Gestão da Inovação
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Dissertação O modelo das organizações inovadoras sustentáveis e a sua aplicação no setor elétrico brasileiro: o caso da Eletrosul(2008) Bruno, S. F.Este trabalho tem como objetivo verificar se a Eletrosul adota o modelo das Organizações Inovadoras Sustentáveis (Barbieri, 2007). As organizações inovadoras sustentáveis se destacam por incorporar o modelo das organizações em aprendizagem (Learning Organization), mas ir além do mesmo. Além de inovar e possuir as características que caracterizam uma organização inovadora, a OIS também desenvolve políticas sociais, ambientais e de desenvolvimento econômico das regiões onde atua. Este modelo tem especial importância, principalmente no setor elétrico brasileiro, pois atualmente existe uma enorme pressão mundial para a geração de energia elétrica através de fontes não poluentes, ou seja, através de fontes renováveis. Após a realização de entrevistas, observações e análise de documentos oficiais da empresa (Balanço Social) chega-se à conclusão de que a empresa implementa parcialmente o modelo das OIS, devendo aprimorar os seus processos de gestão da inovação e também os seus processos de gestão ambiental e social, profissionalizando o setor responsável por esta gestão na empresa. A empresa está implementando, no entanto, medidas corretivas para corrigir suas disfunções e está caminhando para a implementação do modeloDissertação Relações entre co-criação de valor através de experiências e os conceitos de orientação ao mercado, perspectiva de valor do cliente e ambiente interno:um estudo em empresas sediadas no Estado de São Paulo(2008) Manzini, R. B.A lógica corrente de criação de valor ainda permanece centrada em produtos e na firma, relegando a um segundo plano a oferta de valor desde a perspectiva do cliente. Evidências de que esta lógica não mais atende aos novos desafios da economia podem ser observadas a partir de cada vez mais alta commodização dos bens e serviços. Estes novos desafios adêm da tecnologia que ampliou o conhecimento individual e coletivo dos clientes. Clientes mais ativos não buscam apenas por produtos ou serviços, mas sim, pelas experiências decorrentes destes. Este trabalho apresenta um modelo alternativo à lógica corrente de criação de valor, a co-criação de valor através de experiências, e suas relações com as noções de orientação ao mercado, valor percebido pelo cliente e ambiente interno. A partir da revisão da literatura um modelo conceitual é construído e posteriormente testado a partir da modelagem de equações estruturais pelo método dos mínimos quadrados parciais. Como complementação às equações estruturais, também forma aplicadas as análises fatoriais e de agrupamento. Os resultados revela que tanto a noção de co-criação de valor, quanto a de experiência como uma oferta de valor real ainda se encontram incipientes junto ás empresas pesquisadas. No entanto, um pequeno grupo de "potenciais empresas co-criadoras de valor" advindo do setor de serviços e de arranjos business-to-business foi identificadoDissertação Contradições, práxis e mudança institucional na criação de uma Joint Venture(2009) Bardagi, M. P.A recente formação de uma joint venture no segmento de infra-estrutura para telecomunicações irá nos permitir analisar se realmente ocorrem mudanças, dentro do paradigma da Teoria Neo-Institucional. Este trabalho irá focar os aspectos relacionados com as contradições, práxis e mudança institucional em uma organização, como descrito por Seo e Creed (2002). Refutando uma abordagem determinística da Teoria Institucional, esses autores, a exemplo de outros estudos recentes no campo, concentram-se no papel do agente para motivar e disparar um processo de mudança dentro de uma organização. Nosso foco será precisamente o papel do agente para motivar e disparar um processo de mudança dentro de uma organização. Nosso foco será precisamente o papel do agente na construção de uma nova totalidade socialmente construída e o modelo dialético de Benson (1977) servirá como ponto de partida. Começando nossa análise com a criação da nova companhia, tentaremos entender como as novas interações sociais contribuíram para a construção da nova totalidade, que contradições foram criadas ou emergiam a partir