Programa de Pós-Graduação de Mestrado e Doutorado em Administração
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Dissertação Estratégia de inovação e diversificação no Modelo Venturing Corporativo:estudo de caso da Votorantim Novos Negócios(2009) Sacramento, E. S.A nova dinâmica de mudanças levou as empresas ao desafio da inovação como necessária à manutenção da competitividade. Para as corporações, o venturing corporativo (VC) foi um meio encontrado para enfrentar este desafio, recriar e revitalizar as organizações para alcançar o sucesso através do empreendedorismo e da inovação contínua. Nos Estados Unidos e Europa, onde VC encontra-se em uma fase adulta, as diversas pesquisas procuram sistematixar e difundir a fórmula do sucesso de grandes empresas. No Brasil, ao contrário, as pesquisas e empresas de VC ainda são escassas, e testar aquelas teorias foi um meio para tentar desenvolver conhecimento total. O estudo foi construído sobre dois pilares teóricos: 1) considera o empreendedorismo como um processo, consiste em um modelo de venturing que destaca a importância das competências gerenciais e do foco estratégico para a obtenção do sucesso; 2) tem a definição e o foco estratégicos como essenciais aom sucesso do venturing corporativo. As teorias propostas por Block e MacMillan (1993) e Mackewicz & partner (2003) foram testadas tendo como base empírica o estudo de caso da Votorantim Novos Negócios, uma empresa brasileira pertencente a um grande grupo industrial nacional que realzia a atividade de venturing, e sua experiência com a Alellyz Applied Genomics, uma empresa brasileira proveniente de spin-off (derivada) de prestígio internacional dedicada a P&D no setor de biotecnologia. O estudo, além de confirmar teorias, revelou que, apesar da reconhecida importância que o setor de biotecnologia tem para o desenvolvimento tecnológico e econômico, a estratégia de retorno financeitro prevaleceu ao suposto interesse de desenvolvimento de tecnologias críticas para o paísDissertação Open capabilities: a formação de competências para a gestão da inovação aberta: o caso Natura(2009) Piatto, E. B.A inovação é fator chave de crescimento das empresas segundo teóricos de várias escolas de estudo de estratégia. O processo de identificação, captação, desenvolvimento e implantação das idéias e conhecimentos para transformá-los em inovação podem ser acelerados com custos reduizidos e com melhor qualidae dependendo, entre outros aspectos, do modelo utilizado. A adaptação da empresa na busca dos melhores modelos e processos de inovação requer dedicação da organização na construção da estratégia para sua viabilização passando por caminhos de aprendizagem e desenvolvimento de novas competências. Este trabalho estuda o desenvolvimento de capacidaes dinâmicas e competências durante o processo de implantação de um modelo aberto de inovação baseado em Open Innovation, assim denominado por Chesbrough (2003a, 2005, 2007). Este conceito considera elementos como cooperação, parceria, aquisição e venda de pesquisas em diferentes estágios de desenvolvimento, participação de atores fora dos limites da organização, novo desenho organizacional e modelo de negócios como fatores chave de obtençãod e resultados no processo de inovação. O foco do estudo está em identificar quais as competências necessárias para a empresa se adaptar a esta nova abordagem. A empresa estudada é uma indústria nacional de grande porte do segmento de cosmétios que atua em um mercado em crescimento bastante competitivo que demanda inovações constantes imprimindo um ciclo de vida curto aos produtos. a inovação aberta vem a ser uma alternativa estratégica na busca de sustentação de resultados e competitividade a partir de lançamentos de novos produtos em menor tempo e com riscos compartilhados entre os parceiros. Entre as conclusões destaca-se a necessidade de uma preocupação estruturada para que a empresa adote o sistema de inovação aberta seja em formação de um corpo de conhecimentos, seja na estruturação física de áreas funcionais e definição de indicadores específicos para a gestão da inovação abertaDissertação Relações entre co-criação de valor através de experiências e os conceitos de orientação ao mercado, perspectiva de valor do cliente e ambiente interno:um estudo em empresas sediadas no Estado de São Paulo(2008) Manzini, R. B.A lógica corrente de criação de valor ainda permanece centrada em produtos e na firma, relegando a um segundo plano a oferta de valor desde a perspectiva do cliente. Evidências de que esta lógica não mais atende aos novos desafios da economia podem ser observadas a partir de cada vez mais alta commodização dos bens e serviços. Estes novos desafios adêm da tecnologia que ampliou o conhecimento individual e coletivo dos clientes. Clientes mais ativos não buscam apenas por produtos ou serviços, mas sim, pelas experiências decorrentes destes. Este trabalho apresenta um modelo alternativo à lógica corrente de criação de valor, a co-criação de valor através de experiências, e suas relações com as noções de orientação ao mercado, valor percebido pelo cliente e ambiente interno. A partir da revisão da literatura um modelo conceitual é construído e posteriormente testado a partir da modelagem de equações estruturais pelo método dos mínimos quadrados parciais. Como complementação às equações estruturais, também forma aplicadas as análises fatoriais e de agrupamento. Os resultados revela que tanto a noção de co-criação de valor, quanto a de experiência como uma oferta de valor real ainda se encontram incipientes junto ás empresas pesquisadas. No entanto, um pequeno grupo de "potenciais empresas co-criadoras de valor" advindo do setor de serviços e de arranjos business-to-business foi identificadoDissertação O modelo das organizações inovadoras sustentáveis e a sua aplicação no setor elétrico brasileiro: o caso da Eletrosul(2008) Bruno, S. F.Este trabalho tem como objetivo verificar se a Eletrosul adota o modelo das Organizações Inovadoras Sustentáveis (Barbieri, 2007). As organizações inovadoras sustentáveis se destacam por incorporar o modelo das organizações em aprendizagem (Learning Organization), mas ir além do mesmo. Além de inovar e possuir as características que caracterizam uma organização inovadora, a OIS também desenvolve políticas sociais, ambientais e de desenvolvimento econômico das regiões onde atua. Este modelo tem especial importância, principalmente no setor elétrico brasileiro, pois atualmente existe uma enorme pressão mundial para a geração de energia elétrica através de fontes não poluentes, ou seja, através de fontes renováveis. Após a realização de entrevistas, observações e análise de documentos oficiais da empresa (Balanço Social) chega-se à conclusão de que a empresa implementa parcialmente o modelo das OIS, devendo aprimorar os seus processos de gestão da inovação e também os seus processos de gestão ambiental e social, profissionalizando o setor responsável por esta gestão na empresa. A empresa está implementando, no entanto, medidas corretivas para corrigir suas disfunções e está caminhando para a implementação do modelo