Trabalhos de Conclusão de Curso

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  • Trabalho de Conclusão de Curso
    Estudo de métodos de tratamento de poeira para estradas não pavimentadas
    (2022-12-16) Mucciolo, Andressa B.; Borgato, Bárbara; Fernandes, Domenico T.; Martins, Juliana O.; Bettiol, Tiago
    O sistema de transporte do Brasil é caracterizado pelo seu sistema rodoviário abundante, existindo as vias pavimentadas e não pavimentadas, também conhecidas como estradas de terra. Entre essas vias não pavimentadas, a emissão de poeira gerada pela passagem de veículos é uma das principais preocupações tanto para o setor agropecuário quanto para a população local. Além dos potenciais riscos à saúde humana, também deve-se levar em consideração os impactos ambientais gerados e os danos ao desenvolvimento de plantações. Existem várias soluções no mercado atualmente para combater essas emissões, conhecidas como Supressores de Poeira, sendo compostas por soluções aquosas aplicadas nas superfícies das vias. Alguns exemplos desses supressores são a água, os produtos orgânicos e os à base de petróleo. Neste trabalho buscou-se caracterizar e comparar diferentes métodos de supressores de poeira, simulando condições climáticas semelhantes ao local de coleta de amostras de solo, utilizando o equipamento túnel de vento. O ponto de foco do estudo é a comparação da eficiência do uso de um polímero sintético com as amostras de solo puro e solo com água. As comparações de eficiências dos supressores neste trabalho mostram que o polímero sintético apresentou melhores resultados para redução da poeira, pois possui menor dano ambiental em comparação com as demais alternativas e também por demonstrar ser mais eficiente do ponto de vista de controle da emissão de poeira. Nos testes realizados atualmente, são observadas um destaque na eficiência do uso do polímero sintético como uma alternativa pelo seu desempenho de supressão comparadas aos diferentes métodos também estudados, proporcionando uma redução de 93,66% de particulados em relação ao solo puro e uma redução de 90,78% em relação ao método qual utiliza-se água.
  • Trabalho de Conclusão de Curso
    Sistema de transporte público híbrido
    (2023-02-14) Tamashiro, Ana Paula Zortea; Paulino, Gabriel; Santos, Gabriele Marques dos; Martins, Giovanna Neves; Silva, Rodrigo Reis
    Conforme o processo de urbanização ocorre, as demandas e necessidades da população de uma cidade crescem e se diversificam. Entre elas, pode-se destacar o deslocamento dos moradores, com pouco consumo de recursos. Por isso, neste estudo é apresentada uma proposta de sistema de transporte público híbrido, utilizando rotas fixas e sob demanda. Foram identificados problemas na utilização dos transportes intermunicipais da Região Metropolitana de São Paulo pelos usuários, como o elevado tempo de percurso e o tempo de espera pelo serviço, além da má configuração de veículos com a demanda das linhas, tornando o sistema atual ineficiente e fazendo necessário o estudo de novas alternativas. A proposta apresentada visa a redução dos tempos de trajeto e dos tempos de espera em horários de pico, e a promoção de maior comodidade e flexibilidade para o usuário do período entre picos, com potencial redução de custos de operação para as operadoras do serviço intermunicipal. De forma a analisar a viabilidade do modelo proposto, foi estudada a sua implantação na linha de ônibus intermunicipal 004, apresentando vantagens para os usuários ao reduzir o tempo de viagem em até 33 minutos, com custos operacionais 8% menor que o sistema atual.
  • Trabalho de Conclusão de Curso
    Plano de negócios para abertura da startup res-engenharia voltada para a engenharia civil
    (2022-12-09) Domingues, Eduardo Guagliardi; Mancuso, Giovani Faile; Vale, Igor do; Gonçalves, Ricardo Taveiros; Dantas, Rodrigo Ferreira
    Foi feito um estudo sobre a cadeia de valores da Engenharia Civil, além de realizada uma pesquisa de mercado com profissionais que estão inseridos na Engenharia Civil, a fim de identificar os elos que possuem pior otimização de tempo. Com isso, a Startup RES- engenharia está criando um produto com o objetivo diminuir a extensão dos processos envolvidos na área da Engenharia Civil. Para a execução dessa ideia, os empreendedores da startup criaram um plano de negócios, o que serve como um manual de como prosseguir com a pesquisa, além de possibilitar identificar a viabilidade de toda a ideia.