dessas mesmas interações. Mais ainda, vamos identificar: que práticas no dia-adia do trabalho na recém-fundada empresa foram aderentes àquilo que havia sido professado pela Alta Direção e qual nível de decoupling era palpável? Onde e quando esse decoupling torna-se uma ameaça à ordem institucional? E, como uma resposta a isso, quais práxis foram criadas e adotadas pelos atores sociais? Que "válvulas de escape" foram criadas pela liderança como uma reação, em um esforço para a manutenção do status quo? Foram essas válvulas de escape efetivas? E se falharam, por quê? Finalizaremos com uma proposta de emenda ao modelo a partir de nossas conclusõesDissertação Atributos de valor para o consumidor no varejo:um estudo no setor de material de construção de São Paulo(2009) Pontual, W. J. S.Esta dissertação trata dos atributos de valor para o consumidor, sob a ótica do marketing, e mais precisamente de um modelo conceitual sobre o assunto. O intuito deste trabalho é melhorar e contribuir para ampliar a pouca oferta de estudos deste tema, especificamente sobre o varejo de material de construção. Através da revisão bibliográfica analisou-se o conhecimento que se encontra disponível até o presente momento a respeito de atributos de valor para o consumidor bem como de outros temas relacionaods, como serviço, varejo, qualidade e valor procurando a maior abrangência possível. Utilizou-se a escala SERVQUAL adaptada para este estudo nas grandes redes de material de construção com aplicação do questionário a 407 consumidores de duas das principais redes de varejo de material de construção de São Paulo. Foram utilizadas as análises fatorial e de clusters para tratamento dos dados.Dissertação Grupos de melhoria:um vetor de aprendizagem nas organizações - o caso da Scania Latin America Ltda(2009) Nobrega, R. B.Esta pesquisa buscou identificar quais os motivos que levam um grupo de melhorias a trabalhar em torno da resolução de problemas em detrimento de esforços mais amplos de desenvolvimento de pessoas e processos. Por meio de entrevistas em profundidade com os componentes de dois frupos de melhoria foi possível evicendicar atuação típica da aprendizagem de circuito simples, onde o foco principal é a solução de desvios do cotidiano, trabalhando dentro de padrões e rotinas estabelecidas com muito pouco questionamento, inviabilizando a aplicação da aprendizagem de circuito duplo. Nossa pesquisa identificou uma organização com alto índice de padronização de processos e comportamento limitado em sua zona de conforto. Uma organização composta por pessoas que traçam riscos calculados e que tem no seguimento dos padrões, a confiança da qualidade assegurada. Uma marca muito bem aceita no mercado, inserida num contexto de baixo índice de mudanças e que a melhoria contínua é estimulada através de pequenas ações. Contudo, entrevistamos também representantes da alta direção que demonstraram enxergar esse cenário e de quem esperamos em futuras pesquisas, poder comprovar a aplicação da aprendizagem de circuito duplo onde o diferencial humano romperá as barreiras do cotidiano para transformarem-se em pessoas que desenvolvem suas habilidades através do questionamento dos padrões e da real capacidade de ação no mundo.Dissertação Redes sociais e vendas diretas: o caso da Natura(2009) Silveira, D. de A. G. A.A constatação da existência de uma lacuna entre os indicadores de performance normalmente utilziados pelas organizações para medir as saídas dos processos e o entendimento sobre os elementos sociais que podem influenciar o desempenho de indivíduos e organizações foi a motivação inicial para o trabalho. A partir da análise do banco de dados histórico de transações de um contingente de mais de quarenta mil revendedoras autônomas de cosméticos, foram aplicadas técncias estatísticas básicas para uma análise exploratória que permite identificar a relação entre capital social e desempenho em vendas. O estudo corrobora os trabalhos de Ronald Burt sobre brokers e laços fortes, além de confirmar o valor proveniente de laços fracos, conforme previsto por Granovetter. Além da comprovação sobre a existência de forte correlação entre capital social e vendas, há evidências de que o capital social também pode refletir benefíscios ligados a solidariedade e ao bom relacionamento com os