Repositório do Conhecimento Institucional do Centro Universitário FEI
 

Programa de Pós-Graduação de Mestrado e Doutorado em Administração

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    Tese
    Social business entrepreneurs' intuition in decision making: a proposal for the integration of the Garbage Can Model and the Cognitive-Experiential Self-Theory
    (2022) Dias, S. E. F.
    A maioria dos estudos e práticas organizacionais tem focado na racionalidade na tomada de decisão. Estudos indicam que o uso da intuição é importante para maior inteligência e otimização do desempenho dos negócios. Em tempos de crise, como os vivenciados atualmente no mundo (COVID-19), o uso da intuição e da análise de forma complementar torna-se ainda mais relevante. Os negócios sociais possuem uma característica única de hibridismo e semelhanças que podem potencializar o uso da intuição, diante disso e pela carência de estudos com esse objeto empírico, optou-se por centralizar a coleta de dados nesse público. Objetivo: O objetivo geral é entender como os empreendedores de negócios sociais tomam decisões, examinando o uso de intuição e análise deles. Adicionalmente, o objetivo específico é apresentar um framework que explique o uso da intuição e da análise na tomada de decisão, integrando as lentes teóricas Garbage Can Model (GCM) que explica a tomada de decisão não linear e a Teoria do Self Cognitivo-Experiencial (CEST) que explica intuição e análise como parte do processamento dual de informações do indivíduo. Método: Realizou-se um estudo qualitativo e descritivo, utilizando o método indutivo por meio de entrevistas em profundidade realizadas com aplicação da Técnica de Incidentes Críticos. Estudos prévios também foram realizados para auxiliar no desenvolvimento da lacuna teórica e revisão sistemática da literatura. Resultados Encontrados: Nossos resultados indicam que os perfis cognitivos opostos dos empreendedores de negócios sociais se complementam no processo de tomada de decisão, quando há um alinhamento entre eles bem claro em relação ao propósito social do negócio. Esse resultado avança o conhecimento na literatura recente que indica uma tensão paradoxal entre intuição e análise na tomada de decisão nos negócios. Adicionalmente, nossos achados sugerem uma integração multidisciplinar entre as abordagens teóricas que explicam a intuição (CEST) e a tomada de decisão não linear (GCM). Contribuições Teóricas: Esse estudo avança o conhecimento de forma multidisciplinar por meio da introdução do GCM como uma nova lente teórica para o estudo da intuição. Além disso, ao contrário do que se esperava da revisão da literatura recente sobre intuição, tensões paradoxais não se mostraram relevantes na tomada de decisão dos empreendedores de negócios sociais, desde que haja a presença conjunta de alguns fatores indicados. A partir disso, propõe-se um framework conceitual integrando GCM e CEST. Contribuições Práticas: Os empreendedores de negócios sociais podem se beneficiar ao se conscientizar de como certos fatores podem afetar sua escolha no processo de tomada de decisão, o que pode ajudá-los a entender melhor sua relação com sua intuição. Além disso, os resultados podem contribuir para o desenvolvimento de ferramentas de ensino e treinamento a fim de otimizar a tomada de decisão. Originalidade: A visão multidisciplinar integrando duas abordagens teóricas para avançar e esclarecer conhecimentos sobre o uso da intuição na tomada de decisão, respondendo a uma lacuna no tema sobre a compreensão de conceitos aplicados a um objeto empírico inédito, o negócio social
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    Tese
    Garbage Can Model sob a perspectiva do Sensemaking: proposição do “Can” dos docentes que atuam nas plataformas MOOCs
    (2023) Correa, R. M. P.
    A literatura Garbage Can Model foi escolhida nesse estudo porque, dentre os diversos modelos não lineares de processo de decisão, é uma das proposições teóricas existentes que contribui na compreensão e no sentido de acúmulo de experiências e incidentes que foram ocorridos e que dão guarida para explicar as atitudes futuras. A metáfora “lata” apresenta-se neste estudo, como recurso metafórico, para ilustrar que as soluções acumuladas ao longo do tempo e que antecedem os problemas e desafios e, em geral, relacionadas às experiências marcantes ao longo da vida, ficam acumuladas na nossa “lata”, isto é, na memória de cada pessoa. No momento de decisão, a solução é retirada da “lata” e utilizada mesmo antes de existir o problema; portanto, é um processo de decisão não linear. E, sobretudo, em situações em que a decisão geralmente acontece quando a pessoa está diante de experiências inusitadas, complexas e dinâmicas. O objetivo desse estudo é avançar na metáfora “can” ou “lata” como nova proposição para a literatura Garbage Can Model, sob a perspectiva da teoria do Sensemaking. A proposta é compreender os tipos de “latas” em volume e consistência dos docentes que decidem atuar nas plataformas MOOCs, de cursos online abertos e massivos, massive open online courses. Para isso, refletir sobre o sentido que as suas experiências significativas nos âmbitos pessoal, profissional e acadêmico contribuem para a decisão de atuar nas MOOCs. Como contribuição teórica, após cinco décadas do artigo seminal (1972), esse estudo indica que a "lata" não pode ser vista de forma homogênea para diferentes indivíduos e distintos contextos organizacionais. Portanto, não houve proposição para a compreensão da metáfora “lata”, sendo que o "can" pode ser distinto para cada pessoa. A partir dessa descoberta, a lacuna teórica foi identificada na revisão teórica e nas entrevistas com 18 pesquisadores prolíficos que investigam a teoria Garbage Can Model. Além disso, mesclou-se as bases teóricas dos campos das organizações e gestão sobre o uso das metáforas. Esse estudo qualitativo e descritivo foi realizado utilizando a Técnica de Incidentes Críticos (TIC), juntamente com o Método Dialógico. Ambos se constituíram como recursos metodológicos indutivos e interativos de investigação. Optou-se por entrevistas semiestruturadas e foi utilizada a técnica (TIC) na perspectiva do processo de sensemaking, a fim de compreender o sentido que as experiências significativas revelaram como solução para a decisão de atuar nas MOOCs, bem como apoiar as análises retrospectivas. Escolheu-se o Método Dialógico para refletir sobre as perspectivas de importantes pesquisadores que foram além do estado da arte. Esses caminhos permitiram tornar mais clara a compreensão dos tipos de “latas” dos docentes que decidem atuar nas plataformas MOOCs. Os resultados encontrados fundamentam nova proposição teórica do uso do modelo “Garbage Can” e, assim, se avança na metáfora “can”, isto é, a “lata”, para tomada de decisão como contribuição desta tese. Então, para o docente que apresenta processo de decisão não linear e tem obtido êxito em sua atuação, no contexto organizacional das plataformas MOOCs, sua “lata”, metaforicamente, indica maior volume e consistência leve e flexível. A contribuição prática indica a importância de acumularmos experiências, pessoais, profissionais e acadêmicas, em intensidade (esforço) e frequência (continuidade), de forma a elevar as chances de êxito em situações inusitadas, com pouca ou nenhuma referência anterior, a partir de um processo decisório não linear