Teses e Dissertações

URI Permanente para esta coleção

Navegar

Submissões Recentes

Agora exibindo 1 - 20 de 236
  • Dissertação
    A influência de informação sobre o desenvolvimento do produto na intenção de compra: fatores moderadores e mediadores na avaliação de produtos criados por IA vs Humanos
    (2024) Brito, Robson Marinho de
    O avanço das Inteligências Artificiais (IAs) tem gerado um impacto significativo em várias áreas, especialmente no Comportamento do Consumidor. Com a capacidade das IAs de criar produtos inovadores, surge a questão: como os consumidores reagem a produtos hedonicos criados por Inteligência Artificial? Assim, o objetivo desta investigação é explicar as respostas do consumidor a produtos desenvolvidos por Inteligência Artificial e Humanos, testando a mediação do Transporte Narrativo e da Atitude sobre o produto, e as moderações pela Confiança no Algoritmo, Necessidade de Cognição e Prontidão Tecnológica. Para este estudo, foi empregado o método experimental entre sujeitos, onde o estudo final envolveu 177 participantes (n=177), divididos em grupos de controle e experimental. Eles foram expostos a dois produtos idênticos, sendo que em um havia a informação de que foi criado por uma IA e no outro por um humano. O foco foi na relação entre a criação de produtos por IA (Variável Independente) e a Intenção de Compra (Variável Dependente). Teorias como o Viés de Automação e Especismo forneceram a base conceitual para o estudo. Os resultados revelaram que a Intenção de Compra para um produto criado por IA é maior quando essa relação é mediada pela Atitude e moderada pela Confiança no Algorítmo. Porém, quando a Confiança no Algorímo é menor, há menor Atitude e Intenção de Compra. A mediação pelo Transporte Narrativo e a moderação pela Necessidade de Cognição e Prontidão Tecnológica não foram confirmadas. Os resultados encontram suporte nas Teorias do Viés de Automação e Especismo. Com isso, é possivel concluir que o consumidor que confia no algoritmo da IA tende a acreditar que o produto criado por ela é mais confiável do que o produto criado por um Humano (Viés de Automação). Porém, quando a confiança no algoritmo é menor, o consumidor tende a rejeitar o produto criado pela IA, confiando mais no produto criado por um Humano (Especismo). Este trabalho contribui para o entendimento acadêmico e empresarial sobre a aceitação de produtos de IA. Entretanto, a pesquisa limitou-se a um produto específico (curta-metragem) e um público diversificado, sugerindo a necessidade de investigações futuras em outros tipos de produtos criados por IA e públicos. Esta pesquisa destaca a importância da confiança dos consumidores nos algoritmos de IA, abrindo caminho para futuros estudos que podem ampliar nosso entendimento sobre a interação entre humanos e tecnologias inteligentes
  • Dissertação
    O licenciamento ambiental e a efetividade dos sistemas de logística reversa: estudo de caso nos setores de eletroeletrônicos de uso doméstico e de embalagem em geral no estado de São Paulo
    (2024) Colona, Sueli Ferreira
    Apesar dos avanços de políticas de responsabilização pós-consumo como a Responsabilidade Estendida do Produtor (REP) no cenário internacional e da Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), no cenário nacional, diversos desafios permanecem para sua maior efetividade, tais como: implementação de ecodesign, ampliação de infraestrutura de coleta e destinação, desenvolvimento indicadores de gestão e tecnologias para lidar com a complexidade crescente dos resíduos. Frente a este cenário, o Estado de São Paulo de forma pioneira no país estabeleceu a obrigatoriedade das empresas implementarem seus Sistemas de Logística Reversa (SLR) como condicionante para o licenciamento ambiental junto à Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (CETESB). No entanto, até esse momento pouco se sabe como essa regulamentação tem contribuído efetivamente para a estruturação e implementação dos SLR no Estado de São Paulo. Esta pesquisa teve como objetivo geral analisar a efetividade dos SLR dos setores de eletroeletrônicos de uso doméstico e de embalagens em geral, integrantes do processo de licenciamento ambiental do Estado de São Paulo. A abordagem metodológica foi de natureza qualitativa e exploratória e as técnicas de coleta privilegiaram entrevistas semiestruturadas com múltiplos stakeholders dos dois setores pesquisados, análise documental e observações do pesquisador. A estratégia de análise de dados foi a de análise de conteúdo com apoio do software NVivo. Os resultados mostram que os stakeholders entrevistados dos dois setores analisados reconhecem aspectos positivos da nova legislação como seu caráter indutor para ampliar a adesão das empresas e promover o avanço na estruturação e implementação dos SLR no Estado de São Paulo, como por exemplo, a integração gradativa das cooperativas de catadores nos SLR. No entanto, permanece um número muito maior de barreiras para a ampliação dos SLR que a regulamentação pouco tem contribuído para superá-las. Destaca-se a pouca efetividade do processo de fiscalização por parte do poder público para garantir o comprometimento das empresas na implementação de seus SLR. Além disso, esta pesquisa mostrou que a nova legislação possibilitou que o Varejo se eximisse de sua responsabilidade na gestão compartilhada dos resíduos pós-consumo. Os resultados desta pesquisa possibilitam o avanço de estudos futuros em demais setores que enfrentam desafios na gestão de resíduos pós-consumo e trazem insights valiosos para profissionais e gestores envolvidos na implementação e melhoria de práticas de LR
  • Tese
    Barreiras e capacidades à adoção de serviços digitais no mercado imobiliário
    (2024) Bontorim, Andersom
