Gestão da Inovação
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Navegando Gestão da Inovação por Orientador "Oliveira, Braulio Alexandre Contento"
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Dissertação Dissertação Um estudo sobre a contribuição do sistema de informação de marketing para a tomada de decisões estratégicas de marketing(2009) Pereira, J. A.As teorias de marketing e estratégia postulam que, para uma empresa ser bem-sucedida em seu negócio, os gestores devem tomar decisões munidos de informações precisas e prontamente acessíveis. O conceito de sistema de informações de marketing emergiu com a proposta de operacionalizar e tornar factível a busca, o processamento e a análise das informações atinentes aos ambientes externo e interno das organizações, no intuito de subsidiarem as decisões de marketing. No contexto atual, em que o marketing vem deixando de ser considerado somente uma área funcional, para assumir o papel de orientação de negócio nas organizações, as decisões estratégicas de marketing ganham uma nova dimensão de importância, tanto para o meio acadêmico de marketing como para a prática de gerencial. Na realidade empresarial brasileira, na qual se visualiza apresença maciça e representativa de empresas familiares de característica empreendedora, a questão de como tais empresas, com peculiaridades distintas das organizações burocratizadas e mais analíticas obtém, organizam e utilizam informações no subsídio à tomada de decisões estratégicas de marketing, desponta como uma proposta que vem preencher uma lacuna presente na literatura atual do marketing estratégico. A pesquisa foi operacionalizada por meio do método do esestudo de caso - o qual se baseou em entrevista pessoal e análise documental - e objetivou um melhor entendimento sobre a importância e a contribuição do sistema de informação de marketing no subsídio à tomada de decisões estratégicas de marketing. No campo, os achados revelaram uma forte consistência entre a análise documental e as respostas do entrevistado e também corroboraram a abordagem teórica apresentada na revisão bibliográfica, atingindo aos objetivos principal e secundário da pesquisaDissertação Fusão de empresas na perspectiva do consumidor: um estudo sobre qualidade percebida no setor aéreo(2012) Silva, C. R.A presente dissertação tem como analisar o processo de codeshare, fusão e aquisição, no setor aéreo nacional, devido às mudanças frequentes no cenário da aviação civil e mundial, as empresas aéreas tendem a se unir, para atender cada vez mais as necessidades de seus consumidores. Esta dissertação estuda as estratégias gerais e de marketing para compreender as estratégias de internacionalização que as empresas buscam para realizar as fusões e aquisições, entretanto este estudo foca em compreender como o consumidor avalia a estratégia de fusão, com base na percepção e na qualidade de serviço oferecidas pelas duas empresas envolvidas no processo de fusão. O método utilizado para o levantamento de dados juntos com os consumidores das duas empresas envolvidas foi o método SERVQUAL dos autores Parasuraman, Zeinthal e Berry (1985), onde analisou a percepção e a qualidade de serviço das duas empresas. O método de pesquisa utilizada foi à conclusiva descritiva, a qual foi realizada por meio de um levantamento de campo, o questionário aplicado aos 400 passageiros entrevistados, possuía versão nos idiomas português, inglês e espanhol, e utilizou se o software SPSS 20, para análise de dados, além de análises descritivas de cada uma das variáveis e do cruzamento de algumas delas, foram realizadas as análises inferências Análise Fatorial Exploratória e MANOVA. Após a realização da pesquisa de campo e a análise dos dados, esse estudo pode concluir que quanto à percepção geral sobre a qualidade das empresas, países e seus produtos, quase 93% julgam ser alta a qualidade da LAN, contra apenas 60% da TAM. Mais de 85% consideram o Brasil um país mediamente desenvolvido e os seus produtos são considerados de qualidade média por mais de 92% dos entrevistados. Por sua vez, quase 72% julgam o Chile um país desenvolvido e quase 80 % acreditam ser alta a qualidade dos produtos chilenos. Quanto à opinião acerca da fusão sobre a qualidade das empresas, quase que a totalidade entende que tanto a qualidade da LAN, quanto a da TAM, aumentaráTese A influência do overload de informação na decisão de viagem(2015) Queiroz, J. P.A busca de informações é compreendida como primeira motivação de avaliação da escolha e promessa de satisfação. Reconhecida sua importância para a tomada de decisão, a preocupação com esforços físicos e cognitivos durante