Programa de Pós-Graduação de Mestrado e Doutorado em Administração
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Navegando Programa de Pós-Graduação de Mestrado e Doutorado em Administração por Assunto "Administração"
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Tese Determinantes de adoção do tema meio ambiente na disciplina principal por professores dos cursos de graduação em Administração(2016) ALANO, E. R. C.A presente tese investiga os fatores determinantes de adoção do tema Meio Ambiente na disciplina principal por professores dos cursos de graduação em Administração no Brasil. A Teoria do Comportamento Planejado (TPB), a Teoria da Difusão da Inovação (IDT) e o Modelo de Aceitação de Tecnologia (TAM) foram as teorias-base deste trabalho. O estudo partiu do conceito de sustentabilidade ambiental e educação ambiental, chegando ao tema Meio Ambiente. A metodologia utilizada foi a técnica de Modelagem de Equações Estruturais. A partir do Modelo Estrutural Completo, testado com uma amostra de 407 docentes, foi possível compará-lo com os modelos teóricos da TPB (parcial), IDT (parcial) e TAM. Os resultados do Modelo Estrutural Completo mostram que os efeitos de três variáveis latentes, a utilidade percebida, a facilidade de adoção percebida e a compatibilidade, exercem influência positiva sobre a atitude do professor na adoção do tema meio ambiente na sua disciplina principal, e, mais três constructos, a imagem, as normas subjetivas e a facilidade de adoção, exercem influência positiva sobre a intenção do professor na adoção do tema meio ambiente na disciplina principal. A atitude da adoção do tema tem um efeito positivo sobre a intenção comportamental do professor na adoção do tema meio ambiente na sua disciplina principal nos cursos de graduação em administração. O R2 da atitude é de 0.54, e, o R2 da intenção comportamental é de 0.79. A contribuição do estudo é a proposta de um modelo estrutural, com foco na adoção do tema meio ambiente em disciplinas de graduação em Administração. O Modelo Estrutural Completo poderá ser aplicado para outros temas na área de Educação, bem como na área de Ciências Sociais Aplicadas.Dissertação Práticas de gestão e cultura intraempreendedora:um estudo sobre as práticas de gestão que contribuem para um cultura organizacional capaz de gerar intraempreendimentos(2013) Festa, M. P.A pesquisa teve como objetivo identificar quais as práticas de gestão que contribuem para uma cultura organizacional capaz de gerar ações empreendedoras eficientes. O método utilizado foi o de estudo de caso, em empresa do setor de tecnologia da informação e serviços de internet, reconhecidamente inovadora, com operação no Brasil, neste trabalho denominada como Empresa G. A questão de pesquisa respondida foi: De acordo com a visão dos colaboradores da Empresa G, quais as práticas de gestão que contribuem para uma cultura organizacional capaz de gerar intraempreendimentos, proporcionando assim, os resultados almejados pela empresa em termos de criação e lançamento de novos produtos, criação e/ou adesão de novos processos, criação e/ou adesão de novos modelos de gestão, ou ainda, o ingresso em novos negócios? A coleta de dados estruturou-se por meio de análise documental de fontes primária e secundárias; entrevistas semiestruturadas; e realização de observações direta e participante. As práticas de gestão encontradas foram classificadas em dez categorias (características), são elas: sistema de recompensas, incentivos e reconhecimento; tolerância a riscos, erros e/ou fracassos; patrocínio/apoio de níveis hierárquicos superiores; atuação em equipes multifuncionais; disponibilidade de recursos (tempo e dinheiro); liberdade e autonomia; estrutura organizacional com baixo territorialismo; compartilhamento de informações e objetivos organizacionais; foco no longo prazo; e propensão à mudança. Os resultados da pesquisa evidenciam que determinadas práticas de gestão possuem a capacidade de contribuir para uma cultura organizacional capaz de gerar intraempreendimentos, proporcionando assim, os resultados pretendidos pela companhia em termos de inovação.Tese Proposição de modelo conceitual para a utilização de incentivos que estimulem a pesquisa nos cursos de mestrado e doutorado em administração:um estudo comparativo entre Brasil e a França(2014) Vidigal, P. R.O presente trabalho apresenta estudos sobre as fontes de financiamento para pesquisa nos cursos de pós-graduação de mestrado e doutorado em administração nas Instituições de Ensino Superior (IES) do Brasil e da França. O estudo no Brasil foi realizado na Fundação Getúlio Vargas do Rio de Janeiro (EBAPE-FGV-RJ) e na França no Conservatoire National d Arts et Métiers (CNAM) e Universidade de Pau et des Pays de L Adour. Foi utilizada a metodologia qualitativa, exploratória em profundidade (BARDIN, 2010) por meio de estudo de casos múltiplos (YIN, 2010). Como