Repositório do Conhecimento Institucional do Centro Universitário FEI
 

Programa de Pós-Graduação de Mestrado e Doutorado em Administração

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    Tese
    Social business entrepreneurs' intuition in decision making: a proposal for the integration of the Garbage Can Model and the Cognitive-Experiential Self-Theory
    (2022) Dias, S. E. F.
    A maioria dos estudos e práticas organizacionais tem focado na racionalidade na tomada de decisão. Estudos indicam que o uso da intuição é importante para maior inteligência e otimização do desempenho dos negócios. Em tempos de crise, como os vivenciados atualmente no mundo (COVID-19), o uso da intuição e da análise de forma complementar torna-se ainda mais relevante. Os negócios sociais possuem uma característica única de hibridismo e semelhanças que podem potencializar o uso da intuição, diante disso e pela carência de estudos com esse objeto empírico, optou-se por centralizar a coleta de dados nesse público. Objetivo: O objetivo geral é entender como os empreendedores de negócios sociais tomam decisões, examinando o uso de intuição e análise deles. Adicionalmente, o objetivo específico é apresentar um framework que explique o uso da intuição e da análise na tomada de decisão, integrando as lentes teóricas Garbage Can Model (GCM) que explica a tomada de decisão não linear e a Teoria do Self Cognitivo-Experiencial (CEST) que explica intuição e análise como parte do processamento dual de informações do indivíduo. Método: Realizou-se um estudo qualitativo e descritivo, utilizando o método indutivo por meio de entrevistas em profundidade realizadas com aplicação da Técnica de Incidentes Críticos. Estudos prévios também foram realizados para auxiliar no desenvolvimento da lacuna teórica e revisão sistemática da literatura. Resultados Encontrados: Nossos resultados indicam que os perfis cognitivos opostos dos empreendedores de negócios sociais se complementam no processo de tomada de decisão, quando há um alinhamento entre eles bem claro em relação ao propósito social do negócio. Esse resultado avança o conhecimento na literatura recente que indica uma tensão paradoxal entre intuição e análise na tomada de decisão nos negócios. Adicionalmente, nossos achados sugerem uma integração multidisciplinar entre as abordagens teóricas que explicam a intuição (CEST) e a tomada de decisão não linear (GCM). Contribuições Teóricas: Esse estudo avança o conhecimento de forma multidisciplinar por meio da introdução do GCM como uma nova lente teórica para o estudo da intuição. Além disso, ao contrário do que se esperava da revisão da literatura recente sobre intuição, tensões paradoxais não se mostraram relevantes na tomada de decisão dos empreendedores de negócios sociais, desde que haja a presença conjunta de alguns fatores indicados. A partir disso, propõe-se um framework conceitual integrando GCM e CEST. Contribuições Práticas: Os empreendedores de negócios sociais podem se beneficiar ao se conscientizar de como certos fatores podem afetar sua escolha no processo de tomada de decisão, o que pode ajudá-los a entender melhor sua relação com sua intuição. Além disso, os resultados podem contribuir para o desenvolvimento de ferramentas de ensino e treinamento a fim de otimizar a tomada de decisão. Originalidade: A visão multidisciplinar integrando duas abordagens teóricas para avançar e esclarecer conhecimentos sobre o uso da intuição na tomada de decisão, respondendo a uma lacuna no tema sobre a compreensão de conceitos aplicados a um objeto empírico inédito, o negócio social