  • Trabalho de Conclusão de Curso
    Solos moles
    (2022-12-08) Gallera, Caroline Freitas; Modesto, Nicholas Casconi Melari; Araujo, Willian Meneses de
    Solos moles são frequentemente encontrados nas regiões litorâneas brasileiras e, quando não compreendido seu comportamento com base em estudos e ensaios de caracterização, podem ser um problema à obra, principalmente em obras de infraestrutura, e um problema muito comum que ocorre devido a esse tipo de solo é o recalque. Costumeiramente, a solução de substituição total ou parcial dos solos moles fora praticada ao longo do tempo, contudo, novas metodologias foram surgindo e a engenharia foi se atualizando, exemplos dessas novas soluções são os aterros leves, aterros de sobrecarga temporária, aterros sobre geodrenos, entre outros, com especial atenção a solução de aterros de pré-carga que fora objeto de análise no estudo de caso. Visou-se analisar as diferentes metodologias em comparação com as soluções empregadas em obra, seus dados de solo e resultados analíticos, apresentando uma revisão bibliográfica baseados em artigos e um estudo de caso com dados reais de obra. Dos resultados colhidos e analisados dos documentos de obra, viu-se que o recalque de 10,2mm não será problema na fase de obras, mas na fase operacional, eles podem prejudicar de maneira significativa a operação do empreendimento, no caso de uma obra de infraestrutura. Considerando que a fase operacional pode ser prejudicada, por vezes opta – se por acelerar os recalques que acontecem posteriormente à construção do empreendimento (os chamados recalques secundários) com o tipo de aterro que seja mais adequado para acelerar o recalque secundário. Com a intenção de acelerar todos os recalques presentes na obra, este estudo sugeriu um aterro de pré-carga a ser alocado no ponto de interesse (na região onde há presença de solo mole). Por vezes, para prever melhor os recalques que surgirão, é comum o uso de softwares que a partir da modelagem do terreno possibilita essa análise. A modelagem realizada por este estudo estimou que a obra sofreria 10,2mm de recalque imediato sendo 232,7mm o recalque total. Em contrapartida, o recalque imediato causado pelo aterro de pré-carga resultou em 351mm de recalque total, sendo 11,8mm recalque imediato.
  • Trabalho de Conclusão de Curso
    Estudo de implementação de concretos ecoeficientes em obras prediais
    (2022-12-08) Rodrigues, Giovanna Alves; Rodrigues, Marina Magalhães; Cavalcanti, Sther Giullia
    O concreto é o produto industrializado mais utilizado pela sociedade e sua indústria é responsável por impactos ambientais negativos, uma vez que o principal insumo para a sua produção, o cimento, contém clínquer em sua composição, que é obtido a partir da queima de combustíveis fósseis e descarbonatação do calcário, o que torna a indústria da construção civil a segunda mais poluente do mundo. A geração de resíduos de construção e demolição também é um item recorrente, que se pronuncia nos passivos ambientais e grandes áreas de deposição. Com base no desenvolvimento sustentável e tecnologia do concreto, este projeto de pesquisa tem como objetivo estudar a viabilidade de implementação de concretos ecoeficientes em obras prediais, validando a tecnologia do concreto produzido em macro escala. A metodologia adotada está embasada na formulação de traços de concreto com incorporação de resíduos de construção e demolição para substituição de agregados no concreto referência e com baixo consumo de cimento a partir de um projeto de empacotamento de partículas, que permite a redução da porosidade e aumento da eficiência dos ligantes; prototipagem em escala reduzida em laboratório. Os concretos ecoeficientes foram comparados com um concreto referência dosado pelo método IBRACON, a partir dos indicadores de comportamento: resistência a compressão, módulo de elasticidade; e indicadores de ecoeficiência: intensidade de CO2 e intensidade de ligantes. Além disso, foi realizado o ensaio de carbonatação acelerada para os compósitos de modo a avaliar sua durabilidade. O estudo mostrou que as duas propostas de concreto ecoeficiente possuem validação técnica para aplicação estrutural, mas seus gargalos se concentram na correção da trabalhabilidade, a qual pode impor dificuldades de aplicação dos compósitos na realidade de canteiro de obra. Os indicadores de ecoefiência validam o potencial sustentável da proposta, o que em hipótese agrega na aplicação do desenvolvimento tecnológico no mercado, considerando que o mercado de carbono e a cultura ESG são pautas atuais que se fazem presente nas construtoras e incorporadoras.