Programa de Pós-Graduação de Mestrado e Doutorado em Administração
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Tese Estilos de aprendizagem: absorvendo críticas, descobrindo caminhos(2024) Candido, R. B.O tópico Estilos de Aprendizagem começou ser explorado em meados do século XX e, desde então, tornou-se um vigoroso campo de pesquisas. Essas pesquisas trazem em seu interior a promessa de uma educação mais bem adaptada à características individuais dos estudantes, o que costuma ser bem recebido entre os atores da educação, sobretudo críticos aos modelos “ditos” tradicionais. Contudo, dificuldades na superação de lacunas criaram espaço fértil para o desenvolvimento de críticas que chegam a propor o fim dessas pesquisas. A partir dessa contradição, formada por um campo cuja publicação cresce quase que permanentemente e críticas que sugerem seu fim, a presente pesquisa avalia a dinâmica da produção científica sobre estilos de aprendizagem; sintetiza suas críticas e ouve seus pesquisadores para saber o que pensam sobre as críticas e o futuro das pesquisas, concluindo com recomendações para realização de novas pesquisa sobre estilos. Para tanto, foi utilizada uma estratégia de métodos mistos sequencial realizada em três etapas. Na primeira, realizou-se um estudo bibliométrico buscando evidenciar as principais características das pesquisas no campo ao longo de 25 anos (1997-2021); na segunda, realizou-se uma revisão bibliográfica que sintetizou as principais críticas feitas aos Estilos de Aprendizagem, enquanto, na terceira, verificou-se, a partir do olhar dos pesquisadores de estilos, o valor percebido dessas pesquisas, o reconhecimento das críticas, seus principais enfrentamentos além de suas perspectivas para o futuro das pesquisas. Entre os achados, verificou-se que a produção científica sobre Estilos de Aprendizagem cresceu significativamente ao longo dos 25 anos (1997-2021) estudados, concentrando-se em pesquisas relacionadas à interação homem-máquina e à formação de profissionais de áreas de saúde, como medicina e enfermagem; que as críticas mais recorrentes são dirigidas a aspectos como a pluralidade de definições, validade e confiabilidade das escalas e questões de ordem ética; que pesquisadores do campo reconhecem a validade as críticas feitas aos estilos enquanto julgam promissora a ideia de formação de fórum internacional para discussão e superação das lacunas. A utilização recente de Estilos de Aprendizagem em pesquisas envolvendo aprendizagem mediada por computador e sua associação com o uso de metodologias de aprendizagem ativa na formação profissional dão indícios de potencial contribuição para o processo de aprendizagem, justificando futuras pesquisas- Cybersecurity na internacionalização digital das empresas(2024) Belico, A. A.O objetivo deste estudo foi descrever as capacidades associadas a segurança da informação (SI) que conferem maior proteção digital as empresas do segmento financeiro em processo de internacionalização. Em 2016, o Banco Central de Bangladesh sofreu um ataque que resultou na perda de 81 milhões de dólares através da rede SWIFT, expondo graves vulnerabilidades nos sistemas de pagamento internacionais (SWIFT, 2016). Um caso mais recente ocorreu em 2021, quando o Banco de Brasília (BRB) foi alvo de um ataque de Ransomware, que interrompeu temporariamente suas operações e colocou em risco dados sensíveis de clientes, sublinhando a crescente ameaça do Ransomware para instituições financeiras (BRB, 2021). Esses incidentes evidenciam a necessidade crítica de uma cibersegurança integrada para proteger as operações globais de instituições financeiras. Assim, planejou-se um estudo descritivo e qualitativo com objetivo de explorar as práticas da segurança da informação aplicadas na internacionalização de empresas. A pesquisa estabelece um paralelo entre Cibersegurança e as teorias: visão baseada em recursos (RBV) e Internacionalização de empresas. Foram realizadas onze entrevistas semiestruturadas com especialistas, consultores de segurança da informação, CISO e gestores de centros de operações de segurança no mercado financeiro. As entrevistas foram transcritas e complementadas com observações diretas e análise de documentos para permitir a triangulação dos dados. Os entrevistados foram selecionados com base em sua capacidade, envolvimento e experiência na segurança cibernética empresarial. A ferramenta de avaliação incluiu quinze perguntas, organizadas em cinco dimensões: Capacidades Organizacionais, Gestão de Pessoas, Ativos Físicos, Ferramentas Tecnológicas e Estratégia. Os resultados, agrupados por dimensão, revelam um novo conceito que chamamos de "Capacidade de Cibersegurança na Internacionalização" (CCI), representando as capacidades críticas necessárias para que as empresas se internacionalizem com uma proteção mais robusta