resultado do estudo dos sistemas de gestão das linhas de financiamento e incentivo desenvolvidos nos dois países é proposto um modelo conceitual integrativo de gestão. Este modelo tem o objetivo de estruturar o processo de avaliação dos projetos, dissertações e teses de mestrado e doutorado e estimular a pesquisa na área de gestão por meio da integração entre o Governo, as Instituições de Ensino Superior (IES), Empresas, e Sociedade. É fundamental discutir a Administração como Administração, com suas estratégias e especificidades. Neste contexto um grande problema que se apresenta é a falta de divulgação das fontes de financiamento disponíveis para os alunos desde o início do processo da formação profissional. No Brasil não foram evidenciadas propostas do governo ou parcerias concretas que visem à aproximação das empresas com objetivo de formação de mestres e doutores desde seus ingressos nos cursos de mestrado e doutorado. Assim, no Brasil o Governo não apresenta uma ação estratégica concreta no sentido de gerar empregabilidade para o aluno pesquisador, enquanto Instituição que tem poder de estruturação, controle e avaliação dos processos das IES e também como principal fornecedora de fontes de fomento à pesquisa. Na França evidenciou-se a grande participação das IES nas Empresas e a importância do contrato CIFRE como mecanismo de aproximação das IES com as Empresas. O Brasil é denominado de Estado assimétrico, pois os efeitos dos modelos (ideais) importados principalmente da França, Inglaterra, Estados Unidos, são totalmente diferentes, sendo assim, a grande contribuição deste trabalho é a de mostrar que não se trata do aprimoramento formal do sistema, mas de sua aplicação democrática, envolvendo mais recursos e investimentos em educaçãoDissertação Sustentabilidade nos cursos superiores de administração de empresas: desafios e perspectivas para a formação e inserção profissional(2013) Martão, M. Ap. de S.O desenvolvimento sustentável pode ser considerado hoje como o grande desafio para a sociedade mundial. As organizações em geral vêm buscando soluções para que continuem crescendo e gerando lucros, procurando alternativas que não esgotem os recursos naturais do planeta, minimizando ou evitando a degradação do meio ambiente e do ser humano, ou seja, crescer de forma sustentável. Este cenário tem gerado demanda por profissionais com um novo perfil, que estejam preparados para das respostas nas esferas econômicas, ambientais e sociais. A educação, em todos os níveis, passa a ter um importante papel como agente de transformação, particularmente nos níveis superiores. A incorporação da sustentabilidade nos currículos formais, como instrumento de reflexão e ação que atendam as necessidades organizacionais não tem se mostrado uma tarefa fácil nos mais diversos campos de conhecimento, inclusive nos cursos de administração. Este trabalho tem por objetivo analisar os desafios e perspectivas para a formação e inserção do profissional de administração na área de sustentabilidade e entender como este conhecimento influencia na trajetória profissional de egressos de um curso de Administração com Linha de Formação Específica em Gestão Ambiental, curso que tem a interdisciplinaridade como diferencial na proposta pedagógica para a inclusão da sustentabilidade no currículo. A metodologia utilizada incluiu o envio de um questionário para os egressos das quatro primeiras turmas de formados do curso, a realização de entrevistas semiestruturas com parte destes egressos, para aprofundamento dos resultados levantados nos questionários e também entrevistas com profissionais de mercado ligados à área de sustentabilidade. Os resultados dos egressos apontam que estes reconhecem as práticas interdisciplinares como facilitadoras para o desenvolvimento de competências requeridas para um administrador capaz de promover o desenvolvimento sustentável. As competências mais citadas pelos egressos foram visão sistêmica, trabalho em equipe e comunicação. Os resultados dos profissionais de mercado apontam para um desconhecimento tanto do curso como da profissão de Administrador com ênfase em Gestão Ambiental, embora reconheçam que seria uma formação útil para empresas que estejam nível de maturidade alto em relação à sustentabilidade, ou seja, que a sustentabilidade faça parte de suas decisões estratégicas. Para os dois grupos pesquisados, o mercado ainda entende os desafios da sustentabilidade relacionados à aspectos tecnológicos e não à competências da gestão, valorizando assim a formação mais técnica de profissionais, como os engenheiros para atuar nesta área. Assim, o desafio é maior do que incorporar a sustentabilidade na formação do administrador comprometido com desenvolvimento socioambiental, trata-se de legitimar este profissional perante o mercado para que seja inserido e que efetivamente colabore para o desenvolvimento sustentável das organizações