Repositório do Conhecimento Institucional do Centro Universitário FEI
 

ANÁLISE DE SENTIMENTOS BASEADA EM INFORMAÇÕES FACIAIS DURANTE AULA VIRTUAL

Imagem de Miniatura

Tipo de produção

Trabalho de Conclusão de Curso

Data de publicação

2021-06-17

Periódico

Editor

Texto completo na Scopus

Citações na Scopus

Autores

ALEXANDRE CARDOSO FEITOSA
ANDRE LUIZ BARONI
EDUARDO BAPTISTA DOS SANTOS
FILIPI GUIMARÃES SILVA
LUCAS MACHADO SERAIN

Orientadores

Guilherme Alberto Wachs Lopes

Resumo

As aulas virtuais estão cada vez mais comuns na vida dos estudantes, especialmente durante a quarentena causada pela pandemia da doença COVID-19, em que grande parte das instituições educacionais adotaram esse sistema de ensino. Um dos principais desafios desta modalidade de educação é resolver o distanciamento entre aluno e professor, que impossibilita a percepção do docente sobre os sentimentos dos estudantes em um contexto no qual as expres- sões faciais dos alunos entregam informações não-verbais importantes frente ao que é abordado em sala. Embora existam diferentes sistemas para a avaliação da expressão facial, poucos tra- balhos entre os levantados foram criados objetivando um ambiente de ensino a distância e, por este motivo, não solucionam a ausência da expressão facial do aluno. O presente trabalho apre- senta duas metodologias para lidar com esse problema: uma baseada no Facial Action Coding System (FACS) e outra baseada em redes neurais convolucionais. Aplicando estas técnicas, foi possível unir a área de visão computacional com a área de aprendizado de máquina, quantifi- cando o sentimento do aluno enquanto visualiza uma determinada videoaula com até 79,97% de acurácia em determinadas emoções. A partir desta quantificação, o sistema foi capaz de gerar um relatório que apresenta os sentimentos predominantes em determinados intervalos de tempo.

Citação

Palavras-chave

Educação; Análise de Sentimentos; Reconhecimento de Expressão Facial; Redes Neurais; FACS; AU

Keywords

Assuntos Scopus

Avaliação

Revisão

Suplementado Por

Referenciado Por