Trabalhos de Conclusão de Curso
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Navegando Trabalhos de Conclusão de Curso por Orientador "Gomes, Cleber Willian"
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Trabalho de Conclusão de Curso JOTUN(2021-06-23) Moraes, Filipe Faria de; Lech, Gabriela Torres Grande; Bortali, Luca Pivato; Silva, Lucas Galdino da; Brito, Lucas Pereira; Cruz, Orlito Nunes da; Moreira, Pedro de Oliveira; Oliveira, Rafael Velho dePor volta de 1800, quando ainda não existia o conhecido carro a combustão, a ideia do veículo elétrico já seria criada. Porém esta ideia ainda teria muitas dificuldades para ser implementada, sendo superada pelo veículo movido a combustão interna que se mantém presente na sociedade no século 21. Após anos de estudos e desenvolvimento tecnológico, a montadora de veículos Toyota lançou em 1997 o primeiro veículo híbrido produzido em massa no Japão ajudando a crescer a imagem do veículo movido a energia elétrica no mundo. Em 2006, uma pequena startup do vale do silício, Tesla Motors, começa a produzir carros totalmente elétricos e luxuosos que conseguem rodar 322 quilômetros em uma única carga. Com isso, a indústria começou a aquecer e o desenvolvimento de veículos movidos a energia elétrica cresce mais a cada dia. Logo, com a crescente do mercado, o desenvolvimento sobre veículos elétricos se torna necessário e, com isso, dificuldades e desafios se tornam cada vez mais aparentes. O conjunto de propulsão deste tipo de veículo é composto principalmente pelo motor elétrico e pelo inversor, estes que transformam a energia elétrica proveniente das baterias em energia cinética movimentando o veículo, e quando existe a conversão de energia existe também a perda, afetando assim eficiência destes componentes, o que afeta diretamente a autonomia do veículo em geral. A grande questão apresentada no estudo leva em consideração que ambos os componentes possuem divergentes faixas de eficiência em função da temperatura, tornando-se o ponto de melhoria focal deste projeto. Por conta disso, o trabalho leva em consideração a criação de um sistema de arrefecimento que possibilite temperaturas de operação diferentes em cada componente e a estabilização delas pelo maior período possível, podendo assim minimizar as perdas térmicas presentes no sistema para gerar melhoras na eficiência de cada componente e, consequentemente, melhorar a eficiência global do veículo e a autonomia por carga. Portanto, será apresentado neste estudo tendências futuras para certificação da relevância dos assuntos tratados, e, por fim, o desenvolvimento e cálculos realizados para confirmação das expectativas apresentadas.Trabalho de Conclusão de Curso Thunder brake:(2023-12-20) Pereira, Arthur G. Camargo; Guimarães, Felipe de Figueiredo; Hypolito, Guilherme A. Reis; Afonso, Julia PompeiOs transportes rodoviários de carga no Brasil vêm crescendo exponencialmente ao longo dos anos, chegando ao ponto de em 2019 termos 61% desse modal como responsável pelo transporte de carga no Brasil e tendo sua frota avançado 2.5% no ano de 2022, visto que o país é um dos maiores em transportes de cargas do mundo. Na tendência mundial, a eletrificação dos veículos de carga não são exceção, com o primeiro dessa categoria já à venda no país e previsões de um futuro com frotas 100% elétricas (IBGE, 2019). O Brasil é tido como um país de proporções continentais tendo sua maior rodovia, BR116, com 4660 km ligando a região nordeste ao sul do país, visto que o percurso sem abastecimento é amplo, pensamos em carros elétricos como uma maior insegurança do público em geral, visto que a autonomia se torna não mais apenas um ponto de economia, mas sim uma necessidade, e desta nasce a ideia dos freios regenerativos, que fazem uso da energia não útil no momento de frenagem para o armazenamento da energia para usos futuros. (Regenerative Braking Systems, 2021). Pensando nisso o Thunder Brake propõe um sistema modular, composto por flange simples ranhurada e dupla adaptada com um motor elétrico, de fácil implementação que ao ser acoplado a ponta de eixo em caminhões e reboques, permitirá a recuperação de energia cinética, auxiliando na frenagem do veículo e gerando energia por meio da ideia de freio regenerativo. Para este projeto, foram utilizados os princípios de mecânica dos sólidos afim de determinar deformações e tenções nos acoplamentos assim como seu dimensionamento, para análises mais precisas foram realizadas simulações pelo método dos elementos finitos via Ansys gerando resultados gráficos e análises visuais intuitivas e de fácil compreensão. Também foi proposto, através de logica fuzzy, uma breve simulação comportamental do sistema, sendo toda modelada através do Mathlab, gerando assim superfícies de controle e um modulo interativo onde pode se estudar o efeito das curvas de influência determinadas para a simulação.Trabalho de Conclusão de Curso TRANSFORM(2021-06-25) Silva, Andrey Miranda Costa da; Garcia, Daniel Martin; Buono, Giancarlo Sanches; Jachuk, Julia; Heringer, Luciano C. Emerich; Silva, Mateus Marcos Pereira da; Giorgio, Nicolas Vieira; Amorim Junior, Robson ReisUm dos setores mais tecnológicos e que está em constante evolução é o setor automobilístico, dia após dia diversas ferramentas e tecnologias têm sido criadas para melhorar esse setor, desde performance, durabilidade, segurança e até estética. Em caminhões pesados, movidos por motor a diesel, a energia gerada e aproveitada pelo motor é um fator extremamente importante quanto a distribuição dessa energia para os sistemas do veículo. Neste projeto, será estudado um método de geração de energia através da liberação dos gases de escape, por meio de um EGR Cooler combinado com um sistema que possibilita a transformação da energia dissipada na etapa de resfriamento dos gases de escape (EGR Cooler) em energia elétrica para que seja possível usar essa energia em sistemas secundários do motor, com isso a energia gerada pelo motor pode ser concentrada em seu objetivo principal, evitando ramificações dessa distribuição de energia. Será mostrado neste projeto como é possível realizar esta ideia, de acordo com métodos e materiais disponíveis, para que o consumidor final tenha em mãos um produto que atenda sua necessidade, baseado no seu uso e suas funções.