indivíduos da rede social em questãoDissertação e-HRM-in-practice:um estudo sobre o uso da tecnologia em RH pelas lentes da prática(2009) Luvizan, S. S.A Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) vem transformando drasticamente o modo como as Organizações operam e fazem negócios. Na área de Recursos Humanos (RH) as ferramentas de TIC vêm ampliando suas aplicações e oferecendo funcionalidades que facilitam a operacionalização de novos modelos de gestão. O termo e-HRM (electronic Human Resources Management) surge para expressar uma nova forma de operacionalizar as estratégias e políticas de RH baseadas nestes novos modelos de gestão de pessoas e apoiadas nas possibilidades das ferramentas de TIC. A presente pesquisa aplicou o modelo Multilevel Framework (POZZEBON, DINIZ e JAYO, 2007) para mapear a estrutura que emerge do uso de um sistema de RH, o contexto em que tal estrutura se forma através da ação dos grupos sociais relevantes, que interagem em um processo de negociação contínuo, que influencia e é influenciado pela própria estrutura emergente e pelas demais estruturas existentes na organização. A partir destes dados, aplicou-se o modelo e-HRM (RUEL, BONDAROUK E LOOISE, 2004), aqui chamado de e-HRM-in-Practice para evidenciar sua composição através dos dados da prática encontrada no RH e nas diversas áreas da Souza Cruz, empresa onde o trabalho foi realizado. A combinação destes dois modelos visa não apenas possibilitar contribuições para as áreas de RH e TIC na mesma pesquisa, mas também evidenciar o potencial de expansão dos entendimentoDissertação Inovações de ruptura:um estudo sobre a estratégia em organização incumbente no setor bancário(2009) Morita, T.Esta dissertação apresenta um estudo sobre a prática da estratégia organizacional no setor bancário brasileiro, abordando especificamente os aspectos relativos ao processo de tomada de decisão de um incumbente face as variáveis do meio ambiente, às quais são acrescida de dificuldades extras, a possibilidade do setor estar diante de inovações tecnológicas disruptivas que podem alavancar a indústria a um novo paradigma. O trabalho é realizado através de estudo de caso, focado na possibilidade do fim do papel-moeda, face à insurgência de novos meios eletrônicos de pagamentos. Este estudo traz como contribuição da cognição de gerentes e executivos da organização incumbente, isto é, a partir de entrevistas transcritas, realiza-se a geração de mapas cognitivos que permitem verificar como o incumbente se posiciona com relação ao seu paradigma atual, seu relacionamento com parceiros e clientes, seu comportamento atual, sua visão de futuro e sua estratégia de ação.Dissertação O papel da confiança e do controle nas relações inter-organizacionais colaborativas: um estudo de contexto na estrutura organizacional(2009) Hoelz, J. C.Esta dissertação representa uma proposta de trabalho que tem por objetivo aprofundar o esforço teórico de estabelecer relações entre "controle" e "confiança" por meio de um estudo de caso onde as relações inter-organizacionais de controle e confiança estejam contextualizados organizacionalmente. Em outras palavras ela procura responder ao seguinte problema: Como os mecanismos de sustentação da confiança e do controle se relacionam e são explicados em uma perspectiva mais subjetiva, no âmbito da construção das relações sociais no escopo de uma estrutura organizacional? Com o objetivo de responder a essa questão a estratégia de pesquisa selecionada é mista (CRESWELL, 1987), de natureza exploratória e está baseada no pressuposto qualitativo de construção de significados segundo a perspectiva da pesquisa etnometodológica, ou seja, parte-se do pressuposto que os significados múltiplos das experiências individuais são construídos e reconstruídos por meio da prática no dia-a-dia pelos atores sociais em interação (COULON, 2005), com ênfase na relação controle/confiança, complementarmente foi realizada a análise da rede social da organização, por meio do estudo do sociograma resultante do mapeamento das relações interpessoais desenvolvidas pelo grupo estudado, partindo-se do pressuposto que as relações sociais são a base da dinâmica de funcionamento de qualquer interação humana, seja no contexto de trabalho seja em um ambiente social (MOSCOVICI, 1998). Concluindo