ANÁLISE DE SENTIMENTOS BASEADA EM INFORMAÇÕES FACIAIS DURANTE AULA VIRTUAL
Carregando...
Citações na Scopus
Tipo de produção
Trabalho de Conclusão de Curso
Data
2021-06-17
Autores
ALEXANDRE CARDOSO FEITOSA
ANDRE LUIZ BARONI
EDUARDO BAPTISTA DOS SANTOS
FILIPI GUIMARÃES SILVA
LUCAS MACHADO SERAIN
ANDRE LUIZ BARONI
EDUARDO BAPTISTA DOS SANTOS
FILIPI GUIMARÃES SILVA
LUCAS MACHADO SERAIN
Orientador
Guilherme Alberto Wachs Lopes
Periódico
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Citação
Texto completo (DOI)
Palavras-chave
Educação,Análise de Sentimentos,Reconhecimento de Expressão Facial,Redes Neurais,FACS,AU
Resumo
As aulas virtuais estão cada vez mais comuns na vida dos estudantes, especialmente
durante a quarentena causada pela pandemia da doença COVID-19, em que grande parte das
instituições educacionais adotaram esse sistema de ensino. Um dos principais desafios desta
modalidade de educação é resolver o distanciamento entre aluno e professor, que impossibilita
a percepção do docente sobre os sentimentos dos estudantes em um contexto no qual as expres-
sões faciais dos alunos entregam informações não-verbais importantes frente ao que é abordado
em sala. Embora existam diferentes sistemas para a avaliação da expressão facial, poucos tra-
balhos entre os levantados foram criados objetivando um ambiente de ensino a distância e, por
este motivo, não solucionam a ausência da expressão facial do aluno. O presente trabalho apre-
senta duas metodologias para lidar com esse problema: uma baseada no Facial Action Coding
System (FACS) e outra baseada em redes neurais convolucionais. Aplicando estas técnicas, foi
possível unir a área de visão computacional com a área de aprendizado de máquina, quantifi-
cando o sentimento do aluno enquanto visualiza uma determinada videoaula com até 79,97% de
acurácia em determinadas emoções. A partir desta quantificação, o sistema foi capaz de gerar
um relatório que apresenta os sentimentos predominantes em determinados intervalos de tempo.