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Navegando Administração por Orientador "Matsuda, Patricia Mari"
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Trabalho de Conclusão de Curso Análise do comportamento dos colaboradores no home-office a partir dos novos hábitos gerados pela pandemia do COVID-19(2021-12-01) Almeida, Fabíola; Rebouças, GabrielleCom o surgimento do Covid-19 e o alto índice de contaminação ao redor do mundo, fazendo com que a OMS (Organização Mundial da Saúde) decretasse uma pandemia em 2020, fez-se necessária a criação de diversas medidas de segurança e higiene por parte dos governos dos países do globo. Um recurso utilizado com o intuito de frear a disseminação do vírus foi o distanciamento social, fazendo com que as empresas e negócios adotassem novas estratégias para conseguirem continuar operando no mercado. Uma das alternativas foi a adoção de um novo modelo de trabalho chamado home-office, da qual os colaboradores conseguiram desempenhar suas atividades de maneira remota dentro de seus domicílios. Essa mudança urgente e intensa acarretou uma transição de forma não tão estruturada, gerando não somente pontos positivos, mas também negativos tanto para a empresa quanto para seus funcionários. Essas mudanças impactaram a vida dos indivíduos como um todo, portanto, fez-se necessário uma reavaliação a partir do novo cenário, levando em consideração a qualidade de vida dos colaboradores no trabalho. A partir disso, se definiu o objetivo central da pesquisa, que em um cenário tão novo que gerou inúmeras dúvidas, visou analisar o comportamento do colaborador no home-office, a partir dos novos hábitos gerados pela pandemia da Covid-19. Como base teórica para essa pesquisa foram abordados temas como a pandemia do coronavírus, o trabalho home-office, questões relacionadas a era digital e novas tecnologias e qualidade de vida no trabalho. Com o intuito de colher as informações, foi aplicada uma pesquisa no formato survey para 100 (cem) colaboradores do ABC e São Paulo capital que migraram para o home-office na pandemia, a qual possuiu a finalidade de relacionar aspectos como dificuldades e benefícios do home-office, questões relacionadas a saúde e a tendência de continuar com esse modelo no cenário pós pandemia. A pesquisa foi relacionada com critérios de autores conhecidos acerca da qualidade de vida no trabalho e assuntos relativos à pandemia e home-office. Através das análises finais, foi possível identificar que o home-office no cenário pandêmico gerou impactos positivos como o ganho no tempo de deslocamento até o trabalho e negativos como problemas psicológicos devido o distanciamento social para os colaboradores, mas que se explorado de forma estratégica pelas empresas, conseguirá trazer mais qualidade de vida no trabalho para eles.Trabalho de Conclusão de Curso Análise do comportamento dos consumidores no setor varejista a partir dos novos hábitos digitais durante a pandemia do Covid-19(2020-12-01) Silva, Aline de Lima; Dória, Guilherme Gomes; Malta, Heloisa da Guia Rosa; Almeida, Viviane Sousa deEm meio ao período de pandemia oriunda da disseminação mundial do Covid-19 cada vez mais foi utilizado como recurso de diminuição da contaminação a realização de compras nos canais online, em vista de diminuir o contato social, de modo a aumentar a relação dos consumidores com o e-commerce. Por isso, o objetivo central dessa pesquisa é analisar o comportamento dos consumidores no setor varejista a partir dos novos hábitos digitais durante a pandemia do Covid-19. O estudo foi embasado em cinco grandes pilares teóricos, foram eles: a pandemia do Covid-19 no Brasil e no mundo, o setor varejista brasileiro, o marketing tradicional e o digital e o comportamento do consumidor, analisando especificamente quais os impactos e consequências essa crise econômica advinda da pandemia está afetando diretamente o comportamento e os hábitos dos clientes e consumidores do varejo. Como procedimentos de pesquisas foram aplicados questionários com o intuito de colher informações relacionadas a jornada do cliente digital e suas percepções com os canais físicos versus digital. A pesquisa contou com uma correlação entre o mix de marketing, o qual está totalmente relacionado as estratégias utilizadas pelas organizações para ofertar e atrair de forma assertiva os clientes e potenciais consumidores, com o intuito de evidenciar esses elementos na visão do consumidor, que faz parte de todo o processo de venda, desde a criação até o pós-venda, uma vez que as necessidades a serem atendidas são todas dos clientes. Com base nos resultados, foi possível identificar que as mudanças que ocorreram devido à pandemia, indiretamente ou diretamente, atingiram o comportamento dos consumidores, visto que se tornaram cada vez mais restritivas as vendas físicas, devido as normas de contingências adotadas pela OMS (Organização Mundial da Saúde).Trabalho de Conclusão de Curso Plano de negócio(2020-12-01) Amaro, Claudio; Faria, Lucas; Santos, Milena; Rezende, PatriciaA Watt Consumo Inteligente é uma startup de tecnologia que oferece serviços de monitoramento em consumo de água e energia elétrica através de um aplicativo que se comunica diretamente através de sensores instalados no medidor de água ou no quadro de luz. Os sensores são capazes de monitorar com precisão o fluxo de água e energia que passa por uma residência ou estabelecimento. A empresa foi criada a partir do desconforto de seus fundadores, da qual todos sentiam a falta de controle sobre suas contas de água e energia elétrica. O questionamento era simples, “Como conseguimos controlar nossos gastos do cartão de crédito por app de controle financeiro e ainda não conseguimos fazer isso com as contas de água e energia elétrica” – com esse problema a ser resolvido, a Watt foi fundada para oferecer aos seus clientes todos os detalhes sobre o consumo de água e energia elétrica, de qualquer lugar, em qualquer momento. Contamos com dois tipos de sensores (hardware) capazes de monitorar em tempo real a utilização de água e energia elétrica de residências. Conectada à internet, o equipamento transmite informações de consumo para o aplicativo (software) que por sua vez fornece estatísticas, metas de economia, picos de consumo, relatórios e dicas para ser sustentável e se beneficiar financeiramente gerando economia.Trabalho de Conclusão de Curso Plano de negócio(2020-12-01) Gomes, Camila Oliveira; Silva, Karoline Aragão da; Silva, Vitoria Cavalcante dos SantosA E-cup nasceu pela paixão e cuidado das sociais pelo meio ambiente e a conscientização de não só oferecer produtos sustentáveis como também ajudar a mudar hábitos, tendo como comprometimento ensinar a população a entender o impacto de suas ações sobre o planeta e o quão importante é preservá-lo. O contexto de sustentabilidade social surgiu nas empresas a partir do séc. XXI, devido as necessidades sociais, ambientais e processos econômicos, ou seja, são um conjunto de ações adotadas pelas empresas com o objetivo de atuar de maneira consciente. Aliando sempre o respeito ao ambiente e à sociedade em que está inserida. As organizações querem associar suas marcas a projetos que adotem boas práticas, pois além de ter uma grande importância social e ambiental, a sustentabilidade ajuda empresas a se posicionar positivamente perante seu consumidor, assim sendo ações que todos os envolvidos saem ganhando. No Brasil são descartados 720 MM de copos plásticos por dia o que corresponde a 1500 toneladas produzidas diariamente, segundo a Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos (ABRELPE, 2018), isso impacta diretamente o meio ambiente devido ao descarte incorreto dos copos plásticos, assim gerando o acúmulo de lixo devido à demora de sua decomposição. Criamos a startup E-cup para trazer praticidade e sustentabilidade para dentro das empresas substituindo o copo plástico pelo biodegradável e tornando-o um objeto do seu dia a dia com um produto mais sustentável em prol do meio ambiente, além de conscientizar os indivíduos e impactar a rotina de vivência do colaborador dentro da organização com o nosso produto biodegradável. Como isso irá funcionar? Os copos serão feitos com a fécula de mandioca e ao mesmo tempo o descarte do produto será para compostagem, ou seja, após três meses de uso, enquanto os recipientes de plástico resistem por séculos no ambiente a nossa embalagem compostável virará adubo em apenas dois meses. Além de oferecermos o benefício de uma máquina higienizadora, que terá a função de fazer a higienização dos copos, o que faz com que eles tenham uma durabilidade maior. Após a utilização do copo o consumidor irá depositá-lo no equipamento para fazer a limpeza e estar pronto para o próximo que o utilizará. O nosso 8 principal público-alvo são as empresas (B2B) do médio e grande porte, localizadas na grande São Paulo. Fizemos isso atentos as necessidades dos nossos clientes que buscam um produto verde. Por meio da confiança, qualidade e transparência deixamos nossa pegada ecológica e conscientizamos todos a importância da troca dos copos plásticos pelos biodegradáveis, para um mundo mais verde e melhor. O mercado de embalagens biodegradáveis é escasso no Brasil, a matéria prima do nosso produto vem de uma fonte renovável feito a partir da fécula de mandioca, é uma inovação nesse segmento. O investimento para abertura da E-Cup será próprio, no valor total de R$ 480.402,00, esse valor será dividido entre as três sócias, resultando em um investimento de R$ 160.134,00 para cada.