Trabalhos de Conclusão de Curso
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Navegando Trabalhos de Conclusão de Curso por Autor "Almeida, Giovanna Schmith de"
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Trabalho de Conclusão de Curso Desenvolvimento de um sistema de injeção de hidrogênio obtido a partir reforma do biometanol para motores a diesel(2023-06-30) Oliveira, Adiel de Jesus; Gomes, Daniel de Oliveira; Silva, Eduardo Oliveira da; Bellotto, Gabriel Martins; Almeida, Giovanna Schmith de; Zubcov, Gustavo Venancio; Friedel, Vitor Augusto AzevedoNo contexto mundial, um dos maiores desafios da humanidade é desenvolver soluções e alternativas que promovam o equilíbrio entre a preservação do planeta e a evolução de tecnologias. Sabendo da necessidade da descarbonização da economia que consolida cada vez mais a importância da discussão de pautas como a ESG (Environmental, Social and Corporate Governance) no ambiente corporativo, e observando a migração da matriz energética global para uma matriz mais limpa; o objetivo central deste trabalho é estudar quais são os efeitos da adição de hidrogênio obtido a partir da reforma do biometanol ao diesel em motores de veículos pesados, visto que, o transporte através de caminhões é responsável por movimentar cerca de 60% de toda carga brasileira, e a queima do diesel é a maior responsável pela emissão de compostos gasosos tóxicos, tais como monóxido de carbono e dióxido de nitrogênio, e material particulado (carbono, enxofre, nitrogênio, entre outros), quando comparada com a combustão de outros combustíveis também emissores, como gasolina e etanol. O desenvolvimento do sistema de reforma e injeção envolverá uma seção de cálculos de dimensionamento e seleções a fim de determinar as condições de operação do motor que melhor se aproximam das condições reais. Com a injeção de hidrogênio juntamente ao diesel na câmara de combustão espera-se obter aumentos significativos em parâmetros de desempenho do motor como potência, torque, e pressão média efetiva, além de possibilitar a economia no consumo de diesel uma vez que parte desse combustível será substituída pelo hidrogênio. Os valores calculados de forma teórica serão validados virtualmente através de simulações realizadas no software AVL Cruise M, sendo possível comparar os dois métodos de estudos e concluir se há coerência entre os resultados obtidos quanto à potência e ao torque.