Programa de Pós-Graduação de Mestrado e Doutorado em Administração
URI Permanente desta comunidade
Navegar
Navegando Programa de Pós-Graduação de Mestrado e Doutorado em Administração por Autor "Araújo, C. F. de"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
Dissertação Fatores determinantes do processo de internacionalização de bancos brasileiros: uma análise a partir da experiência do Itaú Unibanco(2011) Araújo, C. F. deO sistema financeiro brasileiro por décadas se caracterizou pela presença combinada entre bancos nacionais (estatais e privados) e estrangeiros, na competição pelo mercado local. A internacionalização não era uma prioridade. Esta realidade mudou na última década, sobretudo após a crise financeira internacional (2007), a qual provocou enfraquecimento dos ativos de algumas das principais instituições financeiras mundiais, transformando-as em alvos à aquisição. Os bancos brasileiros, pouco afetados por tal crise, qualificaram-se como potenciais compradores desses ativos, diante da sua solidez financeira, taxa de câmbio favorável, consistente crescimento nos anos recentes e um movimento de internacionalização emergente. Sobre este aspecto, os principais bancos de capital nacional, Itaú Unibanco, Banco do Brasil e Bradesco demonstram interesse em incrementar esta internacionalização, não apenas por intermédio de escritórios de representação ou agências, comumente empregados na expansão internacional, mas implementando subsidiárias no exterior. Trata-se de uma nova dimensão da internacionalização, pois implica engajamento com o país hospedeiro, com angariações de clientes, empréstimos, depósitos, e competição com os bancos do mercado-alvo. Com a proposta de ampliar a compreensão sobre essa nova dinâmica e de investigar os determinantes ao processo de internacionalização, esta dissertação analisa as estratégias utilizadas pelos bancos brasileiros na implantação de subsidiárias no exterior. A expansão internacional do Itaú Unibanco é explorada detalhadamente a partir de entrevistas com profissionais envolvidos com a expansão das atividades de varejo do banco à América Latina. Destaca-se entre as conclusões, o fato de que muitas vezes a conjugação de dois ou mais fatores influencia a estratégia de internacionalização dos bancos, provocando correlações positivas ou negativas