Gestão da Inovação
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Navegando Gestão da Inovação por Orientador "Consoni, Flávia"
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Dissertação Avaliação da implementação do prontuário eletrônico do paciente e impactos na gestão dos serviços hospitalares: estudo de caso sobre a experiência do InCor- Instituto do Coração(2012) Jatene, D. A.O sistema de saúde brasileiro carece de melhorias na qualidade das suas atividades, no atendimento e na segurança de todos aqueles que recorrem às redes prestadoras de seus serviços. Este tipo de ineficiência tem levado à revisão e à introdução de novos serviços, de novos processos de realização dos mesmos e de novos modelos de gestão. Esta dissertação se propõe a analisar um destes processos, o Prontuário Eletrônico do Paciente (PEP). O PEP é uma ferramenta que agrega informações diversas acerca dos pacientes e do tipo de tratamento a eles ministrado, de forma integrada com outras áreas do hospital. Esta pesquisa foi conduzida no InCor - Instituto do Coração, hospital pertencente ao complexo do Hospital das Clínicas na cidade de São Paulo (Brasil), por se tratar de um dos poucos hospitais no Brasil que implementaram, com sucesso, o PEP integrado, que abrange e integra informações de todas as áreas do hospital. Com o suporte da literatura neoschumpeteriana e de um estudo de caso com entrevistas presenciais e em profundidade realizadas no ano de 2011 com todas as áreas do InCor envolvidas com o PEP, esta pesquisa buscou identificar: as condicionantes do processo de implementação do PEP; as principais dificuldades; os efeitos dessa inovação na gestão hospitalar; e a existência de indicadores estabelecidos e utilizados para a medição da efetividade dessa inovação com relação a seus objetivos. Dentre as conclusões do trabalho, destacamos que, não obstante todos os casos de sucesso relatados e observados, corroborados pela implementação com sucesso do modelo do InCor em outros hospitais, não foi possível evidenciar metas ou indicadores a ele associados ou aos processos em que influi. Tal ausência dificulta a comprovação e a demonstração da efetividade deste tipo de inovação, dado importante para todo o processo de gestão em termos de análises da qualidade, produtividade, atendimento, segurança dos pacientes e custos, haja vista o frequente debate no setor de saúde acerca destes aspectos e de seus impactos para a população.Dissertação Avaliação institucional como ferramenta de melhoria da gestão em instituições de educação superior:um olhar sobre as faculdades privadas(2012) Scaglione, V. L. T.A avaliação da educação superior brasileira é de responsabilidade do Estado, que, frente à expansão do segmento, viu-se obrigado a intensificar as ações de avaliação, regulação e supervisão, principalmente com relação às faculdades privadas. Este estudo tem como objetivo analisar a possibilidade de utilização das avaliações institucionais propostas pelo Ministério da Educação, para as instituições de educação superior, como uma ferramenta de qualificação da gestão de faculdades privadas no Estado de São Paulo. O objeto de estudo é a apropriação dos resultados dessas avaliações por parte das IES privadas especificamente as que se incluem na categoria de faculdades para melhoria da gestão. O universo pesquisado são as faculdades privadas que, tendo obtido conceito insatisfatório na avaliação pelo MEC (IGC 2), o que é considerado insuficiente, conseguiram melhorar o conceito nas avaliações seguintes. A amostra escolhida foram as faculdades privadas situadas no Estado de São Paulo, unidade da Federação que reúne o maior número de instituições de educação superior privadas de todo Brasil e de estudantes por elas atendidos. A pesquisa foi feita mediante entrevista, e os resultados demonstraram que a maioria das faculdades privadas utiliza em parte as avaliações institucionais propostas pelo Ministério da Educação como ferramenta de qualificação da gestão. A pesquisa também demonstrou que a maioria das faculdades privadas os quais não possuem formação e nem experiência em administração ou em gestão.Dissertação Fatores determinantes do processo de internacionalização de bancos brasileiros: uma análise a partir da experiência do Itaú Unibanco(2011) Araújo, C. F. deO sistema financeiro brasileiro por décadas se caracterizou pela presença combinada entre bancos nacionais (estatais e privados) e estrangeiros, na competição pelo mercado local. A internacionalização não era uma prioridade. Esta realidade mudou na última década, sobretudo após a crise financeira internacional (2007), a qual provocou enfraquecimento dos ativos de algumas das principais instituições financeiras mundiais, transformando-as em alvos à aquisição. Os bancos brasileiros, pouco afetados por tal crise, qualificaram-se como potenciais compradores desses ativos, diante da sua solidez financeira, taxa de câmbio favorável, consistente