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Artigo Pós-Venda na Industria Automobilistica: análise de tendências e fidelização de clientes(2010-01-05) NOGUEIRA NETO, MARIO DE SOUZA; OLIVEIRA, HILDA HIGASHIONNA DE; BISAGGIO, RENATO SIMOES; LIMA, JOSÉ LUIS ALVES DE; SACOMANO, JOSÉ BENEDITOCom o advento da globalização, a crescente competitividade e o aumento do nível de exigência, as empresas buscam maneiras para sobreviver no mercado, uma vez que a qualidade dos produtos está cada vez mais semelhante. Dessa forma, na presente pesquisa, sobre o serviço pós-venda na fi delização do cliente e a importância do manual do veículo, foi realizada uma pesquisa mercadológica descritiva que teve como instrumento de coleta de dados um questionário destinado a clientes que adquiriram carros novos nos últimos cinco anos. Com os resultados encontrados percebe-se que a maioria dos pesquisados considera importante o serviço pós-venda na compra de um veículo, também que uma minoria julga o serviço pós-venda excelente e que os clientes priorizam a qualidade ao avaliar o serviço, ao serem questionados sobre quais os motivos que o fi delizam a marca, o pós-venda ocupa um lugar de destaque e sendo indagados se costumam ler o manual do proprietário constata-se que uma parcela pequena do número de pesquisados o lê totalmente. Após a análise dos dados comprovou-se que o serviço pós-venda e um novo conceito de manual, são sim um diferencial competitivo e que merecem maior atenção das empresas automobilísticas pelo fato dos clientes terem apresentado insatisfação com o serviço e o considerar um fator decisório na compra de um veículo e que o manual interativo diminuirá o serviço com pós-venda, por apresentar linguagem clara, diferente dos convencionais, esclarecendo melhor dúvidas e erros frequentes do proprietário do veículo.Artigo Pós-Venda na indústria automobílistica: análise de tendências e fidelização de clientes(2010-01-05) NOGUEIRA NETO, MARIO DE SOUZA OLIVEIRA; HILDA HIGASHIONNA DE BISAGGIO; RENATO SIMOES LIMA; JOSÉ LUIS ALVES DE SACOMANO; JOSÉ BENEDITOCom o advento da globalização, a crescente competitividade e o aumento do nível de exigência, as empresas buscam maneiras para sobreviver no mercado, uma vez que a qualidade dos produtos está cada vez mais semelhante. Dessa forma, na presente pesquisa, sobre o serviço pós-venda na fi delização do cliente e a importância do manual do veículo, foi realizada uma pesquisa mercadológica descritiva que teve como instrumento de coleta de dados um questionário destinado a clientes que adquiriram carros novos nos últimos cinco anos. Com os resultados encontrados percebe-se que a maioria dos pesquisados considera importante o serviço pós-venda na compra de um veículo, também que uma minoria julga o serviço pós-venda excelente e que os clientes priorizam a qualidade ao avaliar o serviço, ao serem questionados sobre quais os motivos que o fi delizam a marca, o pós-venda ocupa um lugar de destaque e sendo indagados se costumam ler o manual do proprietário constata-se que uma parcela pequena do número de pesquisados o lê totalmente. Após a análise dos dados comprovou-se que o serviço pós-venda e um novo conceito de manual, são sim um diferencial competitivo e que merecem maior atenção das empresas automobilísticas pelo fato dos clientes terem apresentado insatisfação com o serviço e o considerar um fator decisório na compra de um veículo e que o manual interativo diminuirá o serviço com pós-venda, por apresentar linguagem clara, diferente dos convencionais, esclarecendo melhor dúvidas e erros frequentes do proprietário do veículo.