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Resultados da Pesquisa

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    Dissertação
    Ensino e aprendizagem em empreendedorismo: revisão sistemática e agenda de pesquisa
    (2021) Rebelo, M. G.
    O estudo identifica, organiza e analisa a produção científica internacional sobre ensino e aprendizado empreendedor (AE) disponível no Web of Science. Por meio de uma revisão sistemática da literatura são analisados os conteúdos de 71 artigos de forma qualitativa. Como resultado encontra-se um crescimento recente no campo, principalmente empiricamente na análise do fenômeno. Além disso, esse estudo apresenta os principais trabalhos, países, instituições, metodologia/métodos e resultados encontrados na literatura e seu panorama. Reunidas as pesquisas por temas pesquisados, agrupou-se as pesquisas conforme sua dimensão de estudo, se dando foco nos artigos sobre instituições de ensino, professor e aluno, sendo através do aluno que a AE ocorre. Por fim, listou-se as possíveis pesquisas futuras que englobam: o papel do aluno e professor; educação para o empreendedorismo; modelo de gestão universitária; stakeholders de instituições de ensino e de organizações; e características do processo de AE - incluindo o desenvolvimento de capacidade, experiências e fracassos organizacionais. Tais possíveis pesquisas podem auxiliar pesquisadores a continuarem a investigação do campo
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    Tese
    A influência da educação empreendedora extracurricular e dos traços de personalidade na intenção de empreender dos estudantes das Etecs
    (2023) Ramos, I. M. L.
    Diante do desafio de inserir os jovens no mercado de trabalho, legitimado pelas exigências tecnológicas e sociais do mundo contemporâneo, que demandam competências e habilidades para o empreendedorismo, este estudo teve como propósito investigar a Educação Empreendedora desenvolvida de maneira extracurricular nas Escolas Técnicas Estaduais de São Paulo, verificando, nesse contexto, em que medida as atividades empreendedoras extracurriculares influenciam a intenção de empreender dos estudantes das séries e módulos finais, considerando os traços de personalidade e a existência de negócios na família. Para tanto, foi necessário abordar aspectos mais específicos relativos as atividades extensionistas criadas pelo Centro Paula Souza (CPS) ou pela própria Escola Técnica (Etec), e a outras atividades oriundas de parcerias com instituições públicas, privadas ou organizações da sociedade civil voltadas ao desenvolvimento do empreendedorismo. A lacuna teórica encontrada na literatura nacional e internacional nesta temática permite reconhecer que a presente pesquisa traz uma contribuição aos gestores das escolas de nível médio, em particular às equipes acadêmicas e pedagógicas das Etecs, no que se refere ao potencial da oferta de atividades empreendedoras extracurriculares no efetivo desencadeamento da intenção de empreender dos estudantes, não se restringindo ao ensino ou à pesquisa sobre empreendedorismo. Desvelar tal realidade exigiu um olhar atento que permitiu ponderar quais os traços de personalidade dominantes nos indivíduos que apresentam a intenção de empreender. Assim sendo, os objetivos deste trabalho desdobram-se em: (i) identificar qual traço de personalidade tem maior influência sobre a intenção de empreender, (ii) verificar se a educação empreendedora extracurricular tem influência na relação entre traços de personalidade e intenção de empreender e (iii) analisar a influência da existência de negócios na família na intenção de empreender dos estudantes. O alvo desta pesquisa situa-se, assim, na convergência entre os traços da personalidade e a decorrente intenção de empreender dos estudantes. A amostra foi constituída por estudantes matriculados nas séries ou módulos finais dos cursos técnicos e egressos da Etec. Por meio da análise multivariada de dados e modelagem de equações estruturais foi verificada a influência dos traços de personalidade, da educação empreendedora extracurricular e da existência de negócios na família na intenção de empreender dos estudantes. Constatou-se que todos os traços de personalidade considerados (Abertura a Novas Experiências, Amabilidade, Conscienciosidade, Extroversão e Neuroticismo) mostraram relação estatisticamente significante com a Intenção de Empreender dos alunos que participaram da pesquisa. Enquanto Abertura