    O mercado imobiliário tem sido impactado por dramáticas transformações intensificadas pelo advento das tecnologias digitais. Este movimento transcende os limites tecnológicos e engloba a implantação de serviços que afetam os aspectos de gestão, de aproveitamento de competências e capacitação do pessoal e de adequação dos modelos de negócio. Na busca por criar e entregar valor aos consumidores são disponibilizados serviços que utilizam recursos tecnológicos digitais interativos e conectados a plataformas digitais, os quais podem ou não utilizar recursos físicos para o alcance dos objetivos. Trata-se de um desafio que apresenta diversas barreiras, as quais mitigadas permitem que as organizações tenham maiores possibilidades de se perpetuarem. Este trabalho objetiva ampliar a compreensão sobre os serviços digitais em organizações que atuam exclusivamente no mercado imobiliário, identificando as principais barreiras à sua adoção e quais as capacidades que as mitiguem. A partir de uma revisão sistemática da literatura, tendo sido selecionados 384 artigos, foram realizadas análises descritivas e bibliométricas que permitiram identificar as publicações e autores de relevância, bem como as estruturas intelectuais e conceituais sobre o contexto dos serviços digitais no mercado imobiliário. Após profunda análise temática do conteúdo selecionado, foi possível identificar as 12 principais barreiras, bem como as 19 capacidades que as organizações devam incrementar para mitigarem essas barreiras, resultando um framework referencial, consubstanciado na literatura, quanto aos serviços digitais no mercado imobiliário. Foi realizada uma análise comparativa qualitativa dos dados coletados no estudo de casos múltiplos em 15 organizações que atuam exclusivamente no mercado imobiliário, as quais adotaram serviços digitais em seus negócios ou atividades principais. O propósito deste estudo é validar o framework referencial e seus constructos analíticos, para identificar as capacidades que permitem o resultado favorável na adoção bem-sucedida de serviços digitais em organizações do mercado imobiliário. Considerou-se adoção bem-sucedida, neste contexto, aquela realizada pela organização que, com isso, apresenta um processo organizacional cujo modelo de negócios cria e entrega valor aos seus consumidores a partir de recursos tecnológicos digitais eficazes, atrativos e transparentes. Após a validação do framework referencial, foram identificadas as capacidades que sejam suficientes para o resultado favorável e, com isso, foi proposto um framework analítico, resultante das análises realizadas dos casos bem-sucedidos. Na sequência, foi realizada uma análise da relação de causalidade entre essas capacidades, resultando num modelo de diagrama causal, o qual proporciona uma visão sistêmica das complexas relações na temática deste trabalho. Organizações do mercado imobiliário também podem se beneficiar com este modelo, inclusive, pela sua aplicação para criação de simulações que possibilitam observar os diferentes resultados a partir da alteração de um ou mais componentes elencados. Este estudo apresenta contribuições às teorias de capacidades organizacionais e de serviços digitais, pela identificação das capacidades suficientes que mitigam as barreiras à adoção de serviços digitais por organizações do mercado imobiliário, apresentados num framework analítico. Este estudo também apresenta contribuição gerencial para organizações do setor imobiliário, oferecendo um panorama geral dos principais elementos a serem considerados em planos e programas de implantação ou gestão de serviços digitais. Desta forma, na somatória das contribuições, pretendeu-se proporcionar avanço da teoria sobre capacidades organizacionais e sobre serviços digitais, conjugadas ao mercado imobiliário, bem como apresentar, no aspecto pragmático, importantes recomendações aos gestores de organizações deste setor. O presente trabalho foi realizado com apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Brasil (CAPES) - Código de Financiamento 001
  • Dissertação
    O licenciamento ambiental e a efetividade dos sistemas de logística reversa: estudo de caso nos setores de eletroeletrônicos de uso doméstico e de embalagem em geral no estado de São Paulo
    (2024) Colona, Sueli Ferreira
    Apesar dos avanços de políticas de responsabilização pós-consumo como a Responsabilidade Estendida do Produtor (REP) no cenário internacional e da Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), no cenário nacional, diversos desafios permanecem para sua maior efetividade, tais como: implementação de ecodesign, ampliação de infraestrutura de coleta e destinação, desenvolvimento indicadores de gestão e tecnologias para lidar com a complexidade crescente dos resíduos. Frente a este cenário, o Estado de São Paulo de forma pioneira no país estabeleceu a obrigatoriedade das empresas implementarem seus Sistemas de Logística Reversa (SLR) como condicionante para o licenciamento ambiental junto à Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (CETESB). No entanto, até esse momento pouco se sabe como essa regulamentação tem contribuído efetivamente para a estruturação e implementação dos SLR no Estado de São Paulo. Esta pesquisa teve como objetivo geral analisar a efetividade dos SLR dos setores de eletroeletrônicos de uso doméstico e de embalagens em geral, integrantes do processo de licenciamento ambiental do Estado de São Paulo. A abordagem metodológica foi de natureza qualitativa e exploratória e as técnicas de coleta privilegiaram entrevistas semiestruturadas com múltiplos stakeholders dos dois setores pesquisados, análise documental e observações do pesquisador. A estratégia de análise de dados foi a de análise de conteúdo com apoio do software NVivo. Os resultados mostram que os stakeholders entrevistados dos dois setores analisados reconhecem aspectos positivos da nova legislação como seu caráter indutor para ampliar a adesão das empresas e promover o avanço na estruturação e implementação dos SLR no Estado de São Paulo, como por exemplo, a integração gradativa das cooperativas de catadores nos SLR. No entanto, permanece um número muito maior de barreiras para a ampliação dos SLR que a regulamentação pouco tem contribuído para superá-las. Destaca-se a pouca efetividade do processo de fiscalização por parte do poder público para garantir o comprometimento das empresas na implementação de seus SLR. Além disso, esta pesquisa mostrou que a nova legislação possibilitou que o Varejo se eximisse de sua responsabilidade na gestão compartilhada dos resíduos pós-consumo. Os resultados desta pesquisa possibilitam o avanço de estudos futuros em demais setores que enfrentam desafios na gestão de resíduos pós-consumo e trazem insights valiosos para profissionais e gestores envolvidos na implementação e melhoria de práticas de LR
  • Tese
    O sofrimento psíquico no trabalho de professores de uma universidade federal no Brasil: um estudo à luz da sociologia clínica e da psicodinâmica do trabalho
    (2024) César, Raissa Mariano
