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Title: Identificação da relação entre variáveis de navegação e perfis psicológicos de usuários
Authors: Araujo, Caio Felix de
Advisor: Tonidandel, Flavio
Issue Date: 2014
Abstract: Mesmo com um conjunto de técnicas aplicadas para facilitar a experiência do usuário na navegação de um site qualquer, tipicamente, grande parte das interfaces acaba por não auxiliar os usuários a alcançar seus objetivos. Independente da semelhança entre grupos de usuários, suas características e objetivos podem ser diferentes ou divergentes de acordo com o sistema. Uma opção para definição de um modelo de usuários sem a necessidade de uma pesquisa intensa é a utilização de teorias de perfis psicológicos, pois são modelos já validados em ambientes da psicologia e administração que explicam as necessidades e o foco para tomada de decisão das pessoas. Porém, estes são modelos empregados diretamente com a interação humana, através de psicólogos ou profissionais competentes, sem muitas informações ou correlações com processos automáticos. A compreensão sobre a conexão entre os perfis psicológicos e a forma como usuários reais navegam pelas interfaces, pode ser um caminho para determinar de forma automática os objetivos e desejos do usuário em tempo real. Sendo assim, o objetivo desta pesquisa é identificar a relação entre a navegação e os perfis psicológicos dos usuários em um site WEB. Este objetivo foi alcançado através da captura de variáveis de navegação e o tipo psicológico do usuário, permitindo uma análise utilizando técnicas de Data Mining para fazer agrupamentos automáticos por similaridade e diagnósticos dos dados para escolha das formas mais representativas a partir de combinações lineares das variáveis, para assim definir perfis de usuários que possam expressar as características de personalidade junto à forma como este usuário utiliza uma interface WEB. Com estes dados, foi possível classificar um conjunto de Personas baseadas na relação entre os perfis psicológicos e as informações de navegação do usuário.
Even with a set of techniques applied to facilitate the user experience in navigating a website, most of the interfaces don t help users to achieve their goals. Even if you have a group of similar users, their characteristics and objectives may differ according to the system. An option to define a model of users without intensive research is to use theories of psychological types. These theories are already validated models in psychology and management environments that explain the needs and the reason for people decisions. However, psychologists or professional authorities, without much information or correlations with automatic processes, employ these directly with human interaction. The understanding of the connection between psychological profiles and how real users navigate in an interface can be a way to automatically determine the goals and desires of the user in real time. Therefore, the objective of this research is to identify the relation between the navigation and the psychological profile of the user on a web site. This objective was achieved by capturing navigation variables and psychological type of users, allowing an analysis using Data Mining techniques to make clustering by similarity and analysis to choose the most representative forms from linear combinations, and finally define profiles that can express the personality traits along the way they use a web interface. With this data, it was possible to classify a set of Personas based on correlation between psychological types and information of user navigation.
Keywords: Inteligência artificial
Tipologia (Psicologia)
Publisher: Centro Universitário da Fei, São Bernardo do Campo
URI: https://repositorio.fei.edu.br/handle/FEI/446
Appears in Collections:Teses e Dissertações

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