Adequação dos planos pedagógicos dos cursos de administração à luz das linhas pedagógicas

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Tipo de produção
Artigo
Data
2018
Autores
CHING, H. Y.
LUPINACCI, M. F.
AGAZZI, Giselle Larizzatti
Orientador
Periódico
Conexão Ciência
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Citação
CHING, H. Y.; LUPINACCI, M. F.; AGAZZI, Giselle Larizzatti. Adequação dos planos pedagógicos dos cursos de administração à luz das linhas pedagógicas. Conexão Ciência, v. 13, n.2, p. 7-20, 2018.
Texto completo (DOI)
Palavras-chave
Plano Pedagógico do Curso,Linhas pedagógicas,Diretrizes curriculares nacionais.,ENADE
Resumo
Esse artigo objetiva mapear a presença de linhas pedagógicas nos Planos Pedagógicos dos Cursos (PPCs) de Administração e verificar sua aderência às exigências das Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs) e, com isso, discutir se o PPC serve como instrumento de desenvolvimento das competências dos estudantes. A pesquisa é descritiva e de caráter documental. Por meio de um roteiro com cinco questões e, por meio de análise de conteúdo, procurou-se identificar elementos que dessem sentido às respostas dessas questões. A amostra foi restrita para as IESs notas 3, 4 ou 5 no ENADE 2012. A subamostra de 16 IESs foi do tipo probabilística e por conveniência. As IESs com nota 3 apresentam um número menor das Diretrizes inseridas nos seus PPCs do que aquelas com nota 4 e 5. Embora 15 de um total de 16 IES tenham objetivos do curso explícitos nos seus PPCs, uma boa parte delas (notadamente das IESs nota 3) não coloca em diálogo objetivos e metodologias bem como não deixa explícita a linha pedagógica A relação entre a leitura crítica dos PPCs das IESs e os resultados por elas obtido no ENADE sugere que ações pedagógicas mais significativas para os alunos podem emergir da elaboração desse documento de modo mais crítico, já que ele serve para que se consolide uma visão sobre o curso. Esse é o valor desse estudo, o de mostrar que quanto mais completo e consistente é o documento, melhor parece ser o trabalho das instituições com relação ao desenvolvimento das competências dos alunos.

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