o seu processamento e com as incertezas com as quais se depara vem de longa data. Estudos da área de marketing, mais especificamente de comportamento do consumidor, apontam que a informação interfere na percepção que o cliente tem sobre produtos e serviços implicando a necessidade das organizações realizarem esforços que provoquem percepções positivas sobre suas ofertas, confrontando-se expectativa com efetivação. Ressalte-se, que a percepção sobre uma viagem tem início antes do encontro do serviço, contribuindo para a realização da compra, durante sua ocorrência, e se prolonga até após o seu término, levando ou não à recompra e à recomendação do serviço a terceiros. Estudos sobre percepção de satisfação e comportamento do consumidor, normalmente, são associados a bens tangíveis, graças à intangibilidade do ambiente de serviços que dificulta a avaliação da satisfação e da qualidade. A partir do exposto, acredita-se que a sobrecarga (overload) de informação pode influenciar a sua satisfação, visto que ao tentar otimizar sua escolha as expectativas podem ser significativamente influenciadas. Assim, este trabalho buscou conhecer a influência do overload de informação sobre a satisfação do consumidor de turismo. Embora alguns estudos tenham tratado sobre a influência do overload de informação sobre o comportamento do consumidor, as características deste estudo são significativamente diferentes dos existentes até o momento, pois aborda uma decisão real, sobre um bem intangível (serviço), no setor de turismo. Para o alcance do objetivo proposto, foi realizada pesquisa em literatura específica com finalidade de esclarecer dúvidas e sedimentar bases para análise crítica e para realização da pesquisa de campo, abordando assuntos considerados relevantes. A pesquisa de campo realizada foi quantitativa, descritiva conclusiva e constituída de escalas com base na revisão de literatura. O questionário foi aplicado entre os meses de agosto e novembro de 2014 por meio eletrônico e na forma impressa em salas de aula de três Instituições de Ensino Superior para alunos de graduação e pós-graduação. A construção do modelo conceitual formado por cinco constructos ou variáveis latentes (overload de informação, emoção, expectativa, satisfação e fidelidade) operacionalizadas por dezesseis variáveis manifestas deu-se com a utilização do software LISREL ® 8,5. Dentre os principais resultados obtidos, destacam-se a grande influência do overload de informação sobre a emoção e da emoção sobre a expectativa, mas a abundância de informação não interfere na formação de expectativa, divergindo da literatura. Recomenda-se para estudos futuros a identificação de como a informação com overload e sem overload se relacionam com a emoção e a expectativa.Dissertação Posicionamento estratégico de novos produtos com inovação tecnológica:um estudo de caso(2011) Lui, M. de L. C.No atual cenário competitivo algumas decisões estratégicas de marketing são fundamentais para a sobrevivência das empresas. O consumidor é exposto diariamente a milhões de informações sobre novos produtos e serviços, novas marcas e novas empresas, mas conquistar um lugar privilegiado na mente desses compradores é uma tarefa muito discutida no ambiente acadêmico e empresarial, pois pode gerar vantagem competitiva. Questões relacionadas à variável posicionamento geram diversas contraposições e pontos de vista em função de forças emergentes dinâmicas originárias das novas demandas que afetam o ambiente de marketing. O posicionamento pode ser discutido como continuidade do processo de segmentação e as abordagens sobre diferenciação de produto são de relevante importância. O marketing para produtos inovadores devido a sua singularidade deve ser compreendido e debatido intensamente , pois os fatores críticos de sucesso quando há tecnologia envolvida ainda não são totalmente compreendidos. O desenvolvimento e lançamento de novos produtos com inovação tecnológica exigem esforços e utilização de recursos e planejamento sistemático para evitar perdas tangíveis e intangíveis das empresas. O setor de telecomunicações no Brasil vem sofrendo uma evolução exponencial relacionada a novas tecnologias, novos consumidores, novos fornecedores e movimentações estratégicas dos principais competidores na busca pela sobrevivência. O objetivo deste trabalho é colaborar com o correto entendimento sobre posicionamento de novos produtos com inovação tecnológica neste setor, para tanto, o estudo de caso aplicado a alguma empresa de telefonia fixa no estado de São Paulo pretende trazer luz as questões que podem subsidiar a correta tomada de decisão estratégicaDissertação