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Title: As motivações da intenção de uso de redes sociais no Brasil: teste e ampliação do modelo de ação social intencional
Authors: Oliveira, M. J. de
Advisor: Huertas, Melby K. Z.
Issue Date: 2015
Abstract: Diversas pesquisas têm investigado uma variedade de fatores responsáveis por afetar o uso de sites de redes sociais (SRSs), mas a investigação desses fatores ainda está em desenvolvimento. Neste estudo, pretende-se contribuir para a literatura, replicando, ampliando e testando um modelo conceitual existente para um contexto mais recente, tendo "We-Intention" como variável dependente e Satisfação com a Vida, Norma Subjetiva, Normas de Grupo, Identidade Social, Valor Intencional, Autodescoberta, Manutenção da Interconectividade Interpessoal, Valorização Social, Valor de Entretenimento e Presença Social como as variáveis independentes. O objetivo foi estudar fatores psicológicos e sociológicos que influenciam a intenção de uso (We-Intention) de redes sociais entre usuários no Brasil. Para isso, uma pesquisa em duas fases foi desenvolvida. A primeira teve como objetivo testar o modelo de pesquisa sobre Ação Social Intencional de Uso de Redes Sociais On-line, proposto por Dholakia, Bagozzi e Pearo (2004) e ampliado por Cheung, Chiu e Lee (2011), no contexto brasileiro. A revisão de literatura trouxe os principais elementos da intenção de uso de redes sociais, motivações, Influência Social, teoria de Usos e Gratificações, Presença Social, Satisfação com a Vida, Internet e redes sociais. A amostra do primeiro levantamento contou com 1125 participantes. Os dados foram analisados por meio da modelagem de equações estruturais e pela técnica de mínimos quadrados parciais (PLS) com Software SmartPLS. O Facebook foi analisado por sua popularidade, facilidade de interação e níveis mais elevados de conectividade social. Os resultados foram diferentes do modelo original, com Norma Subjetiva, Identidade Social, Manutenção da Interconectividade Interpessoal, Valor de Entretenimento e Valor Intencional significativos para We-Intention. O modelo explicou 42% da variável dependente, superior à pesquisa original (R² = 0,28). Em busca de mais evidências sobre a intenção de uso, foi incluída a variável Satisfação com Vida ao modelo de Ação Social Intencional em Redes Sociais on-line, como variável explicativa. Assim, uma nova pesquisa foi desenvolvida dois anos depois (n = 1111). Os resultados da modelagem de equações estruturais revelaram os fatores de grupo com os quais se tem maior interação e a influência de Satisfação de Vida sobre We-Intention, impactando diretamente Norma Subjetiva, Normas de Grupo e Identidade Social. Valor de Entretenimento e Manutenção da Interconectividade Interpessoal também forma novamente significativos. O R² do modelo foi de 0,36. Os resultados são consistentes com a literatura existente, com base na teoria, e revelam diferentes arranjos entre os fatores influenciadores do comportamento dos consumidores brasileiros
Several studies have investigated a variety of factors responsible for affecting the use of social networking sites (SNS), but the investigation of these factors is still under development. In this study, we intend to contribute to the literature by replicating, expanding and testing an existing conceptual model to a more recent context, and "We-Intention" as the dependent variable and Satisfaction with Life, Subjective Norm, Group Norms, Social Identy, Purposive Value, Self-Discovery, Maintaining Interpesonal Interconeectivity, Social Enhancement, Entertainment Value and Social Presence as the independent variables. This study focused on psychological and sociological factors that influence to use (We-Intention) social networking sites between users in Brazil. For this, a survey was developed in tho phases. The first aimed to test the research model on intentional social action in online social networks, proposed by Dholakia, Bagozzi and Pearo (2004) and expanded by Cheung, Chiu and Lee (2011), in the Brazilian context. The literature review showed the main elements of the intended use of social networkings sites, motivations, Social Influence, Uses and Gratification paradigm, Social Presence, Satisfaction with Life, Internet and social networks. The sample of the first survey included 1125 participants. data were analyzed using structural equation modeling and the minimum squares (PLS) with Software SmartPLS. Facebook was analyzed by its popularity, ease of interaction and higher levels of social connectivity. The results were different from the original model, with Subjective Norm, Social Identity, Maintaining Interpesonal Interconnectivity, Entertainment Value and Purposive Value for significant intentional "We-Intention". The model explained 42% of the dependent variable, higher than the original research (R2 = 0.28). In search of more evidence on the intended use, the variable was included Satisfaction with Life to research model on intentional social action in online social networks, as an explanatort variable. Thus, a new was conducted two years later (n = 1111). The results of structural equation modeling revealed the group of factors with which it has greater interaction and the influence of Life Satisfaction on We-Intention, directly impacting Subjective Norm, Group Norms and Social Identy. Entertainment Value and Maintaining Interpesonal Interconnectivity were also significant again. The model R2 was 0.36. The results are consistent with the existing literature on the theory, and show different arrangements between the influencing factors the behavior of Brazilian consumers
Keywords: Motivação (Psicologia)
Satisfação
Publisher: Centro Universitário FEI, São Paulo
DOI: https://doi.org/10.31414/ADM.2015.T.130876
URI: https://repositorio.fei.edu.br/handle/FEI/3077
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