esse estudo a análise dos dados foi bem sucedida em explicar como, de uma maneira mais subjetiva, os mecanismos de sustentação de confiança e do controle se relacionam e são explicados no âmbito da construção das relações sociais no escopo de uma estrutura organizacional. A análise dos dados encontrou muito indícios que reforçam a idéia que em sua dimensão mais subjetiva a confiança e o controle estão intrinsecamente ligados, e ainda, que as fronteiras existem na medida em que os indivíduos que ocupam essas posições experimentam, realizam, refletem e reconsideram o binômio confiança e controle, passando assim, também, a reconstruir as fronteiras organizacionais, sua permeabilidade e significância para os envolvidosDissertação Dissertação Comportamento socialmente responsável do consumidor:um estudo comparativo nas cidades de Jaguariúna e Ilha Bela(2009) Ximenes, R. T.A presente dissertação objetiva estudar o comportamento socialmente responsável de estudantes de ensino médio residentes nas cidades de Jaguariúna e Ilha Bela, bem como verificar se há diferenças entre o comportamento socialmente responsável dos estudantes consumidores das duas cidades. Para atender a esse objetivo, buscou-se organizar o referencial teórico em duas abordagens: Econômica, pois nosso planeta é dotado de recursos escasso e nossos desejos de consumo de bens ultrapassam nossa capacidade de produção e Marketing, pois o estudo do comportamento do consumidor é de extrema importância para o crescimento econômico com desenvolvimento sustentável, passando por marketing social e marketing verde. Um levantamento por meio de um questionário estruturado com perguntas fechadas foi aplicado em estudantes residentes nas duas cidades. Esta escolha deu-se por tratar-se de um público jovem e com grande facilidade de aceitar as inovações. A operacionalização desse conceito foi por meio da escala de Antil e Bennet (1979 apud BEARDEN; NETEMEYER, 1999) para avaliar o comportamento de consumo socialmente responsável (SRCB). Os entrevistados são estudantes de escolas públicas que estavam cursando o ensino médio, e obrigatoriamente residentes em uma das duas cidades. O instrumento de pesquisa foi aplicado pelo pesquisador na qual participaram como respondentes 281 estudantes. Os resultados geraram quatro fatores de influência estatisticamente significantes sobre o padrão de comportamento ambiental, batizado com os seguintes nomes: "Ações esperadas de terceiros e Percepção do problema ambiental", e "Ações escassas ou insuficientes". Aparentemente houve a verificação da passividade do padrão de respostas das duas cidades com relação a uma atitude ambiental, ou seja: os problemas são detectados, existe a percepção, são de conhecimento da população, porém ficam à espera de ações de terceiros para a solução, no máximo encontramos a neutralidade à espera de um milagre.Dissertação Um estudo sobre a contribuição do sistema de informação de marketing para a tomada de decisões estratégicas de marketing(2009) Pereira, J. A.As teorias de marketing e estratégia postulam que, para uma empresa ser bem-sucedida em seu negócio, os gestores devem tomar decisões munidos de informações precisas e prontamente acessíveis. O conceito de sistema de informações de marketing emergiu com a proposta de operacionalizar e tornar factível a busca, o processamento e a análise das informações atinentes aos ambientes externo e interno das organizações, no intuito de subsidiarem as decisões de marketing. No contexto atual, em que o marketing vem deixando de ser considerado somente uma área funcional, para assumir o papel de orientação de negócio nas organizações, as decisões estratégicas de marketing ganham uma nova dimensão de importância, tanto para o meio acadêmico de marketing como para a prática de gerencial. Na realidade empresarial brasileira, na qual se visualiza apresença maciça e representativa de empresas familiares de característica empreendedora, a questão de como tais empresas, com peculiaridades distintas das organizações burocratizadas e mais analíticas obtém, organizam e utilizam informações no subsídio à tomada de decisões estratégicas de marketing, desponta como uma proposta que vem preencher uma lacuna presente na literatura atual do marketing estratégico. A pesquisa foi operacionalizada