- Uma análise da gestão da cadeia de suprimentos de fertilizantes na agricultura brasileira de soja(2024) Kuroki, A. Y.A agricultura possui o grande desafio de garantir a segurança alimentar para uma população que pode chegar a 9,15 bilhões de pessoas nas próximas décadas. O Brasil assume protagonismo diante deste desafio, como sendo um dos principais países fornecedores de alimentos para o mundo. A disponibilidade de recursos naturais, adoção de políticas públicas, concessão de crédito rural, investimentos em P&D, desenvolvimento da mão de obra, financiamento de máquinas e equipamentos, e aplicação de tecnologias provenienetes da indústria 4.0, contribuíram para o desenvolvimento do agronegócio nacional, fazendo com que o Brasil se destacasse, principalmente, na produção e fornecimento de soja. Contudo, o aumento da produtividade fez com que o consumo de fertilizantes aumentasse significativamente. A indústria nacional está muito aquém de atender a demanda local, obrigando o país a ser um grande dependente de insumos importados. A pandemia de COVID-19, em conjunto com o conflito entre Rússia e Ucrânia, causou impactos na cadeia global de suprimentos de fertilizantes, expondo o Brasil a volatidade de preços e restrições de abastecimento, representando um risco ao agronegócio brasileiro. Diante deste contexto, o governo brasileiro instituiu o Novo Plano Nacional de Fertilizantes, com objetivos de médio e longo prazo para reduzir a dependência por insumos importados. Planos semelhantes já foram criados no passado e fracassaram devido a falta de estímulos financeiros e políticas públicas, desestatização da indústria nacional de fertilizantes e facilitação da entrada de insumos importados. A gestão eficaz da cadeia de suprimentos é fundamental para garantir o abastacimento de insumos assegurando a produtividade e competitividade do produto agrícola brasileiro. Por meio de uma abordagem qualitativa, sob a ótica das Teorias de SCM e Contingência, este estudo se propõe a apresentar uma análise demonstrando como os elementos e dimensões relacionados a gestão da cadeia de suprimentos pode influenciar no desenvolvimento da índustria brasileira de fertilizantes. Os resultados obtidos por meio da revisão sistemática da literatura e entrevista com especialistas contribuíram para a identificação e validação dos elementos e dimensões, gerando uma rica discussão e elaboração de uma análise sobre a influência da gestão da cadeia de suprimentos no desenvolvimento da indústria nacional de fertilizantes
- A relação entre o Burnout e a satisfação e percepção dos resultados de aprendizagem dos estudantes universitários em cursos a distância(2022) Lima, K. M. R.Atualmente, pesquisadores tem se debruçado sobre os riscos do burnout e seus efeitos em diferentes contextos incluindo o educacional, contudo faz-se necessário a ampliação desta perspectiva, relacionando-o com fatores que impactam os estudantes, e entender as relações mediadoras entre a satisfação, e a percepção dos resultados de aprendizagem. Embora a pandemia do coronavírus que assolou o mundo impôs diversos desafios à humanidade, entre os quais, aqueles relacionados ao cenário educacional, observa-se que na educação as preocupações com a aprendizagem e satisfação do estudante, transcendem a esse período que contribuiu com o aumento dos níveis de estresse e esgotamento nos estudantes universitários. Neste trabalho, apresenta-se um modelo integrado, em que se testou o efeito mediador da autoeficácia, do engajamento e da autorregulação na relação entre o burnout e a satisfação e percepção dos resultados de aprendizagem dos estudantes universitários. Por meio do modelo buscou-se responder à seguinte pergunta de pesquisa: Qual a relação entre burnout, satisfação e percepção dos resultados de aprendizagem dos estudantes universitários em cursos a distância? Para testar as hipóteses propostas, realizou-se uma pesquisa de abordagem quantitativa, de concepção positivista quanto à estratégia de investigação. O tipo de pesquisa adotado foi o descritivo por permitir observar, registrar, analisar e relacionar fatos ou fenômenos, nos quais se busca saber com a maior precisão possível qual a frequência do fenômeno e suas possíveis relações com outros fenômenos. A amostra submetida ao estudo é composta por 941 estudantes matriculados em cursos de graduação a distância. Em virtude das características da pesquisa, a técnica estatística utilizada foi a de modelagem de equações estruturais. A conclusão está relacionada à explicação das relações através de um modelo estrutural no qual foi possível identificar que o burnout impacta negativamente a autoeficácia e o engajamento, os quais, por sua vez, impactam positivamente na autorregulação, na satisfação e na percepção de aprendizado. A contribuição teórica foi observada ao se juntar variáveis analisadas de forma isolada. Tal contribuição está relacionada à elaboração do modelo integrado entre burnout relacionado à percepção dos resultados de aprendizagem e satisfação, contendo quatro construtos de segunda ordem relacionado a dois construtos de primeira ordem, além da mediação dos construtos engajamento e autorregulação, conforme a realidade do contexto educacional brasileiro
- Exploração da adoção de agricultura de precisão no contexto da agricultura 4.0(2022) Monteleone, S.A agricultura está passando por uma nova revolução tecnológica, promovida pela quarta revolução industrial, e, ao mesmo tempo, está vivendo uma transformação tecnológica em razão da adoção da Agricultura de Precisão. Contudo, essa adoção está ocorrendo a um ritmo menor do que o esperado, como confirmado pela abundante literatura sobre os fatores que afetam a adoção. Apesar desta literatura, fatores relacionados ao comportamento do agricultor e à gestão das operações agrícolas são pouco explorados. Ainda, poucas pesquisas foram realizadas sobre a Agricultura 4.0, dando pouca atenção às pessoas e impactos sociais das novas tecnologias. Porém, alguns pesquisadores sugerem o comportamento do agricultor e a gestão das operações agrícolas como áreas potenciais de investigação. Portanto, esse trabalho propõe de explorar os fatores concernentes o comportamento do agricultor e a gestão das operações agrícolas para explicar a adoção de Agricultura de Precisão no contexto da Agricultura 4.0, e de aplicar a abordagem comportamental e a Teoria do Comportamento Planejado. Considerando a incipiente base teórica sobre a Agricultura 4.0 e a natureza exploratória das perguntas de pesquisa, neste trabalho é adotada uma metodologia multimétodos, que combina uma abordagem indutiva com uma dedutiva. Como resultado de uma revisão sistemática da literatura, entrevistas com especialistas e estudos de caso, os fatores que explicam a adoção e um modelo de gestão das operações de irrigação são propostos. O modelo fornece uma estrutura conceitual para estudar os fatores identificados, as relações entre eles, as proposições teóricas geradas como resultado da abordagem indutiva, e, consequentemente, a adoção. Em contraste com pesquisas anteriores, o modelo distingue entre planejamento e programação da irrigação. Um modelo de simulação de Dinâmica de Sistemas é construído para estudar as relações entre os fatores. Dois cenários de simulação são elaborados, considerando o sistema de irrigação de pivô central, para estudar as relações de causa e efeito entre os fatores envolvidos no planejamento da irrigação e a adoção da tecnologia de sensoriamento do satélite e o utilizo da tecnologia da estação meteorológica. Os resultados das simulações sugerem políticas para direcionar a adoção e destacam o papel dos insumos, água e energia, na gestão operacional. Uma análise de sensibilidade, ao variar do custo unitário de água, sugere uma mudança no modelo mental do agricultor no planejamento da irrigação. Ainda, os resultados dos estudos de caso permitem explorar as relações entre a adoção, o nível educacional e a capacitação do agricultor. Os fatores identificados contribuem a ampliar o entendimento dos determinantes da adoção de Agricultura de Precisão na era 4.0, acrescentando o comportamento do agricultor e a gestão das operações a literatura e explicando o potencial ainda inexplorado para as operações de irrigação. Como resultado de pesquisa empírica uma definição de Agricultura 4.0 é proposta, que destaca o papel fundamental das tecnologias de sensoriamento IoT na evolução da Agricultura de Precisão para a Agricultura 4.0. Enfim, uma agenda de pesquisa futura é formulada, destacando a proposta de um modelo de gestão integrada das operações agrícolas fundamentada nos três pilares agronômicos, cultura, clima e solo
- Uma análise do impacto do Burnout na motivação de estudantes do ensino superior(2020) Cavalcanti, S. R.Melhorar a qualidade de vida dos estudantes tornou-se uma grande preocupação para as instituições educacionais. Utilizando uma amostra de 442 estudantes universitários na capital do Estado de São Paulo, este estudo investiga o papel moderador do suporte social na relação entre burnout e motivação. Os alunos da nossa amostra preencheram questionários destinados a avaliar seu apoio social percebido, motivação acadêmica e burnout. Os resultados da análise do modelo estrutural sugerem que o suporte social modera a relação entre o burnout e a motivação
- A logística reversa do OLUC (Óleo Lubrificante Usado ou Contaminado): uma análise do armazenamento e rerrefino(2019) César, R. M.A sociedade reivindica atualmente das organizações a realização de práticas ambientais sustentáveis, inovadoras e que utilizem a menor quantidade possível de recursos no processo produtivo industrial. Isso representa, além de um apelo ambiental, uma nova mentalidade sobre a gestão e o uso dos recursos do planeta. Diante dessa realidade, coube à indústria a responsabilidade de praticar e promover a logística reversa como forma de coletar e reutilizar os resíduos nos respectivos processos produtivos. Uma das indústrias que já utilizam os resíduos na produção é a de óleos lubrificantes, que processa o OLUC - Óleo lubrificante usado ou contaminado - como insumo para a criação de novos produtos. Nesse segmento industrial, se observa determinações legais quanto à coleta e ao percentual de reaproveitamento do OLUC. Contudo, a quantidade recolhida e reprocessada é ainda inferior a índices de outros países como Reino Unido e Irlanda. Dado que um grande volume do OLUC não retorna às refinarias para rerrefino, este estudo possui a seguinte pergunta de pesquisa: Quais as destinações dadas ao OLUC? O objetivo geral deste trabalho é verificar quais as destinações, além do rerrefino, que são dadas ao OLUC pelos postos e identificar os fatores que fazem com que a parte não seja encaminhada ao rerrefino. Este estudo é de caráter qualitativo e exploratório e foi desenvolvido por meio de uma pesquisa de campo e entrevistas com os agentes (armazenador e rerrefinador) em duas regiões geográficas, Goiás e São Paulo, da cadeia da logística reversa do OLUC. Conclui-se que graças a grande extensão geográficas refinarias estão concentradas no sul e sudeste, enfrentando assim dificuldades no tocante de logística desse óleo. Pode-se verificar também uma grande diferença dos preços praticados em cada região do país, ressaltando que o estudo apenas mostrou uma pequena do grande ciclo do OLUC
- Fatores determinantes da intenção de adesão aos programas de voluntariado corporativo(2019) Orefice, Rogério Marcos
Dissertação Uma análise multinível da diversidade geográfica sobre o desempenho das firmas(2009) Belmude, S. P. M.A importância relativa de diversas origens da heterogeneidade do desempenho das firmas tem sido discutida em termos teóricos e testada empiricamente, com ênfase nos efeitos da indústria, corporação, dos recursos idiossincráticos da firma, ano e país. Este trabalho estudou a influência de uma nova variável explicativa sobre o desempenho das firmas, a diversidade geográfica, representada pelo número de fábricas fora do país de origem. Efeitos positivos e significativos foram identificados. A amostra incluiu 2.442 observações, 557 firmas em 13 indústrias e 6 países, num período de 5 anos (2003 a 2007). Um modelo hierárquico linear (multinível) com três níveis permitiu identificar que o efeito firma foi o predominante, sendo responsável por aproximadamente 50% da variância do desempenho. Os efeitos indústria e país, se somados, não chegaram a um terço do efeito firma. Também foi possível identificar uma massa crítica de internacionalização (número de fábricas = 10)