    A fim de relacionar a atividade docente no ensino superior público com o sofrimento psíquico no trabalho, este estudo se propôs a realizar uma pesquisa de natureza qualitativa, ancorada nos pressupostos teórico-epistemológicos da sociologia clínica e da psicodinâmica do trabalho. O problema de pesquisa foi estruturado a partir das seguintes perguntas de investigação: Existem situações que levam professores de universidades federais públicas brasileiras a vivenciarem problemas de sofrimento psíquico no trabalho? Quais são elas? Como esses professores vivenciam essas supostas situações e que ações colocam em prática para fazer face a elas? Em termos das estratégias de investigação, recorreu-se a entrevistas semiestruturados de tipo compreensivas e à observação direta. O foco central da pesquisa foi colocado nas experiências dos professores que foram entrevistados, mas buscou-se levar em consideração as relações que essas experiências possuem com os contextos político, econômico e social mais amplo, tanto do país, como da região centro-oeste, onde está localizado o locus empírico da pesquisa, uma Universidade Federal da Região Centro-Oeste. Os resultados evidenciam que os docentes sofrem pela precarização do local de trabalho e a falta de recursos financeiros, materiais e humanos para o desenvolvimento profissional e técnico. Eles ressaltam também que o sofrimento pode resultar de relações interpessoais marcadas por disputas de egos e pelo pertencimento ou não a grupos favorecidos com a proximidade da estrutura organizacional superior da IFES. Aparecem igualmente como causadores de sofrimento o contexto socioeconômico e político, evidenciado pela falta de reconhecimento do trabalho docente e de políticas públicas de valorização do ensino superior. Por fim, o estudo revela que os efeitos do sofrimento psíquico podem ser observados na depressão, ansiedade, síndrome de Burnout, dores físicas, levando em casos extremos a desistência da carreira de Professor do Magistério Superior das IFESs
  • Dissertação
    Sustentabilidade da cadeia de suprimentos: aprendizado do setor hoteleiro com a pandemia Covid-19
    (2024) Oliveira, C. T. P. de
    A pandemia da COVID -19 foi um evento sem precedente, as restrições impostas com o objetivo de prevenir e controlar a propagação da contaminação pelo novo vírus modificou aspectos sociais, políticos e impactou diretamente todos os setores da economia. A Cadeia de Suprimentos engloba todas as atividades associadas ao fluxo e transformação de recursos, da extração da matéria-prima até a entrega ao consumidor, às restrições de deslocamento prejudicaram tanto a consumidores como fornecedores, independente de seu porte, localização ou setor. Desse modo, a pandemia do COVID-19 exigiu mudanças e de adaptação em todo o contexto empresarial, aumentando a necessidade de um processo de Aprendizagem Organizacional em uma Cadeia de Suprimentos Sustentável. Este trabalho analisa o impacto da pandemia da COVID-19 na Aprendizagem Organizacional (AO) em uma Cadeia de Suprimentos Sustentável (CSS) no setor de hotelaria, especificamente no meio de hospedagem do tipo Resorts. Foi efetuada a análise de cenários divididos em ciclos, onde o primeiro ciclo demonstra o antes da pandemia, o segundo e terceiro durante a pandemia e o quarto ciclo o fim da pandemia. O trabalho identifica em cada ciclo a estrutura de aprendizagem, as capacidades desenvolvidas e em qual fase de aprendizagem de sustentabilidade de CSS o ciclo se encontra. No auge da pandemia da COVID-19 que corresponde aos ciclos 3 e 4, o ambiente nos resorts era propenso a mudanças e com alto comprometimento de seus colaboradores. Este ambiente diferenciado permitiu acelerar e aprimorar os processos da AO em uma CSS de forma mais ágil e dinâmica. Apesar da diminuição das ações de Sustentabilidade, as ações que foram mantidas em sua grande maioria foram no aspecto ambiental. Com o retorno a normalidade, ciclo 4, criou também um ambiente que pode desenvolver a autogestão dos procedimentos de aprendizagem nas CSS, se for mantida o comportamento proativo de seus stakeholders com a volta da normalidade das operações no setor hoteleiro
  • Dissertação
    Uma análise da gestão da cadeia de suprimentos de fertilizantes na agricultura brasileira de soja
    (2024) Kuroki, A. Y.
    A agricultura possui o grande desafio de garantir a segurança alimentar para uma população que pode chegar a 9,15 bilhões de pessoas nas próximas décadas. O Brasil assume protagonismo diante deste desafio, como sendo um dos principais países fornecedores de alimentos para o mundo. A disponibilidade de recursos naturais, adoção de políticas públicas, concessão de crédito rural, investimentos em P&D, desenvolvimento da mão de obra, financiamento de máquinas e equipamentos, e aplicação de tecnologias provenienetes da indústria 4.0, contribuíram para o desenvolvimento do agronegócio nacional, fazendo com que o Brasil se destacasse, principalmente, na produção e fornecimento de soja. Contudo, o aumento da produtividade fez com que o consumo de fertilizantes aumentasse significativamente. A indústria nacional está muito aquém de atender a demanda local, obrigando o país a ser um grande dependente de insumos importados. A pandemia de COVID-19, em conjunto com o conflito entre Rússia e Ucrânia, causou impactos na cadeia global de suprimentos de fertilizantes, expondo o Brasil a volatidade de preços e restrições de abastecimento, representando um risco ao agronegócio brasileiro. Diante deste contexto, o governo brasileiro instituiu o Novo Plano Nacional de Fertilizantes, com objetivos de médio e longo prazo para reduzir a dependência por insumos importados. Planos semelhantes já foram criados no passado e fracassaram devido a falta de estímulos financeiros e políticas públicas, desestatização da indústria nacional de fertilizantes e facilitação da entrada de insumos importados. A gestão eficaz da cadeia de suprimentos é fundamental para garantir o abastacimento de insumos assegurando a produtividade e competitividade do produto agrícola brasileiro. Por meio de uma abordagem qualitativa, sob a ótica das Teorias de SCM e Contingência, este estudo se propõe a apresentar uma análise demonstrando como os elementos e dimensões relacionados a gestão da cadeia de suprimentos pode influenciar no desenvolvimento da índustria brasileira de fertilizantes. Os resultados obtidos por meio da revisão sistemática da literatura e entrevista com especialistas contribuíram para a identificação e validação dos elementos e dimensões, gerando uma rica discussão e elaboração de uma análise sobre a influência da gestão da cadeia de suprimentos no desenvolvimento da indústria nacional de fertilizantes
  • Tese
    Efeitos das fusões e aquisições nos desempenhos de inovação e financeiro: como são afetados pelo setor econômico em que as firmas adquirentes atuam?