por meio do método do esestudo de caso - o qual se baseou em entrevista pessoal e análise documental - e objetivou um melhor entendimento sobre a importância e a contribuição do sistema de informação de marketing no subsídio à tomada de decisões estratégicas de marketing. No campo, os achados revelaram uma forte consistência entre a análise documental e as respostas do entrevistado e também corroboraram a abordagem teórica apresentada na revisão bibliográfica, atingindo aos objetivos principal e secundário da pesquisaDissertação A crise no setor aéreo brasileiro(2009) Scacchetti, D. C.Esta dissertação analisa a crise enfrentada pelo setor aéreo no Brasil. Neo-institucionalistas como Meyer e Rowan (1977) e DiMaggio e Powell (1983) apresentaram o ambiente institucionalziado como fonte de explicação determinística para o comportamento organizacional. Contrariamente ao argumento de que instituições permanecem intactas sem esforço, foid etectado um custo e um esforço para manutenção das instituições (HUGHES, 1936). Como consequência, um trabalho institucional é requerido. (LAWRENCE, SUDDABY, 2006) para gerenciar contradições do ambiente institucional. No contexto do setor aéreo brasileiro, mudançs recentes no setor público e privado colocaram em crise a lógica institucional de todo o setor. Apesar do expressivo crescimento da demanda nos últimos seis anos (de 41,7 milhões de passageiros por ano em 2000, para 57,6 milhões em 2006), a falta de investimentos no setor, a concentração de companhias aéreas caracterizando um duopólio, as falhas de infra-estrutura, as acusações de corrupação contra os setores especializados do governo, e, finalmente, as manifestações trabalhistas e greve dos controladores de tráfego aéreo ilustraram as dificuldades pelas quais o setor vem passando. À luz da teoria institucional pretende-se compreender e caracterizar como se desenvolveu a crise aérea no BrasilDissertação Uma análise multinível da diversidade geográfica sobre o desempenho das firmas(2009) Belmude, S. P. M.A importância relativa de diversas origens da heterogeneidade do desempenho das firmas tem sido discutida em termos teóricos e testada empiricamente, com ênfase nos efeitos da indústria, corporação, dos recursos idiossincráticos da firma, ano e país. Este trabalho estudou a influência de uma nova variável explicativa sobre o desempenho das firmas, a diversidade geográfica, representada pelo número de fábricas fora do país de origem. Efeitos positivos e significativos foram identificados. A amostra incluiu 2.442 observações, 557 firmas em 13 indústrias e 6 países, num período de 5 anos (2003 a 2007). Um modelo hierárquico linear (multinível) com três níveis permitiu identificar que o efeito firma foi o predominante, sendo responsável por aproximadamente 50% da variância do desempenho. Os efeitos indústria e país, se somados, não chegaram a um terço do efeito firma. Também foi possível identificar uma massa crítica de internacionalização (número de fábricas = 10)Dissertação Dissertação Open capabilities: a formação de competências para a gestão da inovação aberta: o caso Natura(2009) Piatto, E. B.A inovação é fator chave de crescimento das empresas segundo teóricos de várias escolas de estudo de estratégia. O processo de identificação, captação, desenvolvimento e implantação das idéias e conhecimentos para transformá-los em inovação podem ser acelerados com custos reduizidos e com melhor qualidae dependendo, entre outros aspectos, do modelo utilizado. A adaptação da empresa na busca dos melhores modelos e processos de inovação requer dedicação da organização na construção da estratégia para sua viabilização passando por caminhos de aprendizagem e desenvolvimento de novas competências. Este trabalho estuda o desenvolvimento de capacidaes dinâmicas e competências durante o processo de implantação de um modelo aberto de inovação baseado em Open Innovation, assim denominado por Chesbrough (2003a, 2005, 2007). Este conceito considera elementos como cooperação, parceria, aquisição e venda de pesquisas em diferentes estágios de desenvolvimento, participação de atores fora dos limites da organização, novo desenho organizacional e modelo de negócios como fatores chave de obtençãod e resultados no processo de inovação. O foco do estudo está em identificar