crescimento nos anos recentes e um movimento de internacionalização emergente. Sobre este aspecto, os principais bancos de capital nacional, Itaú Unibanco, Banco do Brasil e Bradesco demonstram interesse em incrementar esta internacionalização, não apenas por intermédio de escritórios de representação ou agências, comumente empregados na expansão internacional, mas implementando subsidiárias no exterior. Trata-se de uma nova dimensão da internacionalização, pois implica engajamento com o país hospedeiro, com angariações de clientes, empréstimos, depósitos, e competição com os bancos do mercado-alvo. Com a proposta de ampliar a compreensão sobre essa nova dinâmica e de investigar os determinantes ao processo de internacionalização, esta dissertação analisa as estratégias utilizadas pelos bancos brasileiros na implantação de subsidiárias no exterior. A expansão internacional do Itaú Unibanco é explorada detalhadamente a partir de entrevistas com profissionais envolvidos com a expansão das atividades de varejo do banco à América Latina. Destaca-se entre as conclusões, o fato de que muitas vezes a conjugação de dois ou mais fatores influencia a estratégia de internacionalização dos bancos, provocando correlações positivas ou negativasDissertação Internacionalização das redes de franquias brasileiras: o processo de internacionalização conduzida(2013) Aguiar, H. de S.As redes de franquias brasileiras estão entre as empresas que cada vez mais buscam mercados internacionais e exportam produtos e conceitos. Entre 2000-2012, o crescimento das redes de franquias que se internacionalizaram foi de 486%. Este estudo teve por objetivo analisar as motivações para a internacionalização das redes de franquias; o processo de preparação para atuar no exterior e, finalmente, avaliar se ocorreu algum ganho para a rede nesse processo. Como metodologia partiu-se de um estudo multicasos de caráter qualitativo. No ano de 2012, foram entrevistados de forma presencial executivos de 21 redes de franquias brasileiras com operações no exterior, que se somou à análise de documentos secundários relativos ao tema. Como achados, observou-se que um agente externo às empresas geralmente desencadeia o processo o que acaba mudando a estratégia das franqueadoras. A cultura da internacionalização não encontra-se arraigada nessas empresas. A falta de preparação e pouco ou nenhum conhecimento em negócios internacionais acabaram levando as redes a repensarem sua postura nesse novo mercado e houve um alto grau de adaptação dos produtos após as unidades estarem abertas. Também observou-se um ganho de aprendizagem decorrente do processo.Dissertação Reflexões acerca da prática de outsourcing de atividades de engenharia na indústria automobilística brasileira(2012) Pisani, J. F.Outsourcing é uma prática que evolucionou da alternativa de redução de custos de mão de obra para se tornar uma alternativa estratégica, na medida em que abarca atividades cada vez mais qualificadas e essenciais. A princípio, parece contrariar a recomendação de não se terceirizar atividades críticas, sob o risco de transferir ou até perder o conhecimento e desenvolvimento de habilidades internas. No entanto, o cenário de globalização e necessidade de obtenção de vantagem competitiva de maneira cada vez mais ágil e retorno de investimentos, incrementaram o outsourcing, sem comprometer a manutenção do know-how por parte das empresas. Os processos de outsourcing eram inicialmente concentrados em atividades relacionadas à produção e, a partir de sua inclusão em serviços, tornaram-se mais especializadas. Para demonstrar esta nova geração do outsourcing, foi realizada uma pesquisa junto ao setor automotivo, para evidenciar o crescimento da modalidade através de provedores de serviços de engenharia. Este estudo foi concentrado no outsourcing direto de provedores de serviços específicos, excluindo as atividades desenvolvidas em parceria com fornecedores-desenvolvedores. Partindo da premissa de que há expansão de atividades de outsourcing na engenharia automotiva global, a pesquisa visa verificar se no Brasil a modalidade é aplicada em atividades estratégicas correlatas à engenharia de Desenvolvimento de Produtos (DP) e de quais seriam suas implicações relacionadas aos processos de inovação. Para isto, foram pesquisadas três das principais montadoras de automóveis no Brasil, e duas multinacionais fornecedoras de serviços de engenharia automotiva. Por outro lado, discutem-se as restrições da legislação brasileira em relação à terceirização, que não contempla as chamadas atividades-fim e não reflete a atual contextualização da prática do outsourcing estratégico. A principal constatação deste estudo é de que existem diferentes estratégias quanto à externalização de P&D por parte da indústria automotiva e também por parte dos próprios prestadores de serviço, quanto à sua participação nos diversos projetos que são conduzidos e desenvolvidos no Brasil.