    (2022) HSUN, S. C.
    As fusões e aquisições (M&As, mergers and acquisitions) remontam ao surgimento da economia de mercado como uma das estratégias preferidas pelas grandes corporações para alavancar economias de escala e de escopo, participação e poder de mercado, além de prestígio e reputação. É esperado que as M&As contribuam para as firmas crescerem, aumentarem os lucros e obterem mais inovações em ambientes de negócios cada vez mais dinâmicos. A inovação, por sua vez, sustenta o crescimento e prepara as firmas para a competição diante das flutuações cíclicas da economia. Devido à complexidade dos temas, a literatura tem reportado trabalhos que relacionam M&As e inovação sob recortes teóricos que limitam a compreensão do fenômeno de maneira mais abrangente. Consequentemente, torna-se mais difícil identificar os possíveis desempenhos causados pelas M&As em cenários multifacetados. Para endereçar a lacuna, esta tese oferece três trabalhos que exploram o tema de forma complementar. Como introdução ao universo intrigado de M&As e inovação, o primeiro contribui à literatura com uma revisão sistemática com o uso de métodos mistos (revisão guarda-chuva e bibliometria). As novas direções descobertas pavimentaram o caminho para outros dois trabalhos hipotético-dedutivos em busca de respostas sobre as relações causais entre M&As e o desempenho das firmas adquirentes frente aos seus concorrentes em diferentes setores econômicos. Ambos os trabalhos contribuem à literatura sobre como as M&As afetam os desempenhos de inovação e financeiro entre os setores com diferentes perfis de inovação, competição e concentração. A rica nuance descoberta pelas múltiplas perspectivas setorial e temporal revela que os efeitos causados pelas M&As nos desempenhos de inovação e financeiro são distintos. Partindo do desempenho de inovação das adquirentes, as M&As geram resultados variados conforme o contexto setorial, sendo negativo no ambiente competitivo e positivo no inovativo ou no concentrado. Deve-se ressaltar que, entretanto, todos os setores caracterizados por algum perfil específico melhoraram a inovação das adquirentes quando comparados à amostra de todas as firmas sem diferenciação setorial. Por fim, como esperado, as M&As prejudicam o desempenho financeiro das firmas adquirentes. Como verificado com o desempenho de inovação, as características setoriais também afetam de maneira distinta o desempenho financeiro, sendo positivo no setor concentrado e negativo nos setores inovador ou competitivo. É notável que nenhum dos cenários é capaz de reverter a decadência do desempenho iniciada após as M&As
  • Tese
    Social business entrepreneurs' intuition in decision making: a proposal for the integration of the Garbage Can Model and the Cognitive-Experiential Self-Theory
    (2022) Dias, S. E. F.
    A maioria dos estudos e práticas organizacionais tem focado na racionalidade na tomada de decisão. Estudos indicam que o uso da intuição é importante para maior inteligência e otimização do desempenho dos negócios. Em tempos de crise, como os vivenciados atualmente no mundo (COVID-19), o uso da intuição e da análise de forma complementar torna-se ainda mais relevante. Os negócios sociais possuem uma característica única de hibridismo e semelhanças que podem potencializar o uso da intuição, diante disso e pela carência de estudos com esse objeto empírico, optou-se por centralizar a coleta de dados nesse público. Objetivo: O objetivo geral é entender como os empreendedores de negócios sociais tomam decisões, examinando o uso de intuição e análise deles. Adicionalmente, o objetivo específico é apresentar um framework que explique o uso da intuição e da análise na tomada de decisão, integrando as lentes teóricas Garbage Can Model (GCM) que explica a tomada de decisão não linear e a Teoria do Self Cognitivo-Experiencial (CEST) que explica intuição e análise como parte do processamento dual de informações do indivíduo. Método: Realizou-se um estudo qualitativo e descritivo, utilizando o método indutivo por meio de entrevistas em profundidade realizadas com aplicação da Técnica de Incidentes Críticos. Estudos prévios também foram realizados para auxiliar no desenvolvimento da lacuna teórica e revisão sistemática da literatura. Resultados Encontrados: Nossos resultados indicam que os perfis cognitivos opostos dos empreendedores de negócios sociais se complementam no processo de tomada de decisão, quando há um alinhamento entre eles bem claro em relação ao propósito social do negócio. Esse resultado avança o conhecimento na literatura recente que indica uma tensão paradoxal entre intuição e análise na tomada de decisão nos negócios. Adicionalmente, nossos achados sugerem uma integração multidisciplinar entre as abordagens teóricas que explicam a intuição (CEST) e a tomada de decisão não linear (GCM). Contribuições Teóricas: Esse estudo avança o conhecimento de forma multidisciplinar por meio da introdução do GCM como uma nova lente teórica para o estudo da intuição. Além disso, ao contrário do que se esperava da revisão da literatura recente sobre intuição, tensões paradoxais não se mostraram relevantes na tomada de decisão dos empreendedores de negócios sociais, desde que haja a presença conjunta de alguns fatores indicados. A partir disso, propõe-se um framework conceitual integrando GCM e CEST. Contribuições Práticas: Os empreendedores de negócios sociais podem se beneficiar ao se conscientizar de como certos fatores podem afetar sua escolha no processo de tomada de decisão, o que pode ajudá-los a entender melhor sua relação com sua intuição. Além disso, os resultados podem contribuir para o desenvolvimento de ferramentas de ensino e treinamento a fim de otimizar a tomada de decisão. Originalidade: A visão multidisciplinar integrando duas abordagens teóricas para avançar e esclarecer conhecimentos sobre o uso da intuição na tomada de decisão, respondendo a uma lacuna no tema sobre a compreensão de conceitos aplicados a um objeto empírico inédito, o negócio social
  • Tese
    Garbage Can Model sob a perspectiva do Sensemaking: proposição do “Can” dos docentes que atuam nas plataformas MOOCs
    (2023) Correa, R. M. P.