quais as competências necessárias para a empresa se adaptar a esta nova abordagem. A empresa estudada é uma indústria nacional de grande porte do segmento de cosmétios que atua em um mercado em crescimento bastante competitivo que demanda inovações constantes imprimindo um ciclo de vida curto aos produtos. a inovação aberta vem a ser uma alternativa estratégica na busca de sustentação de resultados e competitividade a partir de lançamentos de novos produtos em menor tempo e com riscos compartilhados entre os parceiros. Entre as conclusões destaca-se a necessidade de uma preocupação estruturada para que a empresa adote o sistema de inovação aberta seja em formação de um corpo de conhecimentos, seja na estruturação física de áreas funcionais e definição de indicadores específicos para a gestão da inovação abertaDissertação O papel do governo, universidades e empresas na consolidação da cadeia produtiva do biodiesel no Brasil:estudo de caso exploratório baseado na abordagem da hélice tripla(2009) Soares, J. A.O Programa Nacional de Produção e uso do Biodiesel (PNPB) foi apresentado oficialmente pelo governo brasileiro no final de 2004 e regulamentado no ano seguinte, dando início a uma nova cadeia produtiva que continua a ser construída e busca a consolidação, a fim de atender às demandas projetadas no Plano Nacional de Energia (PNE), que prevê aumento da participação do biodiesel no total de energia ofertada no Brasil de 1,8% em 2010 para 5,8% em 2030. Estas metas agressivas só serão atingidas através de uma cadeia produtiva sonsolidada e sustentável construída através deações conjuntas entre governo, universidades e empresas. Este trabalho de estudo de caso exploratório analisa o papel destes três atores na consolidação da cadeia produtiva do biodiesel no brasil sob a abordagem da hélice tripla e dos pressupostos de desenvolvimento através de redes cooperativas. verificou-se que a cadeia produtiva do biodiesel tornar-se-à consolidada quando alguns desequilíbrios verificados tais como maior diversidade de matérias primas, melhor destinação aos co-produtos e comercialização forem corrigidos.Dissertação Estratégia de inovação e diversificação no Modelo Venturing Corporativo:estudo de caso da Votorantim Novos Negócios(2009) Sacramento, E. S.A nova dinâmica de mudanças levou as empresas ao desafio da inovação como necessária à manutenção da competitividade. Para as corporações, o venturing corporativo (VC) foi um meio encontrado para enfrentar este desafio, recriar e revitalizar as organizações para alcançar o sucesso através do empreendedorismo e da inovação contínua. Nos Estados Unidos e Europa, onde VC encontra-se em uma fase adulta, as diversas pesquisas procuram sistematixar e difundir a fórmula do sucesso de grandes empresas. No Brasil, ao contrário, as pesquisas e empresas de VC ainda são escassas, e testar aquelas teorias foi um meio para tentar desenvolver conhecimento total. O estudo foi construído sobre dois pilares teóricos: 1) considera o empreendedorismo como um processo, consiste em um modelo de venturing que destaca a importância das competências gerenciais e do foco estratégico para a obtenção do sucesso; 2) tem a definição e o foco estratégicos como essenciais aom sucesso do venturing corporativo. As teorias propostas por Block e MacMillan (1993) e Mackewicz & partner (2003) foram testadas tendo como base empírica o estudo de caso da Votorantim Novos Negócios, uma empresa brasileira pertencente a um grande grupo industrial nacional que realzia a atividade de venturing, e sua experiência com a Alellyz Applied Genomics, uma empresa brasileira proveniente de spin-off (derivada) de prestígio internacional dedicada a P&D no setor de biotecnologia. O estudo, além de confirmar teorias, revelou que, apesar da reconhecida importância que o setor de biotecnologia tem para o desenvolvimento tecnológico e econômico, a estratégia de retorno financeitro prevaleceu ao suposto interesse de desenvolvimento de tecnologias críticas para o paísDissertação O comportamento do cliente de private banking em relação aos seus investimentos e benefícios procurados:uma proposta de segmentação(2009) Segura, A. C.A presente dissertação de mestrado analisa o comportamento dos cliente de Private Banking de uma instituição financeira brasileira em