Administração
URI Permanente desta comunidade
Navegar
Navegando Administração por Autor "ALANO, E. R. C."
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
Tese Determinantes de adoção do tema meio ambiente na disciplina principal por professores dos cursos de graduação em Administração(2016) ALANO, E. R. C.A presente tese investiga os fatores determinantes de adoção do tema Meio Ambiente na disciplina principal por professores dos cursos de graduação em Administração no Brasil. A Teoria do Comportamento Planejado (TPB), a Teoria da Difusão da Inovação (IDT) e o Modelo de Aceitação de Tecnologia (TAM) foram as teorias-base deste trabalho. O estudo partiu do conceito de sustentabilidade ambiental e educação ambiental, chegando ao tema Meio Ambiente. A metodologia utilizada foi a técnica de Modelagem de Equações Estruturais. A partir do Modelo Estrutural Completo, testado com uma amostra de 407 docentes, foi possível compará-lo com os modelos teóricos da TPB (parcial), IDT (parcial) e TAM. Os resultados do Modelo Estrutural Completo mostram que os efeitos de três variáveis latentes, a utilidade percebida, a facilidade de adoção percebida e a compatibilidade, exercem influência positiva sobre a atitude do professor na adoção do tema meio ambiente na sua disciplina principal, e, mais três constructos, a imagem, as normas subjetivas e a facilidade de adoção, exercem influência positiva sobre a intenção do professor na adoção do tema meio ambiente na disciplina principal. A atitude da adoção do tema tem um efeito positivo sobre a intenção comportamental do professor na adoção do tema meio ambiente na sua disciplina principal nos cursos de graduação em administração. O R2 da atitude é de 0.54, e, o R2 da intenção comportamental é de 0.79. A contribuição do estudo é a proposta de um modelo estrutural, com foco na adoção do tema meio ambiente em disciplinas de graduação em Administração. O Modelo Estrutural Completo poderá ser aplicado para outros temas na área de Educação, bem como na área de Ciências Sociais Aplicadas.