    A literatura Garbage Can Model foi escolhida nesse estudo porque, dentre os diversos modelos não lineares de processo de decisão, é uma das proposições teóricas existentes que contribui na compreensão e no sentido de acúmulo de experiências e incidentes que foram ocorridos e que dão guarida para explicar as atitudes futuras. A metáfora “lata” apresenta-se neste estudo, como recurso metafórico, para ilustrar que as soluções acumuladas ao longo do tempo e que antecedem os problemas e desafios e, em geral, relacionadas às experiências marcantes ao longo da vida, ficam acumuladas na nossa “lata”, isto é, na memória de cada pessoa. No momento de decisão, a solução é retirada da “lata” e utilizada mesmo antes de existir o problema; portanto, é um processo de decisão não linear. E, sobretudo, em situações em que a decisão geralmente acontece quando a pessoa está diante de experiências inusitadas, complexas e dinâmicas. O objetivo desse estudo é avançar na metáfora “can” ou “lata” como nova proposição para a literatura Garbage Can Model, sob a perspectiva da teoria do Sensemaking. A proposta é compreender os tipos de “latas” em volume e consistência dos docentes que decidem atuar nas plataformas MOOCs, de cursos online abertos e massivos, massive open online courses. Para isso, refletir sobre o sentido que as suas experiências significativas nos âmbitos pessoal, profissional e acadêmico contribuem para a decisão de atuar nas MOOCs. Como contribuição teórica, após cinco décadas do artigo seminal (1972), esse estudo indica que a "lata" não pode ser vista de forma homogênea para diferentes indivíduos e distintos contextos organizacionais. Portanto, não houve proposição para a compreensão da metáfora “lata”, sendo que o "can" pode ser distinto para cada pessoa. A partir dessa descoberta, a lacuna teórica foi identificada na revisão teórica e nas entrevistas com 18 pesquisadores prolíficos que investigam a teoria Garbage Can Model. Além disso, mesclou-se as bases teóricas dos campos das organizações e gestão sobre o uso das metáforas. Esse estudo qualitativo e descritivo foi realizado utilizando a Técnica de Incidentes Críticos (TIC), juntamente com o Método Dialógico. Ambos se constituíram como recursos metodológicos indutivos e interativos de investigação. Optou-se por entrevistas semiestruturadas e foi utilizada a técnica (TIC) na perspectiva do processo de sensemaking, a fim de compreender o sentido que as experiências significativas revelaram como solução para a decisão de atuar nas MOOCs, bem como apoiar as análises retrospectivas. Escolheu-se o Método Dialógico para refletir sobre as perspectivas de importantes pesquisadores que foram além do estado da arte. Esses caminhos permitiram tornar mais clara a compreensão dos tipos de “latas” dos docentes que decidem atuar nas plataformas MOOCs. Os resultados encontrados fundamentam nova proposição teórica do uso do modelo “Garbage Can” e, assim, se avança na metáfora “can”, isto é, a “lata”, para tomada de decisão como contribuição desta tese. Então, para o docente que apresenta processo de decisão não linear e tem obtido êxito em sua atuação, no contexto organizacional das plataformas MOOCs, sua “lata”, metaforicamente, indica maior volume e consistência leve e flexível. A contribuição prática indica a importância de acumularmos experiências, pessoais, profissionais e acadêmicas, em intensidade (esforço) e frequência (continuidade), de forma a elevar as chances de êxito em situações inusitadas, com pouca ou nenhuma referência anterior, a partir de um processo decisório não linear
  • Tese
    Matriz de avaliação de externalidades dinâmicas nos ecossistemas de inovação de dois programas estratégicos do setor aeroespacial de defesa
    (2022) Ramalho, T. de S.
    Os programas estratégicos desenvolvidos pelas Forças Armadas (FA) utilizam as estratégias de gestão da inovação radical e da inovação aberta em seu processo de escolha e desenvolvimento de P&D complexa, pois constituem na prática plataformas que integram conhecimentos diversos de alta intensidade tecnológica e científica. Entre os diversos programas desenvolvidos pelas FAs, estão o ASTROS 2020 do Exército Brasileiro (EB) - cuja empresa focal é a EMBRAER - e o F-X2 Gripen, da Força Aérea Brasileira (FAB) - cuja empresa focal é AVIBRAS- ambos pertencentes ao setor aeroespacial de Defesa. Eles foram escolhidos para este estudo, por serem indutores de transformação das FAs, por possuírem incentivo de grande magnitude financeira e por auxiliarem o desenvolvimento e busca da autonomia de tecnologia sensíveis para o País. Baseado nesse argumento, é de extrema relevância avaliar os impactos da aprendizagem para a acumulação de capacidades tecnológicas que os dois programas possuem, bem como suas externalidades nos ecossistemas de inovação de Defesa aeroespacial. Lacuna de pesquisa: Ausência de estudos e de métodos para o desenvolvimento de externalidades dinâmicas nos ecossistemas de Programas Complexos de Defesa orientados para a inovação radical. Falta de abordagens sobre estratégias, estruturação, arquitetura e modelagem para a execução dos Programas Complexos no setor aeroespacial de Defesa. Objetivo: o objetivo principal deste estudo foi avaliar os resultados da aprendizagem para a acumulação de capacidades tecnológicas e a estratégia de gestão de dois programas estratégicos do setor aeroespacial ou de Defesa - F-X2 GRIPEN e ASTROS 2020 e suas externalidades dinâmicas nos ecossistemas de inovação de Defesa aeroespacial. Método: Foi realizada pesquisa aplicada com abordagem qualitativa tendo como unidade de análise os dois programas estratégicos e como método de pesquisa um estudo multicaso integrado aos seus ecossistemas de inovação – empresas focais, fornecedores, complementadores, desenvolvedores e universidades. Realizaram-se análises documental e de conteúdo, bem como entrevistas abertas e semiestruturadas com os atores envolvidos nos dois programas. Contribuição Teórica: O estudo acrescentou como principal contribuição acadêmica a elaboração de um modelo analítico teórico com meios para identificar os principais resultados quanto a externalidades geradas nos ecossistemas dos dois programas estratégicos de inovação, visto que tais programas possuem focos diferentes, em que um é mais voltado para a capacitação técnica do País (F-X2 GRIPEN) e o outro, para a competição de mercado, ou seja, visa ao produto (ASTROS 2020). Contribuição Prática: Este estudo contribuiu com o conhecimento sobre os programas estratégicos do setor aeroespacial de Defesa e com a informação sobre a aprendizagem para a acumulação de capacidades tecnológicas e as externalidades geradas nos ecossistemas tanto do ASTROS 2020 quanto do F-X2 GRIPEN. Além disso, poderá auxiliar a criação de políticas públicas para ecossistemas de inovação
  • Dissertação
    Ensino e aprendizagem em empreendedorismo: revisão sistemática e agenda de pesquisa
    (2021) Rebelo, M. G.
