Trabalhos de Conclusão de Curso
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Navegando Trabalhos de Conclusão de Curso por Assunto "active suspension"
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Trabalho de Conclusão de Curso D.A.S.B.:(2023-07-30) Pace, Alan; Carvalho, Eduardo Pichioli; Alves, Eduardo Porredon Poletto ; Pinto, Felipe Sanches ; Rodrigues, João Antonio Barioni ; Dias, Nicolas; Bosso, Renan Roberto; Andrade, Thiago Cury; Pastore, Thiago Di DonatoEste trabalho apresenta estudos sobre dados de acidentes de trânsito envolvendo ônibus rodoviário ocorridos nas rodovias federais do Brasil e estudos específicos de engenharia a respeito desses acidentes por tombamento. Ao longo do trabalho, é apresentada uma possível solução envolvendo a aplicação de um sistema de controle de suspensão ativa em ônibus rodoviário que pode ser adotada para reduzir a incidência deste tipo de acidente e consequentemente o número de vítimas fatais causadas por ele. Este tipo de acidente levou a óbito cerca de 3.581 pessoas entre os anos de 2017 e 2022 em rodovias federais do país, segundo a base de dados da Polícia Rodoviária Federal [9]. Para tanto, realizou-se uma intensa revisão bibliográfica sobre as áreas de dinâmica veicular, suspensão e ferramentas de engenharia que pudessem ajudar a encontrar e desenvolver soluções para este problema.Trabalho de Conclusão de Curso Smooth saving(2021) Leardini, Leonardo de Paula; Menezes, Lucas Barroso; Ferreira Junior, Luiz Carlos; Santos, Magno Oliveira; Paschoal Junior, Marco Antonio; Silva, Matheus Vinicius; Costa, Vitor Flammia de BarrosO transporte de pessoas em ambulâncias nunca foi um bem desejável a ninguém, ainda mais sabendo que esse tipo de veículo pode também ser um dos motivos do número de mortes, incapacidades físicas e psicológicas que o transporte pode causar. Isso porque, não há modificações concisas no projeto de um veículo ambulância em relação a um furgão para carregamento de cargas. Pensando nisso, surgiu o Smooth Saving, que oferece um maior conforto para os pacientes, além de proporcionar também melhores condições de trabalho aos profissionais de saúde durante o trajeto. Isso pelo fato de que o objetivo deste trabalho é atenuar vibrações decorrentes aos declives provindos do solo e transferido ao veículo. Dessa forma, o foco para a solução empregada foi modificar o sistema de suspensão do veículo, alterando de uma suspensão convencional para sistema de suspensão com controle ativo utilizando amortecedores magneto reológicos. Obviamente só com essa modificação, não seria atingido a melhoria, já que para que esse novo sistema de suspensão tenha sua efetividade, foi necessário a mudança de outros componentes como adicionar acelerômetros, sensores de níveis, drivers de potência, ECU programável e ainda buscar um sistema de molas dimensionadas. Sendo assim, através de estudo de caso verificou-se que o comparativo entre as suspensões convencionais e suspensões ativas poderia aumentar o conforto de no mínimo 22%. Partindo deste número foi possível viabilizar a causa para implementação em veículos de ambulâncias, quando necessário de acordo com a sua aplicação. Para a validação do projeto, usou-se o modelo SkyHook controlado através da lógica Fuzzy, que utiliza de um processo de gerenciamento de dados para a escolha do coeficiente de amortecimento 𝐶𝑠𝑘𝑦. Após foi validado através de simulações na ferramenta interna do Matlab, o Simulink atigindo um ganho de 56% nas condições impostas pelo projeto.