Trabalhos de Conclusão de Curso
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Trabalho de Conclusão de Curso MOVE(2021-12-05) Diniz, Rodrigo Hernanes Bezerra; Sastre, Rafaela Grecco; Molena, Alyson Junior; Silva, Gustavo Vale da; Cava, Rafael da Silva; Camargo, Matheus Silva; Gouvea, Matheus OliveiraO desenvolvimento econômico de uma nação traz consigo a necessidade do aprimoramento de áreas intrínsecas ao dia a dia de diversas empresas. Nesse sentido, atrelada ao consumo de 12,7% do PIB brasileiro, sendo 6,8% custos de transporte, a logística é certamente um dos pontos que requerem tal aperfeiçoamento. Ademais, o modal rodoviário é o mais representativo no Brasil, o que evidencia a atenção que deve ser direcionada a esse setor. Esforços aplicados a gestão e manutenção das frotas certamente são importantes para tornar as empresas mais competitivas. No entanto, um dos principais gastos relacionados ao transporte rodoviário é o consumo de combustível, que nos últimos anos vem apresentando taxas de crescimento consideráveis. Por consequência, o transporte de cargas está em constante evolução, e uma tendência para o setor é o Platooning, que é um método de condução em que há a ligação de dois ou mais caminhões em comboio, que seguem de perto uns aos outros a uma distância definida, utilizando tecnologias de conectividade entre si, permitindo desta forma viajarem em sincronia. O veículo da frente atua como líder, desta forma se ele freia todos os outros caminhões também realizam a frenagem, o que resulta em menor consumo de combustível e maior segurança, pois os caminhões se aproximam em velocidade constante com menos frenagens e acelerações. Tendo em vista o quão promissor pode ser o Platooning, o projeto Move tem como propósito avaliar o comportamento fluidodinâmico nos caminhões organizados em comboio. E a partir disso, otimizar seu desempenho com a utilização de apêndices aerodinâmicos em diferentes configurações de formato, posição e fixação.Trabalho de Conclusão de Curso Stream truck:(2022-11-28) Emmerich, Eric Henrique Araujo; Valente, Felipe; Santos, Lucas Henrique dos; Silva, Marcelo Antonio da; Pirillo, Pedro Guilherme; Accirolli Filho, Renato Dantes; Garcia, Tiago Luis; Gorzynski, Vitor DicieriAtualmente o transporte rodoviário representa mais de 50% da matriz de transportes brasileira. Como consequência, há um elevado custo de combustível para transporte de mercadorias em um país com dimensão continental, sendo uma das maiores parcelas do custo de frete. O consumo de combustível está diretamente relacionado à força de resistência aerodinâmica em caminhões, principalmente em condições de rodovia. Por esta razão, visando tecnologias que melhorem o desempenho aerodinâmico em semirreboques, desenvolveu-se o projeto Stream Truck. O projeto visa proporcionar implantes simples, de fácil instalação e fácil uso, porém eficientes na proposta de redução de força para maior eficiência energética. Houve uma pesquisa de mercado e academia para entender as propostas atuais para este problema, obtendo soluções analisadas, incrementadas e simuladas. Foram levadas em consideração possíveis combinações e os limites regulamentórios do Brasil. O foco do trabalho é encontrar uma solução que una a eficiência na solução do problema com baixo custo e baixa complexidade de uso.