    O estudo identifica, organiza e analisa a produção científica internacional sobre ensino e aprendizado empreendedor (AE) disponível no Web of Science. Por meio de uma revisão sistemática da literatura são analisados os conteúdos de 71 artigos de forma qualitativa. Como resultado encontra-se um crescimento recente no campo, principalmente empiricamente na análise do fenômeno. Além disso, esse estudo apresenta os principais trabalhos, países, instituições, metodologia/métodos e resultados encontrados na literatura e seu panorama. Reunidas as pesquisas por temas pesquisados, agrupou-se as pesquisas conforme sua dimensão de estudo, se dando foco nos artigos sobre instituições de ensino, professor e aluno, sendo através do aluno que a AE ocorre. Por fim, listou-se as possíveis pesquisas futuras que englobam: o papel do aluno e professor; educação para o empreendedorismo; modelo de gestão universitária; stakeholders de instituições de ensino e de organizações; e características do processo de AE - incluindo o desenvolvimento de capacidade, experiências e fracassos organizacionais. Tais possíveis pesquisas podem auxiliar pesquisadores a continuarem a investigação do campo
  • Tese
    Serviços digitais inteligentes: a influência da motivação e da satisfação com a vida no comportamento inovativo e na usabilidade
    (2021) Lui, M. L. C.
    A transformação digital, por meio de plataformas inteligentes de e-commerce, canais de consumo on-line e da oferta de novos serviços pessoais, com a aplicação da IA (Inteligência artificial), está modificando dramaticamente a lógica de atuação no mundo dos negócios. Os desafios das novas estratégias de mercado para a criação de valor, em prol da competitividade digital, estão cada vez mais centrados na compreensão analítica e preditiva do comportamento do consumo e na experiência de uso da inovação digital pelo usuário. A crise pandêmica de Covid-19 acelerou ainda mais tais mudanças, atestadas pela maior interação homem-máquina, proporcionada pelas plataformas digitais. Compreender o comportamento de consumo de serviços digitais, que passam a ser bens de experiência, pode ajudar as empresas em sua adequação à nova arena competitiva, na busca por novas oportunidades em mercados e por tecnologias emergentes, com alto potencial de impacto, de transformação de mercado e de lock-in do consumo. Grande parte das pesquisas relacionadas ao consumo de produtos tecnológicos, com destaque aos modelos Technology Acceptance Model (TAM) e Unified Theory of Acceptance and Use of Technology (UTAUT), não se interessa ou pouco avançou no esclarecimento do grau de inovatividade do consumidor, assim como na mensuração da usabilidade de inovações, restringindo-se às dimensões clássicas (adoção e aceitação tecnológica) da Teoria de Difusão da Inovação (IDT) (Innovation Diffusion Theory). Refletir criticamente acerca de tal teoria, nesse novo cenário, compreendendo quem são os consumidores, qual é a usabilidade da IA na oferta de serviços digitais, e como se dão as relações com as motivações e a satisfação com a vida, constituem uma oportunidade para responder a um gap teórico existente na literatura. Na era da transformação digital, a complexidade das relações de consumo pessoal aumenta e passa a ser direcionadora das decisões das empresas digitais que, cada vez mais, desenvolvem soluções centradas na personalização e na cognição inteligente do seu comportamento preditivo. O objetivo desta tese, portanto, é eliminar a lacuna teórica existente na agenda de pesquisa sobre o consumo inovativo, verificando as relações estabelecidas entre motivação e satisfação com a vida e o binômio usabilidade e consumo inovativo de serviços digitais inteligentes. Para tanto, realizamos pesquisa com uma amostra de n = 517 participantes, usuários de assistente pessoal inteligente, no período de maio a junho de 2020. Os dados foram analisados por meio da Modelagem de Equações Estruturais e pela técnica de Mínimos Quadrados Parciais (PLS), com o uso do software SmartPLS-3. Optamos por um modelo mais parcimonioso e, por isso, usamos o construto motivação como 2ª ordem. Apoiada nos resultados da Modelagem de Equações Estruturais, esta pesquisa evidencia – e essa é a sua principal contribuição – que satisfação com a vida e as motivações, esta última, desde que seja mediada por domínio específico de inovatividade e inovação inata têm, ambas, influência na usabilidade e no comportamento inovativo. O modelo utilizado apresentou um ??2 de 32% da variável dependente usabilidade, e 14% da variável dependente comportamento inovativo; e demonstrou validade preditiva, por intermédio do indicador ??2, e tamanho do efeito, pelo indicador ??2 – resultados estes satisfatórios
  • Dissertação
    O efeito do uso de filtros de beleza na intenção de compra: a mediação da autenticidade e o papel do ceticismo
    (2023) Gonçalves, A. de O.
