelo projeto.