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Trabalho de Conclusão de Curso Aplicação do BIM a anteprojetos de obras portuárias(2020-12-03) Oltramari, Guilherme; Carvalho, Matheus Ferreira de; Gomes, Stefanie CorreaA dissertação a seguir aborda a incorporação do BIM às obras portuárias. O foco foi especificamente o estudo de berço portuário (componente fundamental para a logística de um empreendimento deste tipo), mais especificamente um modelo de píer de contêiner para navios de porte “Panamax”. A partir destas considerações, foi feita uma automatização para a confecção de modelagens computacionais 3D (que combinou o uso dos softwares “Dynamo”, “Revit” e “Excel”), baseando-se no porte de 11 navios distintos contidos na tipologia “Panamax”, previamente citada. O usuário hipotético do produto gerado por este estudo se comunica com o sistema de automatização por meio de uma interface, onde, para este, serão apresentadas as informações de porte de cada um dos navios (cabendo ao usuário escolher entre uma das 11 opções). Feita a escolha, o sistema retornará ao usuário, além da modelagem em 3D, uma estimativa de custo para a confecção do empreendimento (píer) em questão. Por se tratar de um “primeiro passo” no que tange à utilização do “Dynamo” em um projeto de automatização de modelagem de estruturas deste tipo, muitas considerações de simplificação foram feitas no que se refere ao estudo de dimensionamento estrutural (todas embasadas em conceitos teóricos, normas técnicas e arquivos do acervo pessoal do professor orientador deste estudo). Obtiveram-se resultados satisfatórios. O “Dynamo” apresenta uma excelente alternativa para automatizar a modelagem em 3D de anteprojetos de estruturas deste gênero. Há, portanto, grande potencial para este tema no tocante a pesquisas futuras quanto à padronização de rotinas computacionais para estruturas portuárias.Trabalho de Conclusão de Curso Automatização do processo de calibração do regulador de pressão(2022-12-06) Matos, Bianca de Sousa; Kimoto, Caio Yuzo; Schiavetto, Gabriel Marques; Rissi, Matheus Cruz; Carvalho, Matheus Rodrigues; Zhu, RonaldoO regulador de pressão é um dos componentes de um veículo automotor, responsável por ajustar a pressão em toda linha de combustível e são líderes de vendas da empresa DS Tecnologia Automotiva. Antes do regulador de pressão entrar no mercado consumidor é necessário calibrá-lo, este trabalho de conclusão de curso tem como objetivo automatizar o processo de calibração deste componente e avaliar o desempenho especificado, perante sua qualidade, efetividade e velocidade. Para alcançar o resultado, foram levantados as informações e dados necessários sobre o sistema de calibração manual, anteriormente utilizado pela empresa, e então iniciou-se os estudos a fim de implementar a automatização. Os componentes a serem utilizados foram definidos e comprados, peças a serem manufaturadas foram projetadas e usinadas, e as programações do Controlador Lógico Programável e Interface Homem Máquina foram desenvolvidas, e por fim, o projeto foi confeccionado e implementado no setor de produção da empresa. Após sua implementação, os resultados obtidos com a automatização foram avaliados e considerados benéficos para a empresa. Perante tal estudo, conclui-se a importância e eficácia da automatização de processos dentro das indústrias.Trabalho de Conclusão de Curso Desenvolvimento de sistema de controle embarcado para veículo teleguiado(2022-06-15) Sousa, David Molgão Amarante de; Frank, Félix; Silva, Lucas Tadeu Tarondi; Pereira, Natália Sgarioni; Ito, Rafael YoshiakiA mobilidade e o deslocamento, tanto à indivíduos quanto às cargas, têm sido pauta de alta relevância e pertinência, possuindo um foco de desenvolvimento ativo e contínuo nos dias atuais. Constantemente, obtém-se a busca da praticidade e agilidade logística, visando a locomoção rápida e precisa, focando constantemente na maior autonomia e menor preço, porém, mantendo sempre como tópico central a segurança e a precaução em todas as etapas do deslocamento e transição. Visando então trazer uma colaboração para evolução do tema, desenhou-se o objetivo central do presente projeto, com foco no taxiamento de veículos, buscando a automatização destes processos, e implementando a manipulação dos mesmos sem a presença física de um ser humano em seu interior, através da dirigibilidade teleguiada à distância. Propondo assim, mediante a esse objetivo central, através de pesquisas, fundamentações teóricas e experimentos, para a construção de um protótipo e embasamento de uma contínua evolução, e posteriormente, a corroboração com a contínua e elevada evolução do tema e sua pertinência, obtendo também uma grande visibilidade mercadológica.Trabalho de Conclusão de Curso Fast floor:(2023-12-27) Yamanaka, Bárbara da Costa e Silva; Hamze, Caio Seixas; Lima, Gabriel Major de Deus; Santos, Igor Pereira dos Santos; Bassols, José Martins; Lopes, Lilian dos Santos; Suga, NorikoOs desafios logísticos no contexto do mundo globalizado, com a crescente integração dos mercados internacionais e regionais, demandam a criação de soluções inovadoras capazes de otimizar o transporte de mercadorias. O desafio logístico moderno reside na necessidade de aumentar a eficiência do carregamento e descarregamento, reduzindo o tempo ocioso dos meios de transporte. Isso implica em melhorar a entrega da cadeia de suprimentos, diminuindo os custos unitários de transporte e aumentando o lucro através do aumento na quantidade de produtos entregues. As empresas varejistas têm investido cada vez mais em transporte e mobilidade nas entregas de mercadorias e abastecimento de estoque para eficiência logística, sendo estimulado pelo e-commerce. Por consequência deste aumento exponencial de entregas em domicílio de produtos e trânsito em condomínios logísticos, se viu necessário a melhoria em mobilidade de carga e descarga para atendimento em menor tempo e maior desempenho. O objetivo do projeto FAST FLOOR é propor um sistema inicial de movimentação automatizada por piso móvel, que possa realizar o movimento interno, carga e descarga de produtos paletizados. O sistema será projetado para ser leve e de fácil instalação em caminhões, sendo capaz de lidar com diferentes tipos de carga do setor de varejo. Serão consideradas as normas de regulamentação e segurança do setor, visando alcançar uma solução de baixa complexidade de uso. Apresentaremos também as suas especificações técnicas, tais como tonelagem suportada, tipo de produto a ser carregado, peso do equipamento, potência, instalação, e as recomendações para o seu uso específico. O objetivo deste é fazer somente uma introdução a um produto que pode e deve ser melhorado em futuros artigos acadêmicos e novos projetos, por ser uma área com um alto potencial econômico.