    O estudo investigou o efeito do uso de filtros de beleza por influenciadores na intenção de compra dos consumidores. Na literatura de marketing, a autenticidade na propaganda é valorizada pelos consumidores, pois cria uma conexão genuína e confiável com os influenciadores. Do outro, o ceticismo do consumidor sobre a propaganda é cada vez maior e pode variar dependendo do tipo de produto. Filtro de beleza é uma ferramenta utilizada pelos usuários de redes sociais a fim de melhorar a sua aparência. Esses filtros são utilizados por influenciadores digitais para recomendar produtos. Da falta de explicações sobre as relações entre o uso de filtros de beleza, autenticidade do influenciador, ceticismo do consumidor e comportamento de compra surge o problema de pesquisa desta dissertação: falta de entendimento sobre como o uso de filtros de beleza por influenciadores, quando recomendam um produto de beleza, afeta o comportamento do consumidor. O objetivo é entender o efeito do uso de filtro de beleza por influenciadores quando recomendam produtos na intenção de compra do consumidor. A pesquisa adotou uma abordagem quantitativa por meio de levantamento. A amostragem foi por conveniência e os dados analisados por equações estruturais. Nossos achados revelam que o uso de filtros de beleza por um influenciador, quando percebido pelo consumidor, influencia a autenticidade percebida no influenciador e a intenção de compra do produto recomendado pelo influenciador. O ceticismo influenciou a autenticidade percebida, porém não houve interação com o uso do filtro de beleza. Concluiu-se que os influenciadores, ao recomendarem produtos, devem refletir sobre o uso dos filtros de beleza, buscando equilíbrio entre aprimoramento visual e autenticidade
  • Dissertação
    Qual a voz e o tipo de discurso que os assistentes digitais precisam ter para influenciar mais?
    (2021) Martins, J. V D.
    A Alexa, da Amazon e a Siri, da Apple são alguns exemplos de como algoritmos matemáticos são colocados em produtos e serviços de fácil acesso à população. As vozes dessas IAs presentes no mercado são, predominantemente, femininas e com caráter assertivo. Esse trabalho investiga o gênero das vozes e dos tipos de discursos das IAs através de um experimento em um cenário de recomendação financeira e em um cenário de viagens. Os resultados sobre recomendações financeiras sugerem que o discurso tentativo é sempre mais mal avaliado em comparação ao assertivo. Além disso, o gênero feminino parece ser ponto-chave para entendimento dos resultados encontrados, pois as IAs femininas tentativas são avaliadas mais negativamente do que as IAs masculinas tentativas, tanto por homens, quanto por mulheres. Nota-se que as próprias mulheres são quem mais avaliam de maneira negativa as IAs femininas tentativas, em comparação aos homens. No cenário de viagens, as mulheres não veem diferença entre o gênero das IAs, nem entre o tipo de discurso das IAs. Os homens, no entanto, seguiram os esterótipos de gênero. Portanto, esse trabalho contribui para a literatura de computadores como atores sociais
  • Dissertação
    The model-viewer body size gap effect on behavior and the moderation of viewer's body satisfaction
    (2021) Doro, P. R.
    Uma extensa literatura demonstra os efeitos dos meios de comunicação de massa sobre a imagem corporal. Especialmente a influência da imagem corporal em anúncios que tiveram sua discussão proliferada através do movimento de positividade corporal e a aceitação do próprio corpo. Este cenário tornou ativo o debate sobre o uso de modelos maiores ou obesas nos anúncios. Estudos recentes indicam que é mais provável que as pessoas sejam mais favoráveis quando a modelo do anúncio for mais pesada do que o observador, uma estratégia controversa. O principal objetivo deste estudo foi examinar a influência moderadora da satisfação corporal na relação entre a diferença de tamanho corporal entre observador-modelo sobre a atitude em relação à marca e consequentemente na intenção comportamental. Foram realizadas duas experiências as quais, na primeira investigação, 410 mulheres foram selecionadas aleatoriamente e, na segunda etapa, 729 participantes do sexo feminino. Os resultados confirmaram que quando há média e alta satisfação corporal há uma preferência por mulheres mais magras nos anúncios e, portanto, têm uma atitude positiva em relação à marca quando expostas a essas modelos. Tendência essa que está suportada no estudo da Teoria da Comparação Social. Essa pesquisa também fornece aos anunciantes razões para continuar usando a diversidade nos anúncios, incluindo manter modelos magras nos anúncios
  • Dissertação
    Como ecossistemas de inovação influenciam a trajetória empreendedora de startups digitais
    (2021) Iachan, I.
    O presente trabalho investiga a interferência dos ecossistemas sobre o modelo de negócios ao longo da trajetória empreendedora das startups digitais, conduzindo a análise a partir do processo de julgamento e da crença de oportunidade do empreendedor. Pesquisas sobre ecossistemas de inovação focam, em sua maioria, nas vantagens e desvantagens das startups em participarem de ecossistemas de inovação sem, contudo, investigarem o poder da influência que as empresas âncoras podem exercer sobre o projeto de criação de valor de suas parceiras. Neste trabalho, as motivações dos empreendedores e as mudanças ocorridas em seus modelos de negócios durante sua permanência nos ecossistemas de inovação são analisadas, por meio de uma pesquisa qualitativa e estudo de multicasos. Foram entrevistados líderes fundadores de quatro startups digitais que interagiram, ao longo da sua trajetória empreendedora, em diferentes ecossistemas de inovação. Também participaram desse estudo dois representantes de grandes empresas que lideram ecossistemas de inovação. A principal contribuição acadêmica consiste em responder como os empreendedores modificaram o modelo de negócio das startups, a partir de decisões tomadas pelos critérios de julgamento e incerteza diretamente envolvidos na interação com os ecossistemas de inovação. Como resposta à questão motivadora desta pesquisa, encontra-se que as empresas líderes exercem um poder de influência nos ecossistemas, porém seu grau é reduzido de acordo com a maturidade das startups envolvidas, a evolução de suas principais necessidades de melhoria e com a própria vocação do ecossistema no qual estão inseridas
  • Dissertação
    Transparência para gestão da sustentabilidade em cadeias de suprimentos: análise de um modelo multidimensional por meio de uma revisão sistemática da literatura
    (2023) Comitre, A. L.
