Gestão da Inovação
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Navegando Gestão da Inovação por Orientador "Kirschbaum, C."
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Dissertação A avaliação da qualidade como fator de determinação da frequência prescritiva de produtos na oftalmologia brasileira(2010) Lopes, E. R.As ciências sociais têm pesquisado ultimamente com grande interesse o fenômeno da prescrição de medicamentos, visto que neste processo a decisão pela compra não é feita pelo consumidor final. Por meio de uma pesquisa do tipo survey, obtivemos respostas de 270 oftalmologistas sobre suas avaliações de 15 princípios ativos para o tratamento clínico do glaucoma, a principal causa de cegueira não reversível no Brasil. Relacionamos a frequência prescritiva informada por estes respondentes com a percepção de qualidade atribuída a cada um dos 15 princípios ativos, para buscar estabelecer potenciais relações causais entre melhores avaliações e maior frequência prescritiva. Investigamos também possível suscetibilidade dos respondentes, quando expostos ao contato com seus grupos de referência, sofrerem influência informacional, influência utilitária e influência de valor expressivo no seu perfil individual de consumo, o que poderia gerar também influência na frequência prescritiva dos medicamentos. Finalmente, a pesquisa permitiu comparar o perfil de evolução de venda de cada princípio ativo nos últimos cinco anos e ponderar potenciais influências de desempenho mercadológico com avaliações favoráveis destes produtos.Dissertação A crise no setor aéreo brasileiro(2009) Scacchetti, D. C.Esta dissertação analisa a crise enfrentada pelo setor aéreo no Brasil. Neo-institucionalistas como Meyer e Rowan (1977) e DiMaggio e Powell (1983) apresentaram o ambiente institucionalziado como fonte de explicação determinística para o comportamento organizacional. Contrariamente ao argumento de que instituições permanecem intactas sem esforço, foid etectado um custo e um esforço para manutenção das instituições (HUGHES, 1936). Como consequência, um trabalho institucional é requerido. (LAWRENCE, SUDDABY, 2006) para gerenciar contradições do ambiente institucional. No contexto do setor aéreo brasileiro, mudançs recentes no setor público e privado colocaram em crise a lógica institucional de todo o setor. Apesar do expressivo crescimento da demanda nos últimos seis anos (de 41,7 milhões de passageiros por ano em 2000, para 57,6 milhões em 2006), a falta de investimentos no setor, a concentração de companhias aéreas caracterizando um duopólio, as falhas de infra-estrutura, as acusações de corrupação contra os setores especializados do governo, e, finalmente, as manifestações trabalhistas e greve dos controladores de tráfego aéreo ilustraram as dificuldades pelas quais o setor vem passando. À luz da teoria institucional pretende-se compreender e caracterizar como se desenvolveu a crise aérea no BrasilDissertação O impacto da cobrança pelo uso da água nos usuários industriais: uma visão dos atores das bacias hidrográficas dos rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí(2012) Caruso, Carla Fernandes de MouraSeja por conta dos fenômenos naturais ou pelo resultado do crescimento populacional, o acesso à água torna-se cada vez mais dificil, configurando prelúdios de uma crise mundial, quando o recurso passará a ser disputado por várias nações. No Brasil, o setor industrial responde por 14% de consumo de água, representando o 2º maior setor usuário do recurso. Nesse contexto, emerge a necessidade da aplicação de instrumentos de gestão ambiental que induzem a modificação do comportamento dos diversos usuários de recursos hídricos de forma a racionalizar o uso e consumo deste recurso natural. Nos últimos anos, a instituição do instrumento "cobrança pelo uso da água nas bacias dos rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí (PCJ)" propiciou a participação ativa dos usuários de água da região, estabelecendo medidas possíveis e prioritárias no que tange à utilização da água, seja como insumo, seja como consumo. Este estudo analisou a visão dos vários stakeholders sobre como a implementação da cobrança do uso da água nas bacias do PCJ tem influenciado o comportamento dos usuários industriais. Observou-se, ainda, as condutas de políticas públicas na gestão de recursos hídricos e os mecanismos de aplicação da cobrança destes, bem como as mudanças de comportamento dos usuários industriais do local. Para o desenvolvimento deste estudo, doptou-se por uma abordagem qualitativa, envolvendo duas técnicas. A primeira, exploratória e bibliográfica, consistiu em uma coleta de dados, visando o entendimento do sistema nacional de gestão de