a Novas Experiências, Conscienciosidade e Extroversão apresentaram maiores coeficientes, denotando uma forte influência na intenção de empreender, os traços Amabilidade e Neuroticismo, embora também tenham mostrado efeito positivo, apresentaram menor poder de explicação, ou seja, uma fraca influência, como esperado. A influência das atividades empreendoras extracurriculares sobre a intenção de empreender, medida por Análise de Regressão Simples, apresentou uma relação positiva e significante, permitindo concluir que a participação dos estudantes nas atividades de Educação Empreendedora Extracurricular tem poder de predição e significância na intenção de empreender
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    Dissertação
    Características empreendedoras e o ambiente escolar na intenção empreendedora de alunos do ensino médio/técnico
    (2019) Souza, Melissa Galdino de
    Essa pesquisa trata das características empreendedoras e o ambiente escolar na intenção empreendedora de alunos do ensino médio/técnico. Os alunos das Etecs Lauro Gomes e Juscelino Kubitschek de Oliveira foram selecionados para essa pesquisa. A investigação parte do seguinte questionamento: em que medida as características empreendedoras e o ambiente escolar podem influenciar na intenção empreendedora dos alunos do ensino médio/técnico das Etecs? Para responder tal pergunta, adotou-se o método quantitativo e utilizou-se a técnica de Mínimos Quadrados Parciais (PLS-SEM). A amostra utilizada foi composta por 384 estudantes de cursos técnicos, tais como Administração, Desenvolvimento de Sistemas, Química, Secretariado, entre outros. O modelo proposto, inicialmente aplicado no ensino superior, foi validado e se mostrou adequado aos alunos do ensino médio/técnico. As hipóteses confirmadas evidenciaram que a autoeficácia é influenciada positivamente pelas características empreendedoras; a intenção empreendedora influenciada positivamente pela autoeficácia e pelo ambiente escolar. Na análise de multigrupos houve confirmação em relação a existência de diferença entre o relacionamento da liderança e autoeficácia e sociabilidade e autoeficácia no que diz respeito ao curso. Os resultados da pesquisa contribuem no avanço do conhecimento acerca do interesse pela atividade empreendedora dos estudantes do ensino médio/técnico, algo incipiente na literatura nacional e internacional
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    Dissertação
    Effectuation: um estudo sobre as redes no processo de criação e desenvolvimento de negócios sociais
    (2019) Oliveira, J. H. dos A.
    A presente pesquisa busca analisar as relações em redes de empreendedores sociais no momento de criação e desenvolvimento de seus negócios sob o olhar teórico da lógica effectuation. A pesquisa utilizou a metodologia de estudo de caso múltiplo para a análise de dois negócios sociais localizados na cidade de São Paulo, com o intuito de realizar um mapeamento dos elos e laços desses empreendedores no período de criação do seu negócio. O estudo traz inicialmente uma revisão da literatura internacional e nacional que aborda o tema effectuation, trazendo a discussão sobre os princípios da teoria, os principais debates e proposições teóricas e perguntas de pesquisa e resultados obtidos em pesquisas anteriores. O segundo momento do referencial teórico aborda o campo de estudo das redes com atenção especial ao conceito de redes, considerando os principais estudos sobre redes e com ênfase no mapeamento de laços fortes e fracos. A análise dos casos resulta em contribuições para o campo de estudo do empreendedorismo, especialmente aos estudos de effectuation com ênfase em redes. Foi possível encontrar relações entre os principais teóricos de effectuation e as relações em redes em fases iniciais de um negócio social, identificando a existência de uma busca dos empreendedores pelos relacionamentos em rede e a busca por laços fortes. A pesquisa proporcionou uma compreensão sobre as tendências de relacionamento em redes no que se refere aos empreendedores de negócios sociais, levando à identificação de possíveis pesquisas futuras que relacionem o tema de redes a questões como gênero e etnia, além de relacionar a lente teórica de effectuation com o processo decisório analisando empreendedores sociais, caminhos que podem dar continuidade à presente pesquisa e aprimorar, tanto em termos teóricos quanto empíricos, a teoria de effectuation e do campo de estudo de redes