Trabalhos de Conclusão de Curso
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Navegando Trabalhos de Conclusão de Curso por Orientador "Lameiras Júnior, Francisco"
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Trabalho de Conclusão de Curso APOLLO CHILL(2021-06-25) Boni, Alexandre de Assis; Cardoso, Guilherme Baro; Baraldi, Guilherme Módolo; Liu, Kevin Su; Knnishi, Leonardo Eiji; Medeiros, Matheus Henrique Scabin; Alba, Rafael de Paula; Campana, VictorAnalisando-se os dados da Agência Nacional de Energia Elétrica e da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica, houve um salto na potência instalada de energia solar fotovoltaica brasileira. Em 2012 o total disponível era perto de 7 megawatts, já em maio de 2020 alcançou aproximadamente 5,8 gigawatts. O Ministério de Minas e Energia do Brasil incluiu em seu Plano Decenal de Energia 2029, lançado em 2019 e vigente até 2029, o aumento da capacidade máxima deste tipo de energia. No final do período a participação no cenário energético nacional deverá ter crescido quatro vezes, subindo de 2% para 8% do total. Os fabricantes de painéis fotovoltaicos projetam e testam seus produtos para terem sua produtividade e eficiência máximas a uma certa temperatura determinada, sendo que a variação desta, prejudica a capacidade da placa. Cada painel possui um coeficiente de temperatura, que indica o decréscimo porcentual na eficiência produtiva a cada grau Celsius variado, por exemplo o sobreaquecimento da placa solar reduz drasticamente o rendimento energético. O projeto APOLLO CHILL tem como mote a criação de uma solução para refrigeração de painéis solares, ou seja, um sistema integrado às placas, possibilitando que estes trabalhem nas temperaturas adequadas, aumentando a eficiência das instalações em detrimento das atuais. O recurso propiciará uma quantidade maior de energia elétrica produzida e uma condição de operação mais amena para os painéis, tornando este meio de obtenção de energia mais competitivo e mantendo a integridade das placas.Trabalho de Conclusão de Curso B.COOLER(2022-06-22) Silva, Bruno Ribeiro e; Valério, Carolina; Andrade, Guilherme Poletti de; Porto, Humberto Gutierrez; Penedo, João Victor Ferreira Torres; Minatogawa, Letícia Sayuri; Delgado, Luís Felipe Barreto; Barbanti, Matheus SottoAtualmente existe uma grande conscientização ambiental em relação aos veículos. Duas das principais megatendências do Fórum Econômico Mundial são: escassez de recursos naturais e o avanço das tecnologias; é razoável afirmar que, nas próximas décadas, muitas decisões, visões, diretrizes e formas de viver serão baseadas nestes processos globais chamados de megatendências. A procura por métodos mais eficientes, econômicos e limpos de fornecer energia cresce a cada ano, e com isso, as baterias de íons de lítio se tornaram uma resposta comum em diversos nichos da mobilidade. O trabalho de conclusão de curso a seguir, tem a finalidade de explorar os efeitos de um sistema de arrefecimento que promova trocas de calor mais eficientes para o ciclo de trabalho de baterias de Lítio. O B.Cooler é um sistema capaz de promover condições de uso melhores para as baterias de veículos elétricos leves e, através do Fórmula FEI Elétrico, foram realizados testes e simulações para desenvolver as ideias propostas e obter análises e resultados sobre os impactos de tais inovações.Trabalho de Conclusão de Curso Bancada universal de testes caloríficos para unidades condensadoras(2022-12-16) Santos, Anderson Godoy dos; Souza, Bruno da Silva; Antelo, Eduardo Bisordi; Soares, Josiane Gibram; Santos, Leonardo Amyuni dos; Casonatto, Leonardo; Marin, Willian Cesar MoraesUm dos principais desafios do setor de refrigeração no Brasil é o desenvolvimento de bancadas de testes para unidades condensadoras. Fabricantes que são referência em produtos voltados a esse setor utilizam um capital considerável de seu orçamento para realizar esses testes, sendo a grande maioria enviada para fora do país. Além do desafio logístico, as bancadas caloríficas devem ser flexíveis a ponto de serem testadas unidades condensadoras submetidas a diferentes cargas térmicas sem a ocorrência de danos e com uma boa qualidade de aferição dos dados. A Thermal Engineering Solutions T.E.S. propõe o desenvolvimento de uma bancada universal para testes de unidades condensadoras, visando a flexibilidade em trabalhar com diferentes cargas térmicas utilizando soluções de fácil implementação e operação. Serão avaliadas diferentes arquiteturas para o projeto, a fim de se chegar na solução que atenda à maior diversidade de unidades condensadoras. Por fim, realizaremos um ensaio junto à empresa Danfoss para validar as premissas de projeto. Dessa forma, o foco do projeto está nas empresas fornecedoras desses equipamentos, e que necessitam de bancadas que atendam à maior gama possível de seus produtos a fim de garantir a qualidade e satisfação de seus clientes.Trabalho de Conclusão de Curso GRAVITECH(2021-12-21) Julio, Bruno Bonagurio; Silveira, Felipe; Medeiros, Gabriel Pulhez Gonçalves de; Uwai, Gustavo Seity; Santos, João Pedro da Rocha; Fernandes, Lucca Dalla Dea; Mortari, Mateus Riquieri; Ferreira, Rafael Lopes Batista; Hirae, Rodrigo Brandão; Ramos, Thais SenoUm dos temas mais abordados no mundo atualmente é a energia renovável, e com ela, muitos outros vem em conjunto, como acessibilidade e eficiência energética. Como a energia elétrica é utilizada em qualquer tipo de aplicação industrial ou residencial, são nítidos os impactos econômicos e ecológicos positivos provenientes de avanços tecnológicos. No Brasil, mais de 2 milhões de pessoas não possuem acesso à energia elétrica, e consequentemente, desproveem de todos os recursos essenciais da mesma (acesso à internet, meios de comunicação, educação, acessibilidade, etc.). Esta carência social, em conjunto com o gigantesco mercado energético, impulsionou o desenvolvimento de um dispositivo para geração de energia elétrica através de uma fonte limpa e inesgotável em qualquer região, a gravidade. O GraviTech consiste em um dispositivo que transforma energia potencial gravitacional em energia cinética e posteriormente em energia elétrica, de maneira eficiente, com baixa necessidade de interação humana e com impacto ambiental mínimo.