relação aos atributos procurados para a escolha de um banco Private e suas características de personalidade em relação à gestão de seus investimentos. Essas informações foram utilizadas para o desenvolvimento, validação e implementação de base post hoc e multidimensional de segmentação de clientes para o mercado de Private Banking, utilizando-se dois modelos complementares: segmentação por benefícios como segmentação de 1ª ordem e segmentação por características de personalidade do investidor, de 2ª ordem. Foram identificados nove benefícios procurados para a escolha de um banco private: conhecimento e informação, atendimento personalizado, conveniência e qualificação, exclusividade, soluções completas, qualidade e gestão, foco na produção, tradição e comodidade. Por sua vez, destes benefícios, seis se mostraram determinantes como diferenciadores da oferta (conhecimento e informação, conveniência e qualificação, exclusividade, soluções completas, tradição e comodidade) e serviram de base para o desenvolvimento de proposta de segmentação dos clientes por benefícios procurados. Foram encontrados quatro segmentos de clientes quanto aos benefícios procurados: profissionais, qualificados, tradicionais e sofisticados. Já a segmentação por características de personalidade foi implementada por meio da adaptação de instrumento desenvolvido por Pompian (2006), que indica oito tipos de personalidade encontrados nos investidores pesquisados: inseguro, confiante, otimista, cuidadoso, realista, individualista, conciliador e equilibrado. Os métodos de pesquisa, bem como os métodos estatísticos implementados são considerados robustos e aceitos nos meios acadêmicos. Os resultados encontrados indicam a aplicabilidade dos modelos propostos tanto para finalidades comerciais quanto para atividades de pesquisa acadêmicaDissertação Atitude do consumidor diante das práticas de marketing:um estudo comparativo entre jovens e idosos(2009) Corassari, W. D. R.Muitos são os trabalhos sobre a atitude do consumidor diante das práticas de marketing publicados em língua inglesa, entre eles, destacam-se os de (GASKI; ETZEL, 1986 ; ROBERTS; MANOLIS, 2000). Avaliam a atitude do consumidor diante das práticas de marketing das empresas em geral e em determinados contextos geográficos. A abundância de estudos sobre o assunto no estrangeiro não se observa no Brasil, onde nenhum trabalho foi localizado a esse respeito. Por isso, o objetivo geral desta dissertação foi estudar a atitude do consumidor diante das práticas de marketing. Daí se desdobram os dois primeiros objetivos específicos desta dissertação: a) validar uma escala utilizada para avaliar a atitude do consumidor diante das práticas de marketing; b) avaliar a atitude do consumidor diante das práticas de marketing. Mas, argumenta-se que a atitude do consumidor idoso seria diferente, se comparada à de gerações mais novas (ROBERTS; MANOLIS, 2000). Por tanto, outros objetivos específicos foram: c) avaliar a atitude do consumidor jovem diante das práticas de marketing; d) avaliar a atitude do consumidor idoso diante das práticas de marketing; d) comparar a atitude de consumidores jovens e idosos diante das práticas de marketing. Realizou-se um levantamento com a escala desenvolvida por Gaski e Etzel (1986), os principais estudiosos do assunto. Os resultados mostraram que: a) a escala utilizada é confiável para a avaliação da atitude do consumidor diante das práticas de marketing; b) a atitude do consumidor diante das práticas de marketing é favorável; c) a atitude do consumidor jovem é favorável com exceção do "P" praça; d) a atitude do consumidor idoso foi favorável, com exceção dos "Ps" preço e propaganda; e e) a comparação da atitude de consumidores jovens e idosos mostrou que a atitude do primeiro grupo se mostra mais favorável. tais resultados levam a concluir que a atitude dom consumidor diante das práticas de marketing se mostram favoráveis, entretanto, devido a alguns resultados desfavoráveis para os "P" praça na avaliação da atitude do consumidor jovem e do composto preço e propaganda para o idoso, se faz necessário que as empresas revejam suas estratégias para as ações voltadas aos consumidores, a fim de influenciar na atitude desses consumidores para a aquisição e consumo de seus produtos e/ou serviços.