    A transparência é fundamental para fornecer informações precisas e atualizadas sobre os processos produtivos, permitindo que consumidores e investidores avaliem a sustentabilidade das empresas e sua cadeia de suprimentos (CS). Apesar da pesquisa já realizada sobre a transparência e sustentabilidade no âmbito da gestão de CS, a relação entre essas ideias ainda não está consolidada. Esse estudo conduz uma RSL em busca de responder: Como a literatura aborda a relação entre os temas transparência e sustentabilidade no âmbito da CS? Desta forma, adota como objetivo compreender como a literatura aborda o debate sobre a contribuição da transparência para a sustentabilidade das CS. Como objetivos específicos, busca: (i) descrever a base de artigos mapeada; (ii) listar os principais temas abordados na literatura; (iii) analisar como as dimensões da Transparência da Cadeia de Suprimentos Sustentável são abordadas; (iv) propor como a governança pode complementar as dimensões da Transparência da Cadeia de Suprimentos Sustentável; (v) elaborar uma agenda de pesquisas futuras no tema. As bases Scopus e Web of Science foram escolhidas, considerando filtros de pesquisa predefinidos, artigos publicados entre 2000 e 2022, resultando em 126 artigos analisados. Com uma análise descritiva e temática dos artigos coletados, este estudo se baseia nas definições sobre três dimensões de transparência propostas por Schäfer (2023): informações da CS sustentável, partes interessadas envolvidas e perspectiva e avança ao sugerir uma nova oportunidade de estudos para a inclusão da governança como uma quarta dimensão. O estudo promove reflexões, aponta lacunas de pesquisa e sugere uma agenda futura para aprimorar a transparência na busca de CS sustentáveis
  • Tese
    Competências tecnológicas digitais na oferta global e internacionalização online de empresas de software
    (2023) Gava Junior, D.
    Este estudo avalia como as competências digitais de uma empresa viabilizam seu processo de internacionalização, com ênfase em empresas digitais de software. Com base em um conjunto de competências tecnológicas para negócios digitais, investigamos 7 empresas digitais de software internacionalizadas. Para o desenvolvimento do trabalho empírico, recorremos a insights teóricos “Ativos Específicos da Empresa” - FSA “Firm Specific Assets” proposto por Kirca et al. (2010) e estendidos por Banalieva e Dhanaraj (2019) que nos permite distinguir FSA de Tecnologia central e periférica, e FSA de Capital Humano genéricos e avançados, para um aprofundamento da complexidade de habilidades e competências específicas e como estas empresas digitais de software buscam a complementação destes ativos, na internacionalização. Os resultados fornecem uma oportunidade para examinar a dimensão tecnológica na oferta global e internacionalização de empreendimentos digitais. Usando uma metodologia de estudo de caso múltiplo indutivo, desenvolvemos um novo construto que chamamos de "Competência Tecnológica Digital Internacional" (CTDI). O CTDI consiste em recursos essenciais compreendendo cinco competências digitais para essas empresas: Competências em infraestrutura digital, em arquitetura digital, em interoperabilidade digital, em automação digital e em segurança de informação e privacidade de dados. A posse do CTDI permite que as empresas digitais de software se expandam internacionalmente de forma online. Propomos, portanto, que a expansão internacional online permite as estas empresas digitais realizar ativos externos por meio de modos de entrada não patrimoniais e com investimentos diretos (FDI) reduzidos. Também concebemos que a estratégia de expansão internacional online de empresas digitais de software é moderada pela adaptação de sua tecnologia, ou adaptação feita por parceiros estratégicos, direcionadas ao mercado alvo
  • Tese
    A influência da educação empreendedora extracurricular e dos traços de personalidade na intenção de empreender dos estudantes das Etecs
    (2023) Ramos, I. M. L.
    Diante do desafio de inserir os jovens no mercado de trabalho, legitimado pelas exigências tecnológicas e sociais do mundo contemporâneo, que demandam competências e habilidades para o empreendedorismo, este estudo teve como propósito investigar a Educação Empreendedora desenvolvida de maneira extracurricular nas Escolas Técnicas Estaduais de São Paulo, verificando, nesse contexto, em que medida as atividades empreendedoras extracurriculares influenciam a intenção de empreender dos estudantes das séries e módulos finais, considerando os traços de personalidade e a existência de negócios na família. Para tanto, foi necessário abordar aspectos mais específicos relativos as atividades extensionistas criadas pelo Centro Paula Souza (CPS) ou pela própria Escola Técnica (Etec), e a outras atividades oriundas de parcerias com instituições públicas, privadas ou organizações da sociedade civil voltadas ao desenvolvimento do empreendedorismo. A lacuna teórica encontrada na literatura nacional e internacional nesta temática permite reconhecer que a presente pesquisa traz uma contribuição aos gestores das escolas de nível médio, em particular às equipes acadêmicas e pedagógicas das Etecs, no que se refere ao potencial da oferta de atividades empreendedoras extracurriculares no efetivo desencadeamento da intenção de empreender dos estudantes, não se restringindo ao ensino ou à pesquisa sobre empreendedorismo. Desvelar tal realidade exigiu um olhar atento que permitiu ponderar quais os traços de personalidade dominantes nos indivíduos que apresentam a intenção de empreender. Assim sendo, os objetivos deste trabalho desdobram-se em: (i) identificar qual traço de personalidade tem maior influência sobre a intenção de empreender, (ii) verificar se a educação empreendedora extracurricular tem influência na relação entre traços de personalidade e intenção de empreender e (iii) analisar a influência da existência de negócios na família na intenção de empreender dos estudantes. O alvo desta pesquisa situa-se, assim, na convergência entre os traços da personalidade e a decorrente intenção de empreender dos estudantes. A amostra foi constituída por estudantes matriculados nas séries ou módulos finais dos cursos técnicos e egressos da Etec. Por meio da análise multivariada de dados e modelagem de equações estruturais foi verificada a influência dos traços de personalidade, da educação empreendedora extracurricular e da existência de negócios na família na intenção de empreender dos estudantes. Constatou-se que todos os traços de personalidade considerados (Abertura a Novas Experiências, Amabilidade, Conscienciosidade, Extroversão e Neuroticismo) mostraram relação estatisticamente significante com a Intenção de Empreender dos alunos que participaram da pesquisa. Enquanto Abertura a Novas Experiências, Conscienciosidade e Extroversão apresentaram maiores coeficientes, denotando uma forte influência na intenção de empreender, os traços Amabilidade e Neuroticismo, embora também tenham mostrado efeito positivo, apresentaram menor poder de explicação, ou seja, uma fraca influência, como esperado. A influência das atividades empreendoras extracurriculares sobre a intenção de empreender, medida por Análise de Regressão Simples, apresentou uma relação positiva e significante, permitindo concluir que a participação dos estudantes nas atividades de Educação Empreendedora Extracurricular tem poder de predição e significância na intenção de empreender