recursos hídricos. A partir desta etapa, identificou-se atores-chave envolvidos com a cobrança do uso da a´gua no PCJ, que foram entrevistados. A segunda técnica, a de análise de conteúdo, fundamentou o entendimento das visões dos stakeholders, além da eficiência e aceitabilidade das medidas adotadas pelas empresas selecionadas frente à cobrança pelo uso da água, identificando a relação direta entre tais atores e as organizações entrevistadas. As conclusões apontam para um processo de implementação da cobrança pelo uso da a´gua de baixa eficiência e para o estímulo do uso racional da água no setor industrial. O principal fator é o preço reduzido que não estimula as mudanças em profundidade na Gestão de Recursos Hídricos. Ainda assim, a pesquisa revela a importância da cobrança como um mecanismo de reconhecimento de valor econômico da água na região, tomando o Comitê PCJ como uma referência nacional. No entanto, a implementação da cobrança no PCJ representa o início de um longo processo de transformação e maturação do instrumento. O direcionamento das aplicações dos recursos da cobrança, direcionado na sua totalidade às melhorias do sistema de saneamento da região, representam evidências da evolução da cobrança pelo uso da águaDissertação O papel da confiança e do controle nas relações inter-organizacionais colaborativas: um estudo de contexto na estrutura organizacional(2009) Hoelz, J. C.Esta dissertação representa uma proposta de trabalho que tem por objetivo aprofundar o esforço teórico de estabelecer relações entre "controle" e "confiança" por meio de um estudo de caso onde as relações inter-organizacionais de controle e confiança estejam contextualizados organizacionalmente. Em outras palavras ela procura responder ao seguinte problema: Como os mecanismos de sustentação da confiança e do controle se relacionam e são explicados em uma perspectiva mais subjetiva, no âmbito da construção das relações sociais no escopo de uma estrutura organizacional? Com o objetivo de responder a essa questão a estratégia de pesquisa selecionada é mista (CRESWELL, 1987), de natureza exploratória e está baseada no pressuposto qualitativo de construção de significados segundo a perspectiva da pesquisa etnometodológica, ou seja, parte-se do pressuposto que os significados múltiplos das experiências individuais são construídos e reconstruídos por meio da prática no dia-a-dia pelos atores sociais em interação (COULON, 2005), com ênfase na relação controle/confiança, complementarmente foi realizada a análise da rede social da organização, por meio do estudo do sociograma resultante do mapeamento das relações interpessoais desenvolvidas pelo grupo estudado, partindo-se do pressuposto que as relações sociais são a base da dinâmica de funcionamento de qualquer interação humana, seja no contexto de trabalho seja em um ambiente social (MOSCOVICI, 1998). Concluindo esse estudo a análise dos dados foi bem sucedida em explicar como, de uma maneira mais subjetiva, os mecanismos de sustentação de confiança e do controle se relacionam e são explicados no âmbito da construção das relações sociais no escopo de uma estrutura organizacional. A análise dos dados encontrou muito indícios que reforçam a idéia que em sua dimensão mais subjetiva a confiança e o controle estão intrinsecamente ligados, e ainda, que as fronteiras existem na medida em que os indivíduos que ocupam essas posições experimentam, realizam, refletem e reconsideram o binômio confiança e controle, passando assim, também, a reconstruir as fronteiras organizacionais, sua permeabilidade e significância para os envolvidosDissertação Redes sociais e vendas diretas: o caso da Natura(2009) Silveira, D. de A. G. A.A constatação da existência de uma lacuna entre os indicadores de performance normalmente utilziados pelas organizações para medir as saídas dos processos e o entendimento sobre os elementos sociais que podem influenciar o desempenho de indivíduos e organizações foi a motivação inicial para o trabalho. A partir da análise do banco de dados histórico de transações de um contingente de mais de quarenta mil revendedoras autônomas de cosméticos, foram aplicadas técncias estatísticas básicas para uma análise exploratória que permite identificar a relação entre capital social e desempenho em vendas. O estudo corrobora os trabalhos de Ronald Burt sobre brokers e laços fortes, além de confirmar o valor proveniente de laços fracos, conforme previsto por Granovetter. Além da comprovação sobre a existência de forte correlação entre capital social e vendas, há evidências de que o capital social também pode refletir benefíscios ligados a solidariedade e ao bom relacionamento com os indivíduos da rede social em questão