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4 resultados
Resultados da Pesquisa
- Ensino e aprendizagem em empreendedorismo: revisão sistemática e agenda de pesquisa(2021) Rebelo, M. G.O estudo identifica, organiza e analisa a produção científica internacional sobre ensino e aprendizado empreendedor (AE) disponível no Web of Science. Por meio de uma revisão sistemática da literatura são analisados os conteúdos de 71 artigos de forma qualitativa. Como resultado encontra-se um crescimento recente no campo, principalmente empiricamente na análise do fenômeno. Além disso, esse estudo apresenta os principais trabalhos, países, instituições, metodologia/métodos e resultados encontrados na literatura e seu panorama. Reunidas as pesquisas por temas pesquisados, agrupou-se as pesquisas conforme sua dimensão de estudo, se dando foco nos artigos sobre instituições de ensino, professor e aluno, sendo através do aluno que a AE ocorre. Por fim, listou-se as possíveis pesquisas futuras que englobam: o papel do aluno e professor; educação para o empreendedorismo; modelo de gestão universitária; stakeholders de instituições de ensino e de organizações; e características do processo de AE - incluindo o desenvolvimento de capacidade, experiências e fracassos organizacionais. Tais possíveis pesquisas podem auxiliar pesquisadores a continuarem a investigação do campo
- A influência da educação empreendedora extracurricular e dos traços de personalidade na intenção de empreender dos estudantes das Etecs(2023) Ramos, I. M. L.Diante do desafio de inserir os jovens no mercado de trabalho, legitimado pelas exigências tecnológicas e sociais do mundo contemporâneo, que demandam competências e habilidades para o empreendedorismo, este estudo teve como propósito investigar a Educação Empreendedora desenvolvida de maneira extracurricular nas Escolas Técnicas Estaduais de São Paulo, verificando, nesse contexto, em que medida as atividades empreendedoras extracurriculares influenciam a intenção de empreender dos estudantes das séries e módulos finais, considerando os traços de personalidade e a existência de negócios na família. Para tanto, foi necessário abordar aspectos mais específicos relativos as atividades extensionistas criadas pelo Centro Paula Souza (CPS) ou pela própria Escola Técnica (Etec), e a outras atividades oriundas de parcerias com instituições públicas, privadas ou organizações da sociedade civil voltadas ao desenvolvimento do empreendedorismo. A lacuna teórica encontrada na literatura nacional e internacional nesta temática permite reconhecer que a presente pesquisa traz uma contribuição aos gestores das escolas de nível médio, em particular às equipes acadêmicas e pedagógicas das Etecs, no que se refere ao potencial da oferta de atividades empreendedoras extracurriculares no efetivo desencadeamento da intenção de empreender dos estudantes, não se restringindo ao ensino ou à pesquisa sobre empreendedorismo. Desvelar tal realidade exigiu um olhar atento que permitiu ponderar quais os traços de personalidade dominantes nos indivíduos que apresentam a intenção de empreender. Assim sendo, os objetivos deste trabalho desdobram-se em: (i) identificar qual traço de personalidade tem maior influência sobre a intenção de empreender, (ii) verificar se a educação empreendedora extracurricular tem influência na relação entre traços de personalidade e intenção de empreender e (iii) analisar a influência da existência de negócios na família na intenção de empreender dos estudantes. O alvo desta pesquisa situa-se, assim, na convergência entre os traços da personalidade e a decorrente intenção de empreender dos estudantes. A amostra foi constituída por estudantes matriculados nas séries ou módulos finais dos cursos técnicos e egressos da Etec. Por meio da análise multivariada de dados e modelagem de equações estruturais foi verificada a influência dos traços de personalidade, da educação empreendedora extracurricular e da existência de negócios na família na intenção de empreender dos estudantes. Constatou-se que todos os traços de personalidade considerados (Abertura a Novas Experiências, Amabilidade, Conscienciosidade, Extroversão e Neuroticismo) mostraram relação estatisticamente significante com a Intenção de Empreender dos alunos que participaram da pesquisa. Enquanto Abertura a Novas Experiências, Conscienciosidade e Extroversão apresentaram maiores coeficientes, denotando uma forte influência na intenção de empreender, os traços Amabilidade e Neuroticismo, embora também tenham mostrado efeito positivo, apresentaram menor poder de explicação, ou seja, uma fraca influência, como esperado. A influência das atividades empreendoras extracurriculares sobre a intenção de empreender, medida por Análise de Regressão Simples, apresentou uma relação positiva e significante, permitindo concluir que a participação dos estudantes nas atividades de Educação Empreendedora Extracurricular tem poder de predição e significância na intenção de empreender
- Características empreendedoras e o ambiente escolar na intenção empreendedora de alunos do ensino médio/técnico(2019) Souza, Melissa Galdino deEssa pesquisa trata das características empreendedoras e o ambiente escolar na intenção empreendedora de alunos do ensino médio/técnico. Os alunos das Etecs Lauro Gomes e Juscelino Kubitschek de Oliveira foram selecionados para essa pesquisa. A investigação parte do seguinte questionamento: em que medida as características empreendedoras e o ambiente escolar podem influenciar na intenção empreendedora dos alunos do ensino médio/técnico das Etecs? Para responder tal pergunta, adotou-se o método quantitativo e utilizou-se a técnica de Mínimos Quadrados Parciais (PLS-SEM). A amostra utilizada foi composta por 384 estudantes de cursos técnicos, tais como Administração, Desenvolvimento de Sistemas, Química, Secretariado, entre outros. O modelo proposto, inicialmente aplicado no ensino superior, foi validado e se mostrou adequado aos alunos do ensino médio/técnico. As hipóteses confirmadas evidenciaram que a autoeficácia é influenciada positivamente pelas características empreendedoras; a intenção empreendedora influenciada positivamente pela autoeficácia e pelo ambiente escolar. Na análise de multigrupos houve confirmação em relação a existência de diferença entre o relacionamento da liderança e autoeficácia e sociabilidade e autoeficácia no que diz respeito ao curso. Os resultados da pesquisa contribuem no avanço do conhecimento acerca do interesse pela atividade empreendedora dos estudantes do ensino médio/técnico, algo incipiente na literatura nacional e internacional
- Effectuation: um estudo sobre as redes no processo de criação e desenvolvimento de negócios sociais(2019) Oliveira, J. H. dos A.A presente pesquisa busca analisar as relações em redes de empreendedores sociais no momento de criação e desenvolvimento de seus negócios sob o olhar teórico da lógica effectuation. A pesquisa utilizou a metodologia de estudo de caso múltiplo para a análise de dois negócios sociais localizados na cidade de São Paulo, com o intuito de realizar um mapeamento dos elos e laços desses empreendedores no período de criação do seu negócio. O estudo traz inicialmente uma revisão da literatura internacional e nacional que aborda o tema effectuation, trazendo a discussão sobre os princípios da teoria, os principais debates e proposições teóricas e perguntas de pesquisa e resultados obtidos em pesquisas anteriores. O segundo momento do referencial teórico aborda o campo de estudo das redes com atenção especial ao conceito de redes, considerando os principais estudos sobre redes e com ênfase no mapeamento de laços fortes e fracos. A análise dos casos resulta em contribuições para o campo de estudo do empreendedorismo, especialmente aos estudos de effectuation com ênfase em redes. Foi possível encontrar relações entre os principais teóricos de effectuation e as relações em redes em fases iniciais de um negócio social, identificando a existência de uma busca dos empreendedores pelos relacionamentos em rede e a busca por laços fortes. A pesquisa proporcionou uma compreensão sobre as tendências de relacionamento em redes no que se refere aos empreendedores de negócios sociais, levando à identificação de possíveis pesquisas futuras que relacionem o tema de redes a questões como gênero e etnia, além de relacionar a lente teórica de effectuation com o processo decisório analisando empreendedores sociais, caminhos que podem dar continuidade à presente pesquisa e aprimorar, tanto em termos teóricos quanto empíricos, a teoria